O Web Summit Rio 2024, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, aconteceu entre os dias 16 e 18 de abril e o tema Inteligência Artificial reinou entre os debates, pitchs de empresas e apresentações.
O encontro nos proporcionou uma profunda imersão nas principais tendências tecnológicas que moldam o cenário atual das empresas e nos deu um vislumbre do que podemos esperar para o futuro, desde o campo da geopolítica até a transformação do trabalho, quando o assunto é o uso da Inteligência Artificial no dia a dia.
Em um dos painéis do evento, chamado “Marketing em 2025”, foram discutidos os limites e benefícios da IA. A principal reflexão foi mostrar o potencial que essa tecnologia tem de otimizar fluxos de trabalho e não de tomar o lugar dos trabalhadores, como o senso comum teima em colocar.
Outro ponto importante discutido foi o controle e o uso de dados, e a importância para a rotina de qualquer operação atualmente.
Quer saber o que mais foi discutido no evento? Então, continue lendo, porque a Lecom esteve presente em todos os dias do Web Summit Rio 2024 e trouxe o que foi comentado sobre inovação com IA nas empresas para você ficar por dentro de todas as novidades!
Como a Inteligência Artificial vem sendo usada pelas empresas?
Em termos simples, a Inteligência Artificial — ou IA — é uma tecnologia que usa algoritmos específicos para criar modelos e instruir um sistema a completar tarefas específicas. Por exemplo, preencher automaticamente um sistema para RH ou setor financeiro sobre as horas trabalhadas dos funcionários.
E uma pesquisa do Statista mostra que o setor movimentou cerca de 200 bilhões de dólares em 2023 e a expectativa é que até 2030, o valor chegue perto dos 2 trilhões.
A verdade é que usar IA nas empresas para automatizar tarefas específicas que não requerem intervenção humana economiza tempo e dinheiro, além de minimizar o risco de erros humanos.
O Web Summit Rio 2024 também abordou o medo dos colaboradores de serem substituídos pela tecnologia. Porém, a expectativa é que aconteça o oposto. Segundo dados compartilhados pelo AuthorityHacker, é esperado que até 2025 o uso de inteligência artificial nas empresas crie quase 100 milhões de novos postos de trabalho.
Além disso, como sempre falamos, a inteligência artificial é um meio e não um fim. Afinal, não conseguimos chegar a objetivos sem a tríade: pessoas, processos e tecnologia.
Inclusive, quando combinada às ferramentas de IA, a plataforma de gestão de processos da Lecom entrega um potencial ainda maior às empresas.
Neste caso, a plataforma garante inovação, enquanto usa a tecnologia para aumentar a eficiência do negócio e libera os colaboradores para focar em tarefas mais estratégicas.
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Inovação com IA: como é possível, segundo o Web Summit Rio?
A inovação com IA se dá pelo uso da tecnologia para gerar e avaliar novas ideias, conduzir análises, melhorar o processo de tomada de decisão, fornecer prototipagem mais rápida e avaliar os riscos para as empresas.
O objetivo é trazer uma melhoria contínua para as organizações. Entenda melhor a seguir!
1. Avaliação e seleção de novas ideias
A inteligência artificial permite que as empresas façam avaliações detalhadas e possam torná-las uma prioridade com base na viabilidade. Ou seja, possibilita prever se um projeto dará algum retorno ou não.
Com uma análise de dados adequada, a inteligência artificial pode até mesmo identificar quais novas ideias serão bem-sucedidas e quais ainda precisam de mais trabalho antes de serem postas em prática.
E ao contrário das opiniões dos seres humanos, a inteligência artificial possibilita que as empresas priorizem suas novas ideias com base em insights impulsionados por dados e não por sentimentos. Assim, aumenta a precisão das projeções.
2. Geração de ideias
Novas ideias que podem ajudar uma organização a alcançar sucesso e crescimento requerem criatividade e uma compreensão profunda das necessidades dos clientes.
Neste caso, a IA auxilia os grupos de inovação a superar dificuldades ao analisar os dados coletados para identificar padrões e, assim, formar novas ideias baseadas em configurações alinhadas com as informações estudadas.
3. Melhoria da tomada de decisão
O processo de tomada de decisão padrão pode, por vezes, ser ineficiente. Isso porque confiar na análise humana, quando se trata de grandes quantidades de dados, pode ser muito demorado e passível de erros.
Afinal, emoções e preconceitos podem se tornar um empecilho para o pensamento crítico. Por outro lado, a IA por usar algoritmos de aprendizado de máquina, permite tomar decisões embasadas em dados reais, sem se influenciar pela emoção.
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4. Avaliação de riscos
A inteligência artificial não apenas pode ajudar a analisar muitos dados, mas ferramentas específicas permitem identificar riscos com novas informações que incluem mercado e risco operacional.
Dessa forma, os algoritmos são capazes de identificar cenários de risco que podem ajudar a administração a tomar decisões mais informadas. Isto é, traçar planos para superar as contrapor as dificuldades futuras, antes mesmo que os problemas ocorram.
Por exemplo, a IA pode prever uma crise no setor de atuação de uma empresa com certo tempo de antecedência, apenas ao analisar dados históricos para identificar padrões.
5. Colaboração
A IA também desempenha um papel vital na colaboração empresarial. Isso porque dá às organizações uma plataforma para que suas equipes tenham uma comunicação adequada e trabalhem efetivamente juntas.
Com o uso de ferramentas de comunicação automatizadas, um negócio pode ajudar suas equipes a manter um ritmo constante e ainda acompanhar o progresso sem usar atualizações manuais e por e-mails. Todo o processo é feito automaticamente.
6. Melhoria contínua
A melhoria contínua é quando você constantemente deseja melhorar serviços e processos ao longo de um período específico de tempo. Para alcançar esse patamar, uma organização pode usar IA.
Para ficar mais claro, uma vez que a inteligência artificial identifica quaisquer inconsistências no negócio, você pode melhorar a eficiência com táticas que também podem ser otimizadas pela análise de dados.
Você pode até monitorar os KPIs (indicadores-chave de desempenho) em tempo real, permitindo que o resto da sua equipe faça alterações no decorrer dos projetos, conforme for necessário.
O que importa é usar a tecnologia para elevar a qualidade do trabalho e permitir que os agentes deem o melhor de si e façam o que só eles conseguem: dar uma visão humana para as empresas.
Sua empresa também pode adotar uma plataforma de automação e IA
Para finalizar, é crucial destacar que o uso da Inteligência Artificial nas empresas não deve comprometer a privacidade e segurança dos seus usuários. Ademais, o relacionamento entre empresa e clientes precisa ser o centro de todas as estratégias.
Até porque, cada dia mais as experiências personalizadas são vistas com valor pelos consumidores, e a IA pode ser um ótimo apoio no desenho de estratégias com esse objetivo.
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