Implementar um software de gestão de processos de negócios (BPMS) traz inúmeros benefícios para uma organização.
Com ele, além de desfrutar de inúmeras vantagens de um BPMS, as empresas automatizam e agilizam seus fluxos de trabalho, melhoram a tomada de decisão e aumentam a produtividade geral ao adotar uma abordagem eficiente.
A gestão de processos de negócios (BPM) é uma estratégia poderosa, que traz melhorias significativas em diversos aspectos da empresa. Aliás, por esses e outros benefícios, o setor tem previsão de aumento de 11,83% entre 2024 e 2029, conforme pesquisa publicada pela Mordor Intelligence.
A publicação também apontou os resultados do uso de BPMS como ferramenta para aumentar o nível de satisfação dos clientes com a experiência oferecida pelas empresas.
A estratégia se mostrou eficiente e, graças à padronização e otimização dos processos, melhorou a percepção dos consumidores sobre o negócio.
Se você também deseja saber mais sobre as vantagens de um BPMS, continue a leitura! Neste artigo, explicamos o que é um software BPMS, como a ferramenta influencia a experiência do cliente e apresentamos uma plataforma inovadora e poderosa para o seu negócio.
O que é BPMS?
De acordo com o glossário do Gartner, BPMS são aplicativos de apoio para o projeto de BPM, capazes de suportar o ciclo de vida total e oferecer melhoria dos processos — desde suas descobertas até a implementação, o monitoramento e a análise de dados. Com o BPMS, é possível integrar equipes e entregar soluções mais eficientes em todos os setores.
Um exemplo claro da aplicação do BPMS é a automação de processos, ou seja, a possibilidade de tornar procedimentos e tarefas automáticos, sem a necessidade de intervenção humana, para garantir mais eficiência e diminuição de erros.
BPMs e experiência do cliente
Segundo uma pesquisa de 2023 da EuropaNet, 87% dos consumidores preferem marcas que oferecem uma boa experiência de compra e, desse total, 75% dizem não se importar caso precisem pagar mais caro por isso.
Ou seja: um serviço ou produto de qualidade, que marque o cliente positivamente, também oferece mais possibilidades de lucro.
O cliente é um dos pilares de qualquer negócio — afinal, é sua satisfação que leva uma empresa ao lucro. Ao investir em ferramentas de BPMS, que agilizam os processos, otimizam as atividades e padronizam as tarefas, por exemplo, você estabelece um padrão de qualidade que satisfaz à demanda do seu público.
Imagine, por exemplo, uma empresa que utiliza a automação de processos para otimizar seu fluxo de trabalho.
Ao economizar uma determinada quantidade de tempo e reaproveitá-lo na definição de estratégias, você cria experiências mais satisfatórias para os clientes, como promoções, ativações interativas e relacionamento mais estreito.
Esses benefícios coletivos oferecem uma vantagem-chave no cenário empresarial moderno, e não é de se admirar que cada vez mais empresas percebam as vantagens de um BPMS.
Com ele, as organizações alcançam mais eficiência, precisão, agilidade, e, consequentemente, lucros mais expressivos.
6 vantagens de um BPMS na sua empresa
Agora que você já entendeu que a gestão de processos pode ser uma ótima aliada para melhorar a sua operação e também a experiência dos seus clientes, listamos outras vantagens de um BPMS na sua empresa.
Confira!
1. Melhoria na eficiência e na produtividade
Uma das maiores vantagens de um BPMS é a melhoria da eficiência e da produtividade. Ao implementar a ferramenta, você agiliza os processos e elimina etapas desnecessárias ou redundantes. Os resultados são a melhoria na alocação de recursos, a redução de custos e a diminuição dos prazos de entrega — outra experiência positiva ao cliente!
Além disso, o BPMS ajuda a identificar gargalos e ineficiências no fluxo de trabalho para alcançar a melhoria contínua, permite mais transparência entre os processos e seus responsáveis e oferece mais assertividade para a tomada de decisões baseada em dados.
2. Redução de Custos
O BPMS ajuda a otimizar e agilizar processos de negócios ao implementar regras que garantem a eficiência e eliminam erros, o que reduz custos e desperdícios enquanto a produtividade aumenta.
Com procedimentos como a automação, você substitui ou realoca a força de trabalho humana em funções onde ela será melhor aproveitada. Isso, mais do que melhorar a distribuição de recursos financeiros, reduz a chance de erros e os possíveis gastos e prejuízos que vêm com eles.
3. Melhoria da qualidade e consistência
Ao agilizar e otimizar processos repetitivos e contínuos com o BPMS, sua organização garante eficiência operacional e assegura que as tarefas sejam executadas de maneira mais eficiente. Isso leva ao aumento da qualidade e da consistência, uma vez que diminuem as chances de erros..
Além disso, o uso de um software BPMS permite que sua organização identifique novas oportunidades e realize ajustes e atualizações conforme necessário para entregar produtos e serviços mais satisfatórios.
4. Agilidade e flexibilidade
Com o uso de softwares BPMS, sua empresa pode adotar uma abordagem mais estruturada para as operações de negócios. Isso permite uma rápida adaptação às condições de mercado e às necessidades dos clientes, por meio da criação de fluxos de trabalho eficientes.
O uso de BPMS permite implementar mudanças que melhoram a flexibilidade dos processos. Imagine, por exemplo, que você precise reestruturar o fluxo para otimizar o tempo de entrega de determinado produto ou serviço. Com as ferramentas de gestão de processos isso é possível, graças aos dados coletados pelo software.
5. Visibilidade e transparência
Um software BPMS ajuda a obter insights em tempo real sobre como um fluxo de processo progride. Tais informações permitem respostas mais rápidas aos problemas que possam surgir.
Com a implementação, você também visualiza os custos operacionais de maneira mais transparente. Isso ajuda a entender as ferramentas e os recursos necessários para tomar decisões de gastos mais inteligentes e identificar áreas para melhoria.
Além disso, quando os funcionários veem como seu trabalho afeta o resto da organização, tornam-se mais envolvidos em seus papéis, mais engajados com o resultado da empresa e mais propensos a trabalhar na busca pela excelência organizacional.
6. Conformidade e gestão de riscos
Ao mesmo tempo em que é o processo de aderir às políticas, regulamentos e leis que regem seu negócio, gestão de riscos, conformidade, envolve antecipar, identificar e mitigar possíveis problemas que afetam negativamente as operações do negócio.
O software BPMs fornece à sua empresa ferramentas para automatizar a conformidade com várias políticas, internas (como regras e determinações relacionadas ao fluxo) ou externas (como leis). Isso ajuda a empresa a melhorar sua postura de conformidade, capaz de evitar multas e complicações legais.
Ao integrar práticas de gestão de riscos no BPM, sua empresa identifica ameaças potenciais rapidamente e implementa medidas apropriadas para mitigá-las antes mesmo que, de fato, ocorram.
Conheça o melhor software BPMS do mercado
Agora que você já sabe o que é um software BPMS e quais as vantagens da ferramenta, chegou a hora de conhecer a melhor plataforma do mercado para te ajudar a crescer.
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- o Grupo Dislub automatizou mais de 60 processos em apenas 20 dias;
- o Grupo Ser Educacional economizou mais de 15 mil horas de trabalho ao ano;
- a Melitta reduziu em 30% o tempo médio de realização dos seus processos.
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