Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Vantagens da hiperautomação para os negócios

Vantagens da hiperautomação para os negócios

Entender as vantagens da hiperautomação para o mundo dos negócios é extremamente necessário para empresas que desejam ser mais competitivas atualmente.

 Em 2022, a hiperautomação virou tendência global e uma pesquisa da Gartner revela que até 2024, os investimentos no setor devem aumentar 40 vezes em relação ao cenário atual.

O potencial da hiperautomação reside na capacidade de digitalizar os fluxos de trabalho e dos processos da rotina operacional de um negócio, de ponta a ponta. 

Com agilidade, capacidade de rastreio e facilidade de acompanhamento, essas ações são de grande importância para gestores que dão a palavra final na tomada de decisão.

O conceito de automação não é uma construção recente em uma sociedade que tem um histórico de revoluções industriais. No entanto, falar de hiperautomação pode gerar muitas dúvidas na hora de escolher uma ferramenta ou transformar um processo.

Por isso, ao longo deste artigo, vamos abordar:

  • o que é hiperautomação;
  • potencial da hiperautomação;
  • como implementar hiperautomação.

Boa leitura!

O que é hiperautomação?

A hiperautomação consiste na progressão dos processos de automação, em tecnologias como softwares, ferramentas de gestão inteligente, uso de Inteligência Artificial (IA) e outros recursos que potencializam a transformação digital das empresas. 

Dessa forma, com um modo de trabalho mais tecnológico, produtivo e ágil, é possível obter avanços rápidos, eficientes e contínuos da operação de uma empresa.

Vale lembrar que a hiperautomação faz parte do que alguns estudiosos nomeiam como a terceira onda da transformação digital, iniciada nos anos 2000. Para alguns autores, esse conceito também inclui atividades de automação robótica nos processos.

Antes de falar sobre as vantagens da hiperautomação e de como esse processo funciona, destacamos que a adoção dessa abordagem não significa substituir a sensibilidade e as capacidades humanas.

Leia também: o que é automação de processos? Dicas para implementar

Quais as vantagens da hiperautomação?

Além de proporcionar uma gestão inteligente nos processos operacionais, existem diversas vantagens da hiperautomação que podem te surpreender. Listamos as principais a seguir.

  1. Modelagem de processos

Com a hiperautomação, você pode modelar os processos a qualquer momento e, se necessário, fazer ajustes. Ou seja, é mais fácil monitorar a gestão de atividades e identificar oportunidades de melhoria.

Desse modo, é possível fazer intervenções específicas, conforme os objetivos e particularidades de cada departamento da empresa e analisar profundamente cada etapa de um processo operacional.

  1. Sistematização inteligente

 Acessar as informações mais importantes da sua empresa a qualquer hora, de qualquer lugar, faz toda a diferença no dia a dia. 

Com processos hiperautomatizados, você tem acesso integrado a todos os dados, documentos e fluxos operacionais, de forma dinâmica e com direito a dashboards personalizados.

Os benefícios são perceptíveis e vão desde o aumento da agilidade na tomada de decisões até a conferência do status de um projeto na hora de fazer uma reunião.

  1. Atualizações integradas

Compartilhar informações de qualidade e atualizar a equipe sobre as prioridades é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. 

Com a integração das ferramentas (característica da hiperautomação), você não precisa se preocupar com tarefas repetitivas e pode gerir, ajustar e analisar os fluxos de trabalho em tempo real. Ou seja, mais produtividade e tempo hábil para todos.

Lembre-se: esses benefícios só são perceptíveis quando você opta por uma estrutura de ferramentas que combinam simplicidade, autonomia dos usuários e facilidade de integração entre os sistemas da empresa.

Por isso, é importante fazer um bom planejamento e contar com parcerias confiáveis para implantar a hiperautomação em um negócio. A seguir, temos mais dicas sobre o tema.

Como implementar a hiperautomação?

Se você deseja implementar a hiperautomação na sua empresa, saiba que é preciso ter paciência e dedicação, já que o processo tem três etapas: identificação de processos, modelagem e escolha de ferramentas para uso no dia a dia do negócio.

Afinal, não há como implementar esse processo sem ter consciência de que essa abordagem é um ecossistema tecnológico que envolve diferentes ferramentas e plataformas, eventualmente, com interfaces e modos de funcionamento distintos, o que demanda conhecimentos especializados sobre diversos departamentos.

A seguir, confira mais detalhes sobre cada uma das etapas de implementação deste conceito em uma empresa!

  1. Identifique os processos passíveis de automação

Quais são as áreas com maiores gargalos operacionais dentro da sua empresa? Quais são as soluções que não exigem grande investimento de profissionais especializados e de tempo na estruturação dos fluxos digitais? 

Esses são exemplos de questões a abordar na hora de promover uma mudança operacional. A implementação de novas tecnologias faz muito mais sentido quando você soluciona os problemas operacionais que atrasam a produtividade da sua empresa.

  1. Invista em modelagem de processos

As vantagens da hiperautomação são perceptíveis quando há uma integração harmoniosa durante o processo de transformação digital nas empresas.

Ao optar por plataformas que permitem a modelagem de processos, você investe em um processo inteligente, pois a execução dos processos é mais assertiva. 

Além disso, é possível criar regras que direcionam as etapas do fluxo sem a necessidade de interferências manuais na hora de encaminhar as demandas, e sem precisar implantar códigos-fonte em cada fase do desenvolvimento.  

Imagine só o quanto você economizaria em energia, papel e dinheiro ao utilizar uma tecnologia como essa. 

  1. Busque referências e, se possível, faça testes

Antes de implementar qualquer mudança na rotina da sua empresa, busque referências sobre a ferramenta que você deseja adquirir e sobre a experiência dos clientes com o serviço contratado.

Se possível, faça testes e solicite demonstrações práticas para tarefas da sua realidade. Ao tomar esses cuidados, sem dúvidas, você tem mais condições de decidir o que é mais adequado para o seu negócio e usufruir das vantagens da hiperautomação.

Para que você confira o que é um processo de hiperautomação implementado com sucesso, destacamos, a seguir, o exemplo de um cliente da Lecom que investiu na gestão inteligente e obteve resultados significativos.

Exemplo de hiperautomação de sucesso

Cases reais de sucesso são uma boa pedida quando o assunto é falar das vantagens da hiperautomação. Pensando nisso, a Lecom destaca o depoimento do cliente Fernando Wanderley, responsável pela área de TI da Ancar Invanhoé.

Ele conta que adotar uma plataforma digital low-code foi fundamental para que a empresa não ficasse “presa” a uma tecnologia que a equipe só conseguiria utilizar com suporte o tempo todo.

Depois que você escolhe um sistema, você normalmente se torna refém dele, e nem sempre se estrutura uma relação balanceada, ou seja, o lado fraco acaba sendo o cliente. Enquanto o fornecedor às vezes perde uma conta, a empresa contratante perde o projeto inteiro quando algo não funciona, tendo que se adaptar na medida do possível. No caso do relacionamento com a Lecom isso não ocorreu, sempre foi tudo muito positivo e isso nos trouxe muita autonomia”.

Fernando também pontua que, por conta desse contexto favorável e da facilidade no uso da tecnologia, em vez dos 126 fluxos digitais inicialmente previstos para implantação da empresa, a operação chegou aos 156 fluxos — e em apenas 9 meses.

Outra história de sucesso envolve a Sicoob Credicitrus, unidade do maior sistema financeiro cooperativo do país (mais de 5,6 milhões de cooperados): a adoção da nossa plataforma trouxe resultados incríveis como:

  • redução de 60% no tempo de resposta ao associado;
  • redução de 3 horas por dia para impressão de e-mails;
  • redução de 30 minutos/dia para atualização das planilhas de controle;
  • eliminação de aproximadamente 4.700 mensagens de e-mail considerando o período de 6 meses.

Leia mais: um olhar estratégico sobre hiperautomação

O próximo case de sucesso pode ser da sua empresa

Agora que você já conhece todas as vantagens da hiperautomação, com depoimentos reais, que tal embarcar numa transformação de sucesso com uma empresa renomada no mercado nacional há quase três décadas?

A Lecom pode te ajudar. Contamos com um time experiente para proporcionar uma experiência personalizada para o seu negócio, conforme os seus objetivos.

Deseja uma gestão inteligente e tem interesse em implementar processos de hiperautomação? Agende uma reunião com os especialistas da Lecom e tire suas dúvidas!

 

Picture of Tiago Amor

Tiago Amor

VP of Sales - Lecom Tecnologia

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

18/09/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Processos que podem ser automatizados
na sua empresa