Primeiros passos
Em 2019, a Sicoob Credicocapec decidiu otimizar a Gestão de processos e atividades a fim de ampliar a escala de atendimentos e melhorar a experiência dos associados.
A Sicoob Credicocapec é uma cooperativa de crédito singular do Sicoob SP, atuante nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Sua operação funciona no formato de livre admissão de cooperados desde 2014, contando atualmente com mais de 10 mil associados e aproximadamente 130 funcionários.
A partir desse movimento, iniciou a jornada de transformação digital contando, para isso, com a plataforma Lecom e a consultoria da Zixbe.
No começo dessa jorrnada, foram identificados três desafios principais a serem enfocados:
- O compartilhamento de informações importantes era feito de forma não sistematizada e despadronizada através da troca de papéis, e-mails e mensagens em chats
- Com as informações tramitando dessa forma, havia um alto volume de retrabalho para localizar documentos e refazer tarefas essenciais, além de ruídos constantes de comunicação
- Havia dificuldade para saber os status das atividades, coletar dados importantes e monitorar resultados.
Acesse o case completo da Sicoob Credicocapec com informações exclusivas
Destaques da jornada
O trabalho integrado entre Lecom e Zixbe ampliou a agilidade, a produtividade e a eficiência no dia a dia através da conexão entre pessoas, processos e tecnologias.
As atividades operacionais e repetitivas que levavam um alto volume de tempo, tinham um alto volume de retrabalho e eram feitas em meio ao vai e vem de papéis, mensagens e planilhas enviadas em anexo passaram a ser realizadas, acompanhadas e otimizadas na plataforma Lecom, envolvendo não apenas colaboradores como também profissionais externos.
Assim, tornou-se possível gerenciar e otimizar a operação de ponta a ponta com qualidade, visualizando com clareza o andamento dos processos e o registro das informações, além de permitir rastreabilidade, assertividade, melhoria da comunicação e melhoria das experiências oferecidas aos associados.
Principais resultados
- Redução média de 65% no tempo de resposta aos associados;
- Viabilização do crescimento da cooperativa de maneira sustentável, eficiente e produtiva, permitindo praticamente dobrar a quantidade de postos de atendimento e o número de associados no período de dois anos, ampliando consideravelmente o volume de cadastros e a concessão de créditos sem aumentar a estrutura do backoffice;
- Mais de 60 processos digitalizados e automatizados, como Cadastro de associados, Consórcio, Abertura de contas, Controle de Riscos e Limites (CRL), Seguros, entre outros.
“Nossa cooperativa se engajou na busca do crescimento estratégico e sustentável e foi atrás de alternativas para ampliar esse movimento. Com o trabalho integrado da Lecom e da Zixbe, a gente conseguiu aumentar o bem-estar das pessoas da equipe e ao mesmo tempo suprir com eficiência e assertividade as demandas de muito mais associados”.
João Paulo Freitas Cintra
Supervisor de Controles Internos e de Conformidade da Sicoob Credicocapec na época da implantação
Faça o download do case completo
Conheça outros cases de Cooperativas
Leia também
- Cultura, propósito e otimização de processos em cooperativas de Crédito
- Superando desafios em cooperativas de crédito com a gestão e automação de processos
- Unindo empatia e tecnologia nos processos das cooperativas
- Cooperativas, agenda ESG e Tecnologia: Caminhos e Resultados
- Gestão Consciente: Cooperativas e Processos