A primeira vista, integrar sistemas legados com soluções de TI parece no mínimo desafiador para as empresas que possuem ou desejam adquirir essas ferramentas. Porém, muitas vezes o ERP, CRM ou outro sistema não supre todas as necessidades de gestão empresarial em relação aos processos da empresa, a área de compras ou a área de vendas, por exemplo. Por essa razão, buscam-se soluções capazes de trazer mais controle e dinamismo á rotina. Agora, como permitir que os dados das diversas aplicações de TI se integrem com facilidade e segurança? Buscando trazer essa resposta, a Lecom, especializada em Comunicação Digital, e a Magic Software, provedora de tecnologias para o desenvolvimento e integração de aplicações de negócios baseadas em mobilidade, SaaS, SOA e BPM, iniciaram sua parceria em 2009. De lá pra cá, outros projetos surgiram e o caminho natural foi a expansão dessa parceria agora em 2011, com o intuito de facilitar a implantação de novos projetos.
Segundo Rodney Repullo, diretor-executivo da Magic Software, a nova fase da parceria promete bons resultados: “A primeira etapa foi a de ‘consolidação’ dos projetos a partir de um conjunto de empresas, que puderam nos mostrar quais melhorias poderiam ser implementadas. Agora é hora de expandir a oferta das soluções integradas aos sistemas legados e ampliar o posicionamento da parceria Lecom – Magic para outras frentes”.
A chave para proporcionar novos casos de sucesso é o iBOLT, integrador de dados que pode ser utilizado para unir diversos tipos de aplicações corporativas, como SAP, Oracle JD Edwards, Lotus Notes, Microsoft Office, Google Apps, Totvs, e outros. Entre suas características, o iBOLT possui um ambiente de processamento simplificado para garantir a consistência entre os diversos dados que trafegam na empresa e a flexibilidade na implantação das soluções de TI necessárias à organização.
O trabalho em conjunto da Lecom com a Magic já otimizou a rotina de várias empresas, clientes Lecom com soluções variadas como e-Procurement, Força de Vendas e outras; através do iBolt, é possível que as alterações nos dados do ERP sejam acessados automaticamente nas soluções de interesse e entre os principais benefícios temos:
- Diminuição do tempo necessário para integração
- Redução de erros;
- Integridade das informações.
Dessa forma, a sincronia entre os dados que trafegam pela empresa impacta diretamente na rotina corporativa, permitindo mais assertividade nas análises das demandas.
De acordo com Tiago Amôr, gerente de operações da Lecom, a empresa se dá conta de que possui mais controle sobre as informações, mas não precisa se preocupar com a integração entre seus sistemas, pois o conector funciona de forma transparente e a comunicação é feita diretamente através da solução.
Tiago explica: “O nosso cliente tem a solução e a vê funcionando e não se dá conta do que está por trás da tecnologia. Para ele o que interessa é se está entrando pedido de compra, se as métricas estabelecidas estão sendo seguidas, se a sua equipe está adicionando informações ao sistema etc. Ele deseja que o portal se integre aos seus legados de forma transparente, para que a solução que ele implantou traga resultados positivos em conjunto com o ERP que ele possui.”
Diante do sucesso dos projetos implantados, a Lecom e a Magic Software têm o objetivo de crescer em 100% o número de projetos para 2011, o que promete trazer ainda mais visibilidade para as marcas envolvidas. Quer conferir alguns outros detalhes dessa parceria? Nas matérias publicadas nos sites Aspneti, Linha de Código e Portal Segs pode encontrar mais informações! Fica também o convite para que você acesse nosso site e conheça um pouco mais sobre nós e sobre o que podemos oferecer a sua empresa!