Gerenciar processos em um negócio pode ser extremamente desgastante, ainda mais sem as ferramentas adequadas para alinhar e direcionar os principais aspectos e particularidades dessa gestão. O BPM surgiu para ajudar exatamente nesse ponto e hoje ele evoluiu ainda mais, conectando-se aos preceitos das metodologias ágeis, gerando o BPM ágil.
Essa ferramenta, ao ser agregada às entregas e projetos de sua empresa, pode oferecer diversas vantagens, sobre as quais falaremos neste artigo. Confira!
Como o BPM Ágil pode ajudar sua empresa?
São muitos os quesitos em que a metodologia ágil pode impactar ao longo de toda a linha de processos de um negócio: velocidade de desenvolvimento, foco maior nas interações entre as etapas do que nas próprias ferramentas e a importância de agir de maneira inteligente, em contato com o cliente, são só alguns deles.
Entretanto, ao ter seus preceitos e valores adicionados ao BPM, os métodos ágeis ganham ainda mais força para ajudar a reformular e dinamizar os processos empresariais — ponto fundamental para a existência e sucesso da gestão de processos de negócio na era digital.
Resultados mais rápidos
Por trabalhar com entregas fracionadas das etapas de projeto, o BPM ágil garante mais rapidez e melhores resultados devido à maior integração dos processos. Além disso, a ferramenta também permite que mudanças e quaisquer alterações envolvendo estes requisitos sejam facilmente realizadas.
Dessa maneira, ainda que haja pontos a reformular dentro do processo, é possível trabalhá-los rapidamente, pois como as entregas são pontuais, por etapas, as confirmações são constantes e frequentes. Isso significa que qualquer aspecto a ser revisto será alterado por si só, sem mexer no todo ou fazer com que o projeto volte muitas etapas atrás em seu desenvolvimento.
Maior interação entre equipe e cliente
A metodologia ágil tem como uma de suas principais premissas o aumento da interação entre as etapas de projeto. Os pequenos ciclos com entregas pontuais permitem isso, já que há um maior contato da equipe com os próprios processos e até mesmo com os clientes.
Com o BPM Ágil é possível inserir o cliente em todas as etapas do processo,, permitindo que ele participe das decisões acerca do desenvolvimento e mantendo-o ciente do status de cada ação durante todo o tempo de trabalho, evitando divergências entre escopo e entrega.
Dessa maneira, a satisfação por parte do cliente é maior, visto que um replanejamento ou até mesmo um retrabalho dificilmente seria danoso para as expectativas do projeto, que já estão alinhadas a cada nova etapa.
Agora que sabe mais sobre os benefícios do BPM Ágil, leia mais sobre as vantagens aqui no blog da Lecom!