Estamos em uma era em que a tecnologia é o negócio. Temos exemplos notórios como Uber, Airbnb, Amazon e muitas outras companhias que revolucionaram a forma de fazer negócio por meio da inovação tecnológica. Cada vez mais as organizações devem e estão colocando a tecnologia no coração de suas estratégias e precisam melhorar seus processos empresariais.
Se pensarmos de forma prática e simples, uma empresa é formada por pessoas e processos. Pessoas normalmente envolvidas em etapas ou atividades em um ou mais processos. Entregando algum tipo de valor para a organização e para o mercado (seja um produto ou serviço).
Nesse cenário, a busca pela eficiência operacional é constante. Para alcançá-la, a equação mais alinhada é: pessoas + processo + tecnologia. Vale ressaltar que o papel da tecnologia nesse desenho é muito importante.
Quando falamos de eficiência operacional, estamos falando exatamente de como melhorar processos empresariais e de como utilizar da melhor maneira os recursos. Para assim ampliar a produtividade e conquistar mais competitividade no mercado. E a tecnologia faz toda a diferença.
Processos empresariais na nova era
Plataformas e tecnologias para Business Process Management (BPM) entregam hoje resultados incríveis para as organizações, trazendo inovação e soluções de negócio, explorando automação de processos, robotização e inteligência.
Em vez de procurar soluções caseiras, tentando traçar uma rota para o digital, as empresas devem buscar parceiros que entregam tecnologia pronta e escalável. Cada vez mais penso em TI e Negócio com foco na solução, e plataforma/tecnologia possibilitando a entrega de software de forma mais rápida e ágil, empoderando os clientes a criarem soluções para os seus negócios e trazendo melhorias para seus processos empresariais.
Se explorarmos um pouco mais o assunto, podemos citar o crescimento exponencial de dados nas organizações e no mundo. A quantidade gerada é impressionante. Os dados chegam de todas as formas, em um mix de estruturados e não estruturados, envolvidos em uma variedade de processos.
Mas essa avalanche é valiosa para o negócio porque pode se transformar em informações estratégicas quando os dados são tratados e analisados por meio de tecnologias para big data e analytics.
Esses recursos proporcionam à empresa insights de como é possível aprimorar processos empresariais. E, até mesmo munir o profissional de informação necessária para tomadas de decisão, de maneira rápida e mais assertiva, na execução de uma atividade.
Assista ao nosso Webinar sobre a Implementação de Processos Digitais, com Luciano Veronese.
Processos empresariais + pessoas + tecnologias
Com processos empresariais alinhados às exigências da nova era, pessoas e tecnologias adequadas ao cenário em transformação, quebra-se o paradigma do modelo tradicional de analisar historicamente os dados e só depois direcionar ou tomar uma decisão. Cada vez mais a decisão pode ser tomada, com base nos dados, no momento da execução de uma tarefa. E mais rápida.
O novo mundo, portanto, exige agilidade, perspicácia e inovação. O momento é de transformação de hábitos e modelos de negócio, em que certamente a tecnologia é protagonista. E nessa jornada, os primeiros passos passam inevitavelmente pela revisão de processos, pela sua digitalização.
Aproveite o início do novo ano para refletir sobre esse cenário. Se sua empresa busca entregar um produto ou um serviço melhor, reduzir custos, aumentar produtividade. Mas sequer se preocupa em gerenciar e otimizar seus processos, provavelmente não terá sucesso. Essa é uma reflexão que deve estar no topo das prioridades para quem quer garantir agora o futuro do seu negócio. E, obviamente, entendendo o papel da tecnologia como estratégia para alcançar esse objetivo.
Sua empresa saber organizar os processos internos? Sente que precisa de ajuda? Então entre em contato conosco que podemos te ajudar! Ah, e se gostou do nosso artigo, deixe sua opinião nos comentários abaixo! 🙂