O gerenciamento de processos de negócios, ou simplesmente BPM (Business Process Management), é uma filosofia de administração bastante difundida no contexto organizacional e sua proposta é a de otimizar recursos e possibilitar resultados positivos para as empresas através da gestão detalhada dos processos.
No contexto do Business Process Management está inserida a Modelagem de Processos, a atividade que permite identificar os fatores envolvidos nos processos, bem como suas responsabilidades. Em outras palavras, através da Modelagem de Processos é possível promover melhorias nos processos de negócios, visualizando etapas atrasadas, gargalos e atividades que não agregam valor ao negócio.
André Farina, arquiteto de soluções Lecom comenta sobre a notação BPMN, a mais utilizada na Modelagem de Processos: “A notação BPMN (business process model notation), que atualmente encontra-se na versão 2.0, é mantida pela OMG, uma organização sem fins lucrativos que sustenta uma série de padrões usados no setor industrial. O propósito de BPMN é facilitar a criação de um diagrama que ilustra o funcionamento de um determinado processo de negócio. Esse diagrama deve ser de fácil entendimento tanto por pessoas técnicas como por não técnicas.”
Em seu artigo sobre como modelar processos corporativos, Farina demonstra como a filosofia BPM vem auxiliando empresas a alcançarem patamares de Excelência Operacional. Neste aspecto, as ferramentas de Modelagem de Processos assumem vital importância pois permitem facilitar sua gestão, como aponta Farina: “Essas ferramentas desempenham um importante papel dentro da filosofia BPM, uma vez que proporcionam um modo fácil de mapear os processos de negócio por meio da criação de diagramas. Uma vez mapeado, os processos podem ser mais bem entendidos, compartilhados, revisados, redefinidos e até mesmo monitorados.”
A Lecom também possui uma ferramenta intuitiva e simples de usar na Modelagem de Processos. Conheça o Modeler do ATOS BPM clicando aqui!