Na transformação digital, as tecnologias são utilizadas para otimizar e potencializar a performance e amplitude dos negócios. Mas, no mercado atual, para se obter retorno sobre os investimento em tecnologia a gestão de negócios precisa ser eficiente e estar com foco na satisfação do cliente.
Fatores internos influenciam a jornada de compra do cliente. Portanto o comportamento e cultura do consumidor devem ser muito bem estudados pela gestão. Com base nestas informações, é importante avaliar e adequar os hábitos da equipe para que os processos fluam com coerência e eficiência.
Estamos na Era Digital e neste ambiente de transformação contínua e acelerada, adaptabilidade e agilidade são conceitos essenciais para acompanhar o mercado. Com isso, as empresas tem adotado uma postura menos hierárquica e pouco burocrática. Dessa forma, as equipes são cada vez mais empoderadas e participativas nas decisões e construções de processos.
Foco no cliente
Algumas atitudes podem aumentar significativamente a satisfação dos clientes de uma empresa, alguns exemplos são:
- Participação e transparência
- Comprometimento das áreas
- Novas práticas de gestão
A participação e transparência se trata de envolver o cliente durante o processo de desenvolvimento do produto, ou seja, a execução é dividida em ciclos e o cliente irá testar, e discutir cada fase da entrega. Assim, fica garantido o alinhamento entre a expectativa do cliente e a entrega do produto final.
Além da interação entre equipe e cliente, também é essencial que todas as áreas estejam comprometidas em fazer as melhores entregas e assim garantir a satisfação do cliente. Também é importante que as etapas dos processo estejam muito claras para cada integrante da equipe e que cada uma das áreas esteja ciente do andamento do projeto como um todo.
Neste contexto, as práticas tradicionais de gerenciamento de projetos, nas quais se definia um escopo longo e detalhado e cada ajuste demandava uma grande burocracia, mostraram-se pouco eficazes.
Por este motivo, surge a necessidade de novas práticas, que atendam a flexibilidade e agilidade sem que se perda qualidade. É neste ponto que os métodos ágeis se mostraram uma excelente solução para empresas que desejam acompanhar o mercado na era digital.
Transformação digital na prática!
No Webinar “6 hábitos para a transformação”, Cláudio Barizon, Cofundador e COO da Zehnk nos fala os principais hábitos organizacionais para fazer a transformação digital funcionar. Ele também apresenta exemplos práticos de sucesso como:
- Resultados diferentes através de mudanças de hábitos
- Comprometimento das áreas do projeto
- Integração da equipe com foco nos resultados
- Os benefícios da transformação digital
- E os 6 hábitos para a transformação
Confira:
O que são métodos ágeis?
Os métodos tradicionais, se caracterizavam pela definição longa e detalhada de um escopo fechado, etapas demoradas, e testes tardios. Desta forma, apresentam problemas como desperdícios e resistência à mudanças, forçando o cliente a decidir todo o projeto logo em seu início.
Diante disto, em 2001, diversos especialistas em desenvolvimento de software se reuniram para buscar soluções para melhorar a maneira de produzir softwares. Dessa maneira, surgiu o manifesto ágil, no qual o foco está nas pessoas e não em contratos. No manifesto ágil, a colaboração com o cliente é mais importante do que o processo contratual.
Confira 6 princípios do Ágil:
- Satisfação o cliente;
- Estar aberto à mudanças;
- Entregas contínuas;
- Trabalho em equipe;
- Foco na qualidade;
- Melhoria contínua.
Os métodos ágeis são ferramentas para organizar e otimizar o desenvolvimento de projetos, os principais são Scrum, Kanban e XP. Entenda cada um deles a seguir.
O que é Scrum?
Na metodologia Scrum, é estabelecida uma lista de requisitos priorizados de acordo com o valor que agregam ao negócio, o backlog. Geralmente, a equipe se reúne quinzenalmente para planejar a execução de itens do backlog, estas reuniões de planejamento tem o nome de sprints. O Scrum Master é a pessoa que irá facilitar os encontros e o andamento do projeto em geral.
Além das reuniões quinzenais, diariamente a equipe deverá se reunir por 15 minutos para conversar sobre o andamento do projeto e programação de tarefas do dia. Ao final do período de 15 dias, será realizada uma apresentação de um produto potencialmente entregável ao PO (Product Owner), que é quem analisa as entregas segundo a perspectiva do cliente. Após esta reunião as melhorias e soluções apontadas são feitas, e a equipe repete o ciclo para avançar no projeto.
Os principais requisitos para utilizar o Scrum de maneira efetiva é avaliação constante com o objetivo de obter uma melhoria contínua, além de uma equipe auto organizada e com autonomia na execução das tarefas.
XP – O que é Extreme Programming?
O método Extreme Programming, o XP, possui várias semelhanças com o Scrum, como reuniões diárias e reuniões de planejamento com o nome de planning game. Entretanto, o seu diferencial está no foco em fatores técnicos ligados à otimização nos processos de desenvolvimento.
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Método Kanban
O que é Kanban? Neste método ágil se utiliza um quadro de atividades, que possibilita que a equipe visualize o fluxo de trabalho, além de limitar o trabalho em progresso. Dessa forma, para iniciar uma nova tarefa é necessário finalizar a anterior.
Por meio do sistema Kanban é possível medir o tempo de passagem de cada etapa e deixar claros quais são as regras para progredir. Também é possível identificar gargalos na operação e solucioná-los rapidamente, otimizando os processo e as entregas.
Método Ágil Lecom – Contínua Experimentação
Nossa abordagem de contínua experimentação nos permite aprender mais rápido através de entregas em etapas. Dessa maneira, obtemos mais insights durante o processo de sprints, tornando o resultado final muito melhor que o esperado. Veja como fazemos:
Cada método ágil citado possui particularidades cujas usabilidades irão variar de acordo com o contexto de cada negócio. Mas também, pode-se combiná-las para potencializar os processos e entregas. Os métodos ágeis são ferramentas muito importantes para organizações que buscam colocar em prática a transformação digital. Por eles é possível obter a flexibilidade, agilidade e satisfação do cliente, por meio de entregas contínuas de valor.
Transformação digital e BPM
A disciplina gerencial Business Process Management – BPM – é direcionada à transformar processos para potencializá-los em cada uma de suas etapas. Sua finalidade é organizar, padronizar, controlar e otimizar os processos, além de proporcionar uma integração com o mínimo de riscos ou falhas.
Desta forma, o BPM é uma ferramenta utilizada para que processos adquiram muito mais agilidade, assertividade e qualidade em todos os seus elementos, mantendo o foco na satisfação do cliente.
Visto que, na transformação digital, processos ágeis, integração e atenção ao cliente são palavras-chave, o BPM exerce um papel fundamental neste contexto. Pois, apenas implementar novas tecnologias não é suficiente. É necessário transformar processos analógicos em digitais, integrá-los e otimizá-los para acompanhar o mercado atual.
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BPM e Transformação Digital
Neste cenário de transformação, é importante estar atento à maneira como se implementar os processos digitais. A transformação digital envolve pessoas, portanto precisa envolver aculturamento.
Em resumo, a transformação digital vai além da tecnologia, seu principal elemento são as pessoas. Organizações que buscam sucesso na Era Digital precisam manter o foco no cliente. O ambiente interativo e participativo é essencial para por em prática a transformação digital. Além disso, processos digitais eficientes e entregas contínua de valor são elementos essenciais para acompanhar o mercado atual.
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