Por Marcia Ceschini, colunista do Blog Lecom
O mercado digital tem evoluído, sem sombra de dúvida. Mas ainda são muitos os desafios de agências, profissionais e empresas do setor. O principal deles é o desconhecimento por parte das empresas. E não se resume a um mal de cidade pequena. A maioria das agências esbarra com esse problema, seja ela grande ou pequena.
O papel da boa agência/empresa é evangelizar seu mercado e educar seu cliente sobre esse novo universo, seja com envio de artigos, treinamentos internos e até levá-los em eventos do segmento que sempre são realizados na capital ou interior. Falar em linguagem digital ou prometer os famosos “10 milhões de likes” e que farão um “viralzinho” só vai atrapalhar. Não só o resultado para o cliente, mas o mercado todo.
Um mercado que ainda está nascendo e depende da união dos profissionais para que se estabeleça de maneira profissional. O cliente ainda não entende porque deve pagar um fee mensal, ou porque deve investir no Facebook Ads , já que “as redes sociais são de graça”. É preciso que a agência deixe claro que só criar ações digitais e querer um retorno rápido, só funciona em menor para segmentos com forte apelo de nicho. Exemplo: maquiagem, sapatos femininos entre outros. Para outros setores os canais e as ações devem ser bem planejados e com metas reais, um exemplo é o mercado de tecnologia, B2B.
No digital a preocupação de uma agência deve ser como ser parceira e ajudar o cliente a gerar negócios. O digital normalmente é o caminho, o tráfego para levar o cliente até o site ou empresa. Os passos seguintes só fecharão o ciclo com sucesso, se o cliente tiver uma empresa com outros departamentos funcionando de acordo: atendimento, qualidade no produto, logística, pós venda e relacionamento com o consumidor, principalmente o gerenciamento de crise, calcanhar de Aquiles das empresas com o comportamento do consumidor hoje em dia.
Tudo interfere no bom ou mau resultado de ações digitais, o principal é deixar claro para o cliente o papel de cada um no processo. Diálogo claro, transparente e atuar como reais parceiros. Fatores que influenciam o ganha-ganha para ambos.