A cooperativa médica, que possui aproximadamente 40% do mercado de planos de saúde na região metropolitana de Curitiba, chegou até nós buscando apoio para aumentar a disponibilidade e a eficiência no atendimento aos cooperados.
Cenário inicial
A Unimed Curitiba estava com dificuldades para gerenciar com agilidade os processos dos laboratórios e as operações de backoffice – como rotinas administrativas financeiras – tendo que utilizar para isso três sistemas de gestão empresarial (ERPs) e mais de 15 tecnologias específicas que não estavam integradas entre si.
Necessidade
A cooperativa precisava de uma solução que integrasse facilmente os diferentes recursos tecnológicos utilizados e as diversas informações geradas no dia a dia para aumentar a eficiência dos atendimentos em um ambiente multiplataforma (envolvendo portal web, mobile, chat, ligações telefônicas e demandas recebidas presencialmente).
Além disso, era necessário que o licenciamento e o uso da plataforma escolhida para orquestrar as tecnologias e processos não dependesse de um número específico de usuários, possibilitando flexibilidade e escalabilidade.
Após uma análise criteriosa das diferentes ferramentas disponíveis no mercado, eles optaram pela nossa solução, que trouxe resultados positivos desde os primeiros meses da implantação.
Resultados
Hoje a cooperativa possui mais de 100 processos digitalizados e automatizados no back-office (envolvendo rotinas administrativas como Comunicados, Gestão de Contatos, Solicitações de Contratos, entre outras), na área comercial (o que facilita movimentos de adesão, admissão e vendas) e na estrutura de Operações.
Isso gerou conquistas como:
- Redução de até 72% no tempo de resposta aos associados
- Retenção de 25 a 30% dos pedidos de desligamento
- Redução de 50% no volume de impressões de documentos em apenas 2 meses
- Registros de atividades que eram feitos em excel, word e e-mail passaram a ocorrer diretamente na plataforma
- Economia estimada em 2 milhões ao ano tendo em vista a otimização da experiência dos cooperados, a redução do ciclo de processos e a disponibilidade de informações
- Autonomia e livre acesso na criação e utilização de fluxos, com rápida experimentação, aderência e entrega constante de valor
- Antecipação do ROI do projeto em 3 meses – a previsão era de 15 meses e o retorno chegou em apenas 1 ano.
- Reconhecimento na maior premiação internacional de Gestão de Processos – Wfmc Awards 2016