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Guia completo para um bom sistema de gestão da qualidade

Como implementar um sistema de gestão da qualidade (GUIA)

Manter-se competitivo no mercado sem esquecer a qualidade dos produtos e serviços oferecidos é o desafio de toda a empresa. Para suprir a demanda de consumidores cada vez mais exigentes, é inevitável focar os esforços em encontrar e desenvolver diferenciais.É nessa hora que surge a necessidade de implementar um sistema de gestão da qualidade

Com o recurso, é possível medir, analisar e desenvolver ações efetivas para resolver possíveis problemas. O resultado? Clientes mais satisfeitos e a imagem da empresa em alta.  

Percepções como estas, inclusive, são relevantes para o público. Uma pesquisa da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios revelou que 26% dos entrevistados se preocupam com a qualidade do produto e 24% disseram comprar de acordo com a imagem da empresa no mercado.

A boa notícia é que o sistema de gestão de qualidade, ou simplesmente SGQ, pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio, e o seu não pode ficar de fora! Você já considerou adotá-lo?

Se você tem dúvidas sobre como começar um SGQ, não se preocupe! Neste artigo, vamos explicar o que é e quais são os benefícios do sistema de gestão de qualidade. 

O que é gestão da qualidade?

A gestão de qualidade representa todos os processos e padrões estabelecidos pela empresa. Com o recurso, é possível medir a eficácia das ações tomadas em diferentes frentes, manter o foco na satisfação do cliente e na melhoria contínua dos processos.

Um dos benefícios da gestão de qualidade é a possibilidade de organizar os protocolos e ações, trazendo mais controle e uma visão sistêmica de todos os departamentos. Ter um sistema de gestão da qualidade bem implementado e gerenciado, portanto, significa mais segurança para tomar decisões.

A evolução da gestão da qualidade

A preocupação com a qualidade dos produtos sempre esteve presente no mundo dos negócios. Por muito tempo, porém, a inspeção se restringia ao artigo finalizado, ou seja, o que não seguia o padrão era descartado, mas o trabalho já havia sido feito. 

Somente na década de 50 é que surgiu uma nova filosofia de gestão. A teoria determinou que a qualidade deixaria de ser um aspecto do produto ou serviço e de responsabilidade de apenas um departamento, passando a ser de toda a organização.

A partir da década de 80, com o crescimento da competitividade, o Planejamento Estratégico se consolidou e nasceu uma nova Gestão da Qualidade. Desta vez, não representava apenas mais um programa de modernização, mas, sim, uma forma de ver as relações entre as pessoas. 

Benefícios de sistema de gestão da qualidade

Apostar no SGQ ajuda a organizar os processos de forma estratégica. Sem a prática, a empresa pode sofrer com a  falta de crescimento e a baixa competitividade. 

Em outras palavras, o sistema de gestão de qualidade é importante porque estabelece critérios que a produção deve seguir para obter produtos de qualidade ou para entregar melhores resultados de serviços. Tais critérios são válidos para todos os processos, sem exceção, desde a operação até o atendimento ao cliente. 

É por isso que uma empresa com processos bem definidos tem mais chances de sucesso. No entanto, esses não são os únicos benefícios do sistema de gestão de qualidade. Podemos listar também:

  • aumento da produtividade dos colaboradores;
  • otimização da organização interna;
  • controle dos processos de produção ou da prestação de serviços;
  • redução de custos e desperdícios;
  • ferramentas de gestão da qualidade criam uma base para melhoria contínua;
  • tomada de decisão acertada;
  • satisfação do cliente.

Abaixo, nos aprofundamos em cada um deles.

1. Aumento da produtividade dos colaboradores

Quando padronizamos um trabalho com foco na qualidade, tornamos a rotina do colaborador mais produtiva. O resultado ocorre uma vez que as chances de retrabalho ou de dar atenção a algo desnecessário são reduzidas. 

O trabalho se torna mais assertivo, com menos divergências e desperdícios.

Com um bom controle de padrões, é possível aumentar a produtividade em todas as etapas, seja para construção de um produto ou para a prestação de serviços.

2. Otimização da organização interna

Outro benefício do sistema de gestão de qualidade é o alcance dos objetivos definidos no planejamento. Com isso, a organização interna melhora, já que todos os níveis hierárquicos entendem as etapas existentes e se encaixam no cronograma.

Desta forma, é possível passar aos colaboradores uma mensagem de mais confiabilidade e segurança em relação às técnicas e processos usados, além, é claro, de garantir o alinhamento de todos os setores.

Afinal, nada pior que ouvir dos seus funcionários que não há comunicação entre dois times que trabalham juntos, certo? 

3. Controle dos processos

Ter um bom sistema de gestão de qualidade também permite o controle do processo produtivo. Assim, é possível documentar os procedimentos, deixando as etapas mais claras para todos, o que, por consequência, melhora a consistência do produto final ou serviço. 

Quer saber como aplicar a transformação digital na sua empresa? Assista a esse vídeo!

4. Redução de custos e desperdícios

Como vimos acima, com o SGQ, sua empresa tem processos mais eficazes e um time produtivo. Logo, você pode reduzir seus custos. Quer ver?

Pense no seguinte: o aumento da eficiência reduz o tempo de produção, dá mais qualidade para os seus produtos e serviços, gerando satisfação dos clientes, que passam a comprar mais, e funcionários, que trabalham com mais produtividade e menos retrabalho. 

Esses são pontos que impactam diretamente nos custos da empresa e na sua margem de lucro, concorda?

5. Ferramentas de gestão da qualidade criam uma base para melhoria contínua

A partir do momento em que uma empresa opta pelo uso de ferramentas de gestão de qualidade, entra em um ciclo de melhoria constante, gerando satisfação e desenvolvendo confiança, o que fortalece a imagem da organização.

6. Tomada de decisão acertada

Um SGQ bem organizado dá fluidez à gestão da informação, alimentando todas as etapas do processo de produção ou da prestação de um serviço. 

Isso porque, com os indicadores e relatórios gerados a partir de dados coletados no sistema, você, responsável pelo negócio, consegue analisar cenários de forma confiável, tomando decisões estratégicas com mais conforto e assertividade.

7. Satisfação Do Cliente

Não poderíamos finalizar a lista de benefícios do sistema de gestão de qualidade sem falar sobre a satisfação do cliente. 

Implementar o SGQ é a melhor maneira de garantir que os consumidores tenham acesso ao que realmente precisam: produtos ou serviços que atendam às suas necessidades. 

A melhora dos processos internos impacta diretamente no resultado entregue ao cliente, ou seja: produtos e serviços com melhor qualidade e adequados às demandas do consumidor, além do consequente aumento da popularidade da sua empresa — afinal, clientes satisfeitos tendem a indicar o produto e deixar boas avaliações em canais digitais.

Gerencie melhor os seus processos! 

Depois de entender a evolução da gestão da qualidade e os benefícios de um bom SGQ para a sua empresa, que tal conhecer uma plataforma que ajuda a melhorar a gestão dos seus processos?

Na Lecom, oferecemos a melhor forma de aumentar a eficiência operacional e a governança de empresas e de processos.

Conheça a plataforma Lecom na prática, acesse o nosso tour guiado agora mesmo e veja como a Lecom pode melhorar o gerenciamento dos seus processos!

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm focado seus esforços em encontrar e desenvolver diferenciais para conseguirem um espaço de destaque no mercado. Para alcançar esse objetivo, uma das melhores estratégias é a implementação de ferramentas de gestão da qualidade na organização.

Essas ferramentas são utilizadas para medir, analisar e desenvolver ações efetivas para resolver problemas. Selecionamos alguns dos maiores motivos para que você aposte na gestão da qualidade e eleve o nível da sua empresa. Confira este artigo e descubra!

1. Aumento da produtividade dos colaboradores

As ferramentas de gestão de qualidade proporcionam um aumento de produtividade, por meio da otimização de processos e definição das responsabilidades de todos os elementos. Isso porque a produção se torna mais assertiva, com menos divergências, retrabalhos e desperdícios.

2. Otimização da organização interna

A melhoria da organização interna acontece porque todas as partes envolvidas no processo, ou seja, todos os níveis hierárquicos, entendem as etapas existentes e passam a fazer parte dos padrões estabelecidos pelas ferramentas.

3. Controle dos processos de produção

Com todas as etapas claras para todos, é muito mais fácil garantir o controle total do processo produtivo e também a consistência do produto final, ou seja, o alcance de um padrão de excelência.

4. Redução de custos e desperdícios

A implementação de ferramentas de gestão de qualidade auxilia no decréscimo dos recursos desperdiçados por conta da otimização das etapas e também do fato de que os problemas são identificados rapidamente, sugando menos custos da produção e evitando retrabalhos posteriores.

Consequentemente, há o aumento do desempenho financeiro, o que ajuda em um planejamento mais consistente do fluxo de caixa e na promoção do melhor controle das despesas e da lucratividade.

5. Ferramentas de gestão da qualidade criam uma base para melhoria contínua

A partir do momento que uma empresa opta pela utilização de ferramentas de gestão de qualidade estará sempre em melhoria constante, gerando satisfação e desenvolvendo confiança, fortalecendo a imagem da organização.

Depois de entender todos os benefícios dos negócios que apostam na utilização desse tipo de ferramenta, você deve estar pensando em implementar a prática em sua empresa também, não é mesmo?

Aqui no blog da Lecom nós temos muito mais artigos como esse que podem te ajudar a entender ainda mais sobre o tema. Confira e descubra!

Quer saber mais sobre gestão da qualidade? Acompanhe nosso canal no YouTube!

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Fabrício Augusto Dias

Diretor de Produto e Tecnologia

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