Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Afinal, vale a pena investir em hiperautomação nas empresas?

Afinal, vale a pena investir em hiperautomação nas empresas?

O avanço tecnológico pode trazer várias dúvidas. Uma bastante comum é se vale a pena investir em hiperautomação, um processo que permite automatizar tarefas complexas e em grande escala nos negócios.

E a resposta é simples: sim, já que a abordagem traz várias vantagens para as empresas, como aumento da eficiência operacional e redução dos custos. Quer entender como esse efeito é possível?

Então, continue a leitura, pois no artigo a seguir explicamos:

  • o que é a hiperautomação;
  • quais as vantagens da hiperautomação;
  • como implementar no seu empreendimento. 

Vamos lá?

O que é a hiperautomação e como se difere da automação de processos?

Hiperautomação é uma abordagem que combina várias tecnologias, dentre as quais se destacam a inteligência artificial, o Machine Learning (aprendizado de máquina) e o Robotic Process Automation (RPA ou automação robótica de processos), a fim de automatizar, ao máximo, as operações internas manuais e repetitivas de um negócio. 

O objetivo é tornar os processos mais independentes ao reduzir a interferência humana na sua execução e, assim, aumentar a eficiência operacional do empreendimento.

Ressaltamos que essa metodologia se diferencia da automação pelo escopo do projeto. 

Enquanto a automação atua de maneira mais restrita e simplificada (em apenas algumas tarefas), a hiperautomação foca no todo e em atividades mais complexas.

Assim, você consegue automatizar ações mais complexas e que demandam uma capacidade maior de processamento, como a gestão de pedidos de compra que envolvem diversas etapas e diferentes departamentos.

Aprofunde sua compreensão sobre o assunto neste artigo que explica, em detalhes, o que é hiperautomação!

Afinal, vale a pena investir em hiperautomação? Principais vantagens 

Para já responder a essa grande dúvida: sim, vale a pena investir em hiperautomação. Os principais motivos são que a sua aplicação:

  • reduz os custos operacionais;
  • aumenta a eficiência do negócio; 
  • deixa os processos mais precisos;
  • libera os colaboradores para executar tarefas mais estratégicas.

Entenda melhor nos próximos tópicos!

  1. Reduz os custos operacionais

Um dos motivos pelos quais vale a pena investir em hiperautomação é a redução dos custos operacionais. Essa vantagem deriva do fato de que a metodologia, como já explicamos, reduz a interferência humana nos processos. 

Como resultado, você não precisa esperar a ação de vários responsáveis para finalizar uma única tarefa. As ferramentas fazem o trabalho automaticamente, o que agiliza a execução e reduz a necessidade de mão de obra.

  1. Aumenta a eficiência do negócio

Outra vantagem da hiperautomação é que sua aplicação torna os processos mais eficientes. Na prática, você executa as tarefas com mais rapidez, o que permite que seu negócio produza mais, com menos recursos.

Ao mesmo tempo, a abordagem é escalonável. Ou seja, você pode aumentar a produtividade sem que, para tanto, precise elevar os investimentos em mão de obra qualificada ou novas ferramentas.

  1. Deixa os processos mais precisos

Também vale a pena investir em hiperautomação pelo ganho de precisão nos processos. Por trabalhar com ferramentas que automatizam a execução das tarefas, você consegue programar o passo a passo exato do que fazer em cada situação.

Por exemplo, ao identificar que um insumo está em falta, o sistema analisa a quantidade ideal, envia o pedido de compra e informa os setores responsáveis pela atualização — tudo com uma ordem preestabelecida que não sofre alterações. 

Consequentemente, você experiencia menos erros no dia a dia.

  1. Libera os colaboradores para executar tarefas mais estratégicas 

Por último, a metodologia “dá uma folga” aos seus colaboradores, que não ficam sobrecarregados com atividades repetitivas e passíveis de automação (como a abertura do pedido de compras que usamos como exemplo). 

Assim, podem focar em tarefas realmente estratégicas e que demandam a intervenção humana, como negociação com fornecedores ou contato direto com os clientes. 

Como aplicar a hiperautomação no dia a dia da sua empresa?

Agora que você já sabe que vale a pena investir em hiperautomação, vamos à prática? Caso queira implementar a técnica no seu negócio, basta seguir os passos que ditamos logo abaixo!

  1. Mapeie seus processos de negócios 

O primeiro item do passo a passo de como aplicar a hiperautomação na sua empresa é mapear seus processos de negócios. Para tanto, desenhe seus procedimentos atuais para entender qual fluxo seguem. Ou seja, qual a ordem lógica de ações.

Desse modo, você visualiza a maneira de execução de cada tarefa, com prazos e responsáveis, o que facilita a implementação de ferramentas para automatizá-las.

Inclusive, temos um artigo com as melhores formas de mapear processos que pode te ajudar nesta etapa!

  1. Planeje uma mudança gradual 

Após estudar seus fluxos de trabalho, planeje uma mudança para tirá-los do manual para a hiperautomação. O ideal é que esse processo seja gradual, para dar tempo da sua equipe se acostumar com as alterações e você visualizar os benefícios.

Portanto, não se esqueça de monitorar os resultados a fim de ver, por exemplo, se o processo de compra se tornou mais rápido.

  1. Escolha as ferramentas mais adequadas

O último passo é escolher uma ferramenta para automatizar as tarefas. A Lecom, por exemplo, é uma plataforma de gestão inteligente de processos que entrega facilidade para usar, segurança e integração completa com outros sistemas.

Ao adotar uma solução do tipo, você consegue modelar, executar e gerenciar seus procedimentos a partir de uma interface única, robusta e acessível de qualquer aparelho conectado à internet.

Ficou curioso? Então, aproveite para agendar uma reunião com o nosso time de especialistas e veja como podemos ajudar seu negócio a crescer!

Picture of Rafael Silva

Rafael Silva

Head de Growth

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!