Os impactos da transformação digital atingem de forma significativa todos os tipos de negócios. Na indústria da saúde, existe uma severa preocupação quanto à experiência do cliente. Neste contexto, as inovações tecnológicas se revelaram grandes aliadas para empresas desse segmento que desejam se destacar no mercado. Assim, o tema tecnologia na área da saúde tem ganhado cada vez mais relevância. Com isso, a necessidade de discuti-lo é cada vez maior.
A transformação digital na área da saúde vai muito além de apenas implementar novas tecnologias, seu objetivo é desenvolver soluções que podem prolongar e melhorar a vida dos pacientes, bem como facilitar o trabalho dos profissionais desse segmento. Os avanços tecnológicos têm acelerado a evolução da medicina, visto que, procedimentos e resultados tornaram-se muito mais ágeis, simples e seguros e os diagnósticos muito mais precisos.
Microsoft Health Day – um encontro para discutir tecnologia e saúde
No dia 30 de agosto de 2018, as empresas, Microsoft, Lecom e Neoway, se uniram para realizar o Microsoft Health Day, no principal centro de tecnologia do Brasil, o Microsoft Technology Center. O evento propôs uma discussão sobre soluções tecnológicas que podem, não apenas otimizar os processos, mas também, aprofundar a inteligência operacional para possibilitar uma transformação na experiência dos pacientes e usuários. A Lecom foi representada pela Unimed Curitiba, que apresentou na prática como transformou seus processos.
Vantagens da tecnologia na área da saúde
Confira, a seguir, algumas vantagens e melhorias que a tecnologia na área da saúde tem proporcionado nos últimos anos:
- Prontuário eletrônico – reunir todas as informações em um só lugar. Utilizando o armazenamento em nuvem de forma personalizada conforme cada especialidade.
- Segurança de informações – o armazenamento digital de dados minimiza ameaças causadas pela ação do tempo, furtos ou falhas humanas de comunicação.
- Big Data – possibilita o cruzamento de uma grande quantidade de dados. Portanto, auxilia na previsão de diagnósticos, assim como a otimizar a utilização de recursos na investigação e pesquisas.
- Fidelização dos pacientes – através de meios de comunicação, como redes sociais e aplicativos é possível estabelecer uma relação de proximidade entre a instituição e o paciente.
Conheça o Case da Unimed Curitiba
Com aproximadamente 40% do mercado de planos de saúde em Curitiba e Região Metropolitana, a Unimed Curitiba, diante de um grande volume de operações e da necessidade de aprimorar seus processos, decidiu aderir à um modelo de gestão baseado em BPM para automatizar processos. Assim, implementou um escritório de processos. Além disso, selecionou uma ferramentas de BPMS que fosse capaz de atender às suas expectativas de forma ágil e eficiente.
Por meio de método ágil de desenvolvimento e modelagem, implementou 34 processos em 18 meses. Dessa forma, o payback deste projeto foi adquirido em 12 meses, 3 meses antes do que o prazo estimado inicialmente.
A empresa conta com 3 sistemas principais de gestão empresarial (ERP), para atender os processos de gestão de saúde, backoffice, administrativo financeiro e operações de laboratórios. Além de mais de 15 sistemas especialistas para funções variadas da empresa.
Com a automação de processos é possível atingir os níveis de eficiência no atendimento ao cliente exigidos na indústria da saúde. Visto que, acompanhar as necessidades que surgem no relacionamento entre os stakeholders da organização é uma prioridade. São necessárias funcionalidades que possibilitam acesso fácil por meio de plataformas omnichannel como, WEB, mobile, telefone, chat, apps e presencial.
Neste cenário, a Unimed Curitiba identificou a necessidade de implementar uma solução BPMS que possibilitasse um acesso de multiplataformas, com licenciamento não baseado em usuários nomeados e com grande escalabilidade. Portanto, após uma criteriosa análise das ferramentas de BPMS disponíveis no mercado, escolheram a Plataforma Lecom. Assim, construíram o alicerce necessário para que sua transformação digital se tornasse um case de sucesso reconhecido internacionalmente.
Conheça os principais benefícios apontados:
- Redução do ciclo de processos;
- Flexibilidade de acesso;
- Redução dos custos administrativos;
- Criação de trilhas de rastreabilidade;
- Recuperação rápida;
- Economia de papel;
- Mais disponibilidade de informações;
- Obsoletamento de sistemas;
- Documentação dos processos.
Confira também como a Unimed Londrina conseguiu alcançar ótimos resultados com o BPM e a tecnologia na área da saúde:
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