A busca pela união entre a tecnologia e marketing cresce exponencialmente no mercado internacional nos últimos anos — tanto pelas facilidades dessa junção quanto pelos benefícios agregados. Mas, afinal, quais são as vantagens? Por que utilizar BPM no marketing? Como essa combinação auxilia as companhias na prática?
Estes aspectos, inclusive, são alguns dos motivos que justificam o aumento da implementação de tecnologias de marketing nos negócios. Uma pesquisa, publicada em maio de 2024 pelo Business Research Insights, aponta a previsão de crescimento de 14,03% entre 2021 e 2031, com US$ 641,74 bilhões investidos no setor até lá.
Segundo o relatório, gestores de vários nichos entenderam por que utilizar o BPM no marketing e passaram a aplicar soluções como a automação de processos como estratégias valiosas para a companhia, tanto em produtividade quanto na obtenção de lucros.
Para entender mais sobre o assunto, continue aqui! Neste artigo, você confere:
- porque utilizar o BPM no marketing;
- o que é o BPM;
- quais as vantagens dessa metodologia no setor;
- como implementar o BPM no marketing.
Bom aprendizado!
O que é o BPM?
O BPM (Business Process Management, ou Gestão de Processos de Negócio, em português) é uma disciplina que visa à aplicação de tecnologia para buscar a melhoria contínua de uma empresa. Por meio dessa metodologia, é possível integrar novas soluções e estratégias como a automação de processos às etapas de um fluxo de trabalho para torná-lo mais eficiente, ágil e livre de falhas.
Graças aos benefícios do gerenciamento, o mercado do setor cresce significativamente. Um estudo do Mordor Intelligence prevê que, em 2029, o investimento direcionado às soluções de gestão de processos deve alcançar os US$ 26,17 bilhões. Parte desse aumento é devido às vantagens do BPM no marketing.
Ou seja, além de destacar a importância do por quê utilizar o BPM no marketing, vale ressaltar que sua aplicação é vantajosa para toda organização. Além disso, conseguimos elencar uma série de benefícios específicos para cada área.
Por que utilizar o BPM no marketing?
Marketing é uma ciência complexa, que demanda esforço multidisciplinar para ter sucesso. Neste aspecto, contar com uma ferramenta inteligente é essencial para coletar e analisar dados e identificar pontos de melhorias em campanhas e investimentos internos para divulgação, por exemplo.
Imagine que parte da sua rotina de comunicação envolva a criação de peças publicitárias e seus respectivos textos para postagem em redes sociais. Por meio do BPM, você integra os times de design e redação para que ambos tenham acesso ao mesmo briefing, às metas definidas pela campanha e outros detalhes essenciais, como verba disponível e, posteriormente, resultados obtidos.
Para tanto, é importante saber não apenas como, mas porque utilizar o BPM no marketing. Confira, abaixo, algumas das maiores vantagens dessa união.
As principais vantagens do BPM no marketing
Ao entender os porquês de utilizar o BPM no marketing e implementar essas soluções na sua organização, você passa a desfrutar de uma série de benefícios estratégicos, que agregam valor ao negócio como um todo, e não apenas ao setor de comunicação. Algumas das principais vantagens são:
- aumento na eficiência operacional;
- melhoria na qualidade geral das campanhas;
- mais agilidade;
- melhoria na colaboração e comunicação interna;
- mais controle e governança;
- melhoria na experiência do cliente;
- decisões baseadas em dados;
- aprimoramento contínuo;
- alinhamento estratégico entre normas internas e condições de mercado;
- redução de custos operacionais e de comunicação.
Estas são apenas algumas das vantagens obtidas por meio do BPM no marketing. Para conquistá-las, contudo, é necessária uma implementação eficaz, que considere o contexto do negócio e suas particularidades. Confira mais sobre o tema a seguir.
Como implementar BPM no marketing?
Depois de entender por que utilizar o BPM no marketing, é o momento de ver como integrar a solução ao setor de forma estratégica. A implementação pode ser um processo complexo, porém, é possível resumi-la em 3 passos essenciais.
- Mapeamento do processo
Identifique quais os principais processos do setor de comunicação e mapeie-os por meio de um fluxograma ou organograma claro e facilmente inteligível. Este documento é responsável por guiar cada etapa e atividade que compõem o fluxo de trabalho.
Ao criá-lo, você também deve identificar e eliminar gargalos ou procedimentos que não agregam valor às entregas.
- Implemente novas soluções
Entendidos os processos, é possível automatizar e otimizar as etapas que representam atrasos ou ineficiências no fluxo.
Neste momento, pode-se configurar a ferramenta de BPM para monitorar dados e garantir a conformidade dos processos, tanto em relação às normas internas quanto à legislação.
- Monitoramento e melhoria contínua
Após implementar o BPM no marketing, você deve monitorar o desempenho e estudar as possibilidades de melhorias. Dessa forma, você garante o alinhamento dos processos com os objetivos da empresa — e em sua capacidade máxima de eficiência.
Por meio do monitoramento também é possível analisar o mercado para manter as estratégias e campanhas sempre atualizadas, de modo a realizar investimentos eficazes e lucrativos.
Veja como a Lecom te ajuda a unir BPM e marketing
É difícil gerenciar o volume de informações inerentes ao setor de comunicação: são orçamentos, planejamentos, campanhas, pesquisas e inúmeras informações que afetam diretamente o desempenho da estratégia. Esse é o principal porquê de utilizar o BPM no marketing — ter controle sobre todos os dados sem o risco de prejuízos.
Ao orquestrar o funcionamento das equipes, a correlação das ações torna-se mais clara e, consequentemente, mais efetiva. Ao visualizar gargalos e gaps, é possível realocar membros em posições que agregam valor às etapas e garantem a eficiência dos processos.
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