Que o uso de softwares para tornar autônomas as atividades empresariais representa uma mudança significativa na eficiência operacional, nós já sabemos. Porém, além disso, é preciso compreender os tipos de automação de processos aplicáveis aos cenários para que, ao final das entregas, o resultado seja positivo, tanto para o negócio, quanto para os clientes.
A busca por este conhecimento é um dos motivos por trás do aumento de investimento no mercado de automatização. Segundo um relatório da Mordor Intelligence, o setor, avaliado em US$ 109,77 bilhões em 2024, deve expandir 5,82% até 2029 e alcançar os US$ 145,65 bilhões.
Dentre os aspectos explorados por gestores que aderem aos diversos tipos de automação de processos, destacam-se o aumento na eficiência, redução de custos, flexibilização das operações e crescimento nos níveis de satisfação dos clientes e consumidores.
Se deseja entender mais sobre o tema, este artigo é para você. Hoje, além de compreender mais sobre os tipos de automação, falamos também sobre:
- para que serve a automação de processos;
- quais as vantagens de automatizar fluxos;
- como implementar automação de processos.
Boa leitura!
O que é e para que serve a automação de processos?
Automatizar processos é o procedimento de aplicar a tecnologia (por meio de softwares ou ferramentas) para executar atividades repetitivas e padronizadas sem a necessidade de ação humana. Esta metodologia busca a melhoria na eficiência, redução de erros e otimização do tempo de realização das tarefas que compõem um fluxo de trabalho.
As funcionalidades dos tipos de automação de processos variam de acordo com suas áreas de execução:
- a automação de processos de negócios torna autônoma a realização de atividades burocráticas, como gerenciamento de faturas ou controle de estoque;
- a automação industrial abrange o uso de máquinas que realizam tarefas físicas sem intervenção humana;
- a automação de marketing envia e-mails e comunicados de campanhas, interage com clientes e constrói relacionamentos;
- o RPA (robotic process automation, automação de processos robótica) faz uso de “robôs” para automatizar atividades como a inserção e análise de dados.
Ou seja, para cada função, existe um tipo de automação de processos específico. Por este motivo, é essencial entender a natureza da sua necessidade antes de decidir qual metodologia utilizar.
3 tipos de automação de processos para ter em vista
Dentre os diversos tipos de automação de processos, existem 3 que merecem especial atenção: o RPA, a automação inteligente e a hiperautomação. Entenda mais sobre cada um a seguir.
Robotic Process Automation, RPA
O RPA é uma tecnologia que utiliza “bots” (robôs) para automatizar tarefas manuais, repetitivas e baseadas em regras. Estes agentes digitais simulam a ação humana e interagem com interfaces por meio de cliques em botões, preenchimento de formulários ou extração de dados sem precisar modificar a infraestrutura existente.
As principais características do RPA são:
- automação de tarefas repetitivas;
- não modifica o sistema atual;
- baseado em regras pré-definidas.
Alguns exemplos de aplicação são o processamento de faturas, suporte ao cliente e compliance.
Em linhas gerais, pode-se dizer que o RPA é uma ferramenta poderosa para melhorar a eficiência, reduzir erros e liberar a equipe para a execução de tarefas mais estratégicas e que exigem mais capacidade analítica.
Automação inteligente
A automação inteligente é a combinação de tecnologias, como a inteligência artificial (IA), machine learning (aprendizado de máquina), RPA e análise de dados, para automatizar processos mais complexos, que envolvem a tomada de decisões baseada em dados e estatísticas.
Ou seja, enquanto o RPA realiza ações simples de forma autônoma, a automação inteligente é capaz de aprender, analisar e adaptar-se a novos cenários. Suas principais características são:
- tomada de decisões de forma automática;
- aprendizado contínuo;
- interação humana reduzida.
Os principais exemplos de aplicação deste tipo de automação de processos são análise de crédito, atendimento ao cliente e avaliação de documentos jurídicos, como contratos ou processos.
A automação inteligente combina a eficiência da metodologia tradicional com a IA para agregar valor às operações e garantir decisões mais ágeis e assertivas.
Hiperautomação
A hiperautomação é o uso combinado de tecnologias como a IA, RPA, machine learning e análise de dados para automatizar processos mais abrangentes de forma contínua. Enquanto a automação tradicional se concentra em tarefas específicas, neste caso, o foco é na identificação e otimização de procedimentos de ponta a ponta.
Sua aplicação geralmente se destina:
- ao setor financeiro, em análises de risco, atendimento ao cliente ou processamento de transações;
- ao setor de recursos humanos, no recrutamento, triagem, gerenciamento de folha de pagamento e administração de benefícios;
- à área da saúde, para comunicação de diagnósticos, processamento de dados de pacientes e gestão de registros;
- ao atendimento ao cliente, com uso de chatbots e assistentes virtuais com NLP (natural language processing, ou processamento de linguagem natural).
Ou seja, a hiperautomação é uma evolução da automação tradicional, capaz de realizar tarefas de escopos mais abrangentes, com aproveitamento entre todas as áreas da companhia.
Quais as vantagens da automação de processos?
Aplicar os vários tipos de automação de processos na estrutura operacional oferece uma série de vantagens estratégicas para o negócio. Confira alguns desses benefícios:
- aumento na eficiência: a automação reduz o tempo necessário para a execução das tarefas e torna os processos mais rápidos, o que impacta a eficiência das entregas;
- redução de erros: por basear-se em regras pré-definidas, a automação mitiga as chances de erros e torna os procedimentos mais assertivos;
- redução de custos: automatizar tarefas diminui a necessidade de força de trabalho humana e permite a realocação de recursos antes destinados à solução de problemas;
- melhoria na produtividade: liberar os colaboradores para que eles foquem em atividades mais estratégicas e engajadas, que agregam mais valor à operação;
- melhoria no compliance e auditoria: a automação registra todas as etapas do fluxo e facilita a análise durante auditorias para garantir a conformidade e compliance da companhia;
- melhoria contínua: a busca pela evolução constante fica mais fácil ao adotar os tipos de automação de processos. Assim, você monitora todas as fases do fluxo e atualiza os procedimentos sempre que necessário.
Agora que você já conhece as vantagens da automação de processos, é importante entender como a implementação dessa metodologia funciona. Afinal, este momento é decisivo para assegurar a qualidade das execuções e resultados positivos.
Como implementar a automação de processos?
Em linhas gerais, o procedimento de implementação exige 9 passos:
- identificação dos processos passíveis de automação;
- definição dos objetivos;
- escolha das ferramentas de automação;
- desenho e mapeamento dos processos;
- testes e simulações;
- treinamento e capacitação dos times;
- implementação e integração com sistemas nativos;
- monitoramento e melhoria contínua;
- escalabilidade.
Avalie cuidadosamente cada uma dessas etapas para garantir não apenas o funcionamento dos vários tipos de automação de processos, como sua eficácia e entrega de resultados. Por isso, contar com uma parceria de negócio estratégica, responsável e que entende do assunto é tão importante.
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