As ferramentas de RPA oferecem diversas funcionalidades que podem ser úteis em diversas ocasiões e segmentos empresariais. O reconhecimento óptico de caracteres é um deles, e pode facilitar muito operações de cadastro e organização de documentos, principalmente em um cenário de transformação digital.
No momento da implementação de soluções de automação, isso pode ser extremamente benéfico! Confira alguns detalhes neste artigo e entenda mais.
O que é o reconhecimento óptico de caracteres?
Popularmente conhecido como “OCR” por causa de seu nome em inglês (Optical Character Recognition), o reconhecimento óptico de caracteres é uma ferramenta que reconhece, em imagens, figuras que podem ser transformadas em símbolos e reconhecidas, posteriormente, como textos.
Tudo funciona por meio de uma leitura aprofundada do contraste das letras no papel. As partes escuras (letras) são vistas e interpretadas — como em um código binário — para serem convertidas em um documento digital totalmente editável.
A ideia é ter um hardware que possa capturar o texto, como um celular, um scanner e até máquinas fotográficas. Hoje já existem tecnologias que, inclusive, conseguem capturar as letras de papéis coloridos.
OCR facilita os processos de transformação digital
O processamento de documentos está relacionado a quatro atividades:
- identificar — “descobrir” o tipo de documento (imagem, manuscrito, impresso);
- classificar — com base na identificação, a classificação envolve a inserção do documento em algum grupo mais sólido;
- ler — reconhecer, de fato, o documento;
- interpretar — gerar conclusões a respeito do texto que foi reconhecido;
- atuar/assimilar — realizar ações baseadas nas conclusões, como enviar notificações, mostrar lembretes e armazenar os dados com base no formato assimilado.
Em um cenário de automação inteligente, o reconhecimento óptico de caracteres só consegue classificar e ler os documentos. Modelos de RPA realizam todas as outras etapas (com exceção das que o OCR faz). Por essa razão, é bom ter os dois trabalhando em conjunto.
Isso é essencial para ampliar a eficiência das primeiras etapas da jornada digital, que envolvem a digitalização dos documentos para, posteriormente, implementar uma solução de gerenciamento automatizado de processos, como um BPMN.
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