Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Soluções de Software – por que e como implementar?

Soluções de Software - Blog Lecom BPM

Sabe como implementar de maneira eficaz  Soluções de Software? Holly Lyke-Ho-Gland (Gerente de programa de pesquisa) publicou no blog da APQC (organização sem fins lucrativos e uma das principais defensoras do mundo de aferição de negócios, melhores práticas e investigação de gestão do conhecimento), um interessante artigo sobre como alinhar processos, informação e tecnologia na implementação de Soluções de Software para empresas.

Estive recentemente em conversa com Tim Allen, vice-presidente da Consulting Group Projetos (PCG) sobre as armadilhas comuns de implementação de Soluções de Software como, ERP, CRM e sistemas de BI. Muitas vezes, essas implementações são conduzidas por estratégias de execução rápidas, destinadas a economizar tempo e dinheiro, com pouca ou nenhuma consideração para o correto alinhamento da tecnologia com o processo crítico da missão da empresa.

Em muitos casos, a empresa não é capaz de angariar o verdadeiro ROI do investimento em Soluções de Software e funcionários, o que acaba usando apenas uma pequena parte da funcionalidade do software de gestão de processos. De acordo com Allen, a solução é estabelecer uma abordagem de quatro fases para o: Processo, Informação e Alinhamento de Tecnologia (Process, Information, and Technology Alignment – PITA).

APQC: Na sua abordagem PITA, você diferencia os Processos de uma organização como: diferenciais estratégicos, core e processo de infraestrutura. Que metodologias ou práticas as organizações devem usam para determinar qual categoria um processo se enquadra?

Allen: Nós defendemos o uso do cross-functional, cross-level (executivo para o chão de fábrica), oficina que inclui clientes de formulário de entrada (voz do cliente), para chegar a um consenso sobre o que realmente diferencia o negócio dos concorrentes e influência os clientes a comprar os produtos e serviços das empresas. Poderia ser pelo fato que a empresa ganha por causa da qualidade superior, menor custo, velocidade de entrega, ou a sequência de serviços após a venda. Uma vez que estes fatores são identificados, os processos que os suportam podem ser considerados “estratégicos“.

A chave para os processos estratégicos é o foco – você não pode ser tudo para todos – você precisa fazer uma escolha consciente e investir tempo e esforço em poucos processos contra muitos. Isso não significa que você pode executar os outros processos mal ou ignorá-los – significa que você não tem que ser o melhor nestas áreas apenas no par. Uma vez que os processos estratégicos são definidos você pode mover-se para os próximos níveis.

Gestão de Processos de infraestrutura são os mais fáceis de definir como eles são “os processos básicos de negócios que não são específicos da indústria ou do competidor – você executa esse mesmo processo em todos os negócios”. Um bom exemplo de um processo de infraestrutura é a contabilidade que é normalmente prescrita por normas como requisitos GAAP.

Os processos principais (core) são um pouco mais difíceis de definir. Em geral, os processos centrais são apoios ou “conectores” dos processos estratégicos. Por exemplo, se os nossos clientes consideram “velocidade de resposta de entrega (o quão rápido podemos executar em uma ordem)” como um valor estratégico, consequentemente, o processo estratégico poderia ser ‘pedidos e processos de transporte’ apoiado pelos principais processos em armazenagem e inventário.

Veja como conceber transformações que gerem valor para o negócio

Soluções de software que gera transformação para o negócio - Blog Lecom BPM
Soluções de software que gera transformação para o negócio

APQC: Que fase da abordagem PITA gera mais esforço nas organizações?

Allen: Normalmente a maioria das organizações ‘lutam’ na segunda fase, de definir as informações. Esta fase concentra-se na definição de requisitos de informação e a razão para o grande esforço, é que as empresas não têm uma compreensão clara dos processos que estão sendo usados e a informação subsequente que é exigida pelos processos para a boa tomada de decisão, gestão de desempenho e execução de cada etapa do processo.

Em muitas organizações, os processos simplesmente evoluem em um ambiente não-estruturado, sem uma reflexão séria e análise em torno da informação necessária para cada etapa do software de gestão de processos . Isto leva a diversas fontes de informação a serem utilizadas por funcionários que operam os processos. Conduzindo para a mentalidade de um “conhecimento tribal”, contra uma abordagem estruturada onde os requisitos de informação são claramente definidos e, portanto, podem ser planejados e entregues em uma estratégia de dados racional.

APQC: Quem é responsável pela revisão, pelo processo de classificação e alinhamento de informações com as melhores Soluções de Software? Qual o papel que os proprietários do processo e funcionários da linha de frente desempenham nesta abordagem?

Allen: Nós defendemos uma equipe multifuncional composta por proprietários do processo, usuários do processo (as pessoas da linha de frente que executam o processo) e um representante/perito da TI que possua conhecimento familiarizado com a área/módulo funcional dentro do aplicativo de soluções de software. Os proprietários dos processos e usuários dos processos são responsáveis por documentar e comunicar os requisitos do processo a partir de uma perspectiva de negócio, e trabalhar com o representante da TI para traduzi-los em requisitos técnicos (às vezes chamado de “caso de uso”).

Se você não usar uma mistura de ambos de TI (técnico) e os usuários/proprietários de processos de negócios, você vai acabar com um desalinhamento em processos e tecnologia, uma vez que apenas um lado é representado. Em alguns casos raros, você pode ter um empregado com a capacidade de representar ambos os lados (necessidade de negócio e a exigência técnica correspondente), mas normalmente é bastante raro.

Agora já sabe como as soluções de software podem ajudar sua organização no alinhamento de Processos, Informação e Tecnologia? Gostou da nossa conversa com Tim Allen? Deixe seu comentário abaixo!

Quer saber mais sobre soluções de Software aplicada em softwares de BPM? Conheça nosso Modeler BPM.

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!