Cada vez mais empresas buscam pelo auxílio tecnológico na hora de otimizar e implementar soluções de automação de processos em seus fluxos organizacionais – de acordo com a Mordor Intelligence, a tendência é que a busca por essa estratégia aumente em 5,82% até 2029, alcançando a marca de US$ 145.65 bilhões de dólares.
A automação de processos e as tecnologias e ferramentas legadas de uma organização devem trabalhar em conjunto e se conectar para otimizar a operação das empresas. Graças à inteligência artificial e à automação, o mercado vem cada vez mais se preparando para o futuro, sem deixar de considerar os sistemas de ERP legados.
Neste artigo exclusivo, falaremos mais sobre como a conexão entre as ferramentas de IA (inteligência artificial), RPA (Robotic Process Automation, ou automação robótica de processos) e ERP (Enterprise Resource Planning, ou sistema integrado de gestão Empresarial) ajudam sua empresa a conquistar mais produtividade e resultados.
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A conexão entre IA, RPA e ERP
A automação de processos aparece no meio dessas várias ferramentas como algo indispensável quando o assunto é orquestração e otimização do trabalho.
Analisando o cenário atual, chegamos à conclusão de que não se pode simplesmente ordenar que uma empresa trabalhe de forma mais inteligente. É preciso incorporar ações inteligentes no seu DNA e isso só é possível olhando para o ERP, que muitas vezes é o alicerce de uma empresa.
Através dessa análise, você passa a entender melhor como as ferramentas de inteligência artificial e automação podem otimizar seus processos, organizar o fluxo de atividades e, consequentemente, permitir que você alcance maiores resultados e lucros.
Mas, para isso, é preciso entendimento pleno sobre seus objetivos e as possibilidades disponíveis a seu favor.
As melhores práticas ilustram as novas perspectivas que ferramentas como IA e RPA podem trazer de valor agregado a uma companhia, quando orquestradas por uma plataforma de automação de processos, como as integrações em BPMS, por exemplo.
Possibilidades infinitas da automação de processos
Hoje, a IA e o RPA são tecnologias utilizadas em várias etapas dos processos de um negócio, e seu objetivo é criar um valor agregado real, como uma solução de serviço que, combinadas com o sistema ERP, podem ser de grande ajuda na construção de um hub global de dados e conhecimento.
Implementando um sistema de automação de processos com outras ferramentas, é possível encontrar rapidamente resultados, informações e documentos-base para o desenvolvimento de um processo, e com isso tomar a melhor decisão possível para a demanda de um serviço.
A IA e o RPA podem cuidar das tarefas relacionadas ao ERP e ao BPMs, que anteriormente exigiam trabalho manual, principalmente no processamento repetitivo de dados. Graças ao trabalho em conjunto dessas ferramentas, os colaboradores não precisam mais fazer todo trabalho manual.
Isso tem um enorme potencial para economia de tempo e recursos humanos. Há ainda outra vantagem: a automação de processos torna os dados dentro do sistema ERP confiáveis e previne problemas de processamento, duplicatas, cópias corrompidas ou processos comerciais interrompidos.
Isso, além de facilitar o dia a dia, permite mais agilidade e simplicidade na identificação de problemas e otimização de rotinas.
Processos padronizados também melhoram a comunicação com os clientes: o RPA é capaz de processar automaticamente solicitações recorrentes e, portanto, tem um efeito positivo na satisfação do cliente. Além disso, o sistema prioriza as solicitações dos clientes, atribuindo questões importantes diretamente a um especialista responsável.
Por que integrar IA, RPA e ERP com um BPMs?
O mundo dos negócios é competitivo e você precisará de todas as vantagens possíveis para garantir que esteja fazendo o seu melhor. Um sistema BPMs forte e a incorporação de tecnologias sofisticadas, como ERP, RPA e IA, é uma excelente maneira de garantir sua competitividade.
O RPA trabalha da mesma forma que uma pessoa na realização de tarefas, não são necessárias modificações no processo. O RPA pode preencher o espaço entre integrações em BPMS na nuvem e as aplicações legadas, como um ERP.
Isso afeta os fluxos de trabalho dos desenvolvedores e economiza o tempo dos colaboradores para se concentrarem em outras responsabilidades essenciais.
Ferramentas de IA e RPA são perfeitas para auxiliar como intermediárias entre software legado e aplicações BPM, permitindo que você mantenha os benefícios do software tradicional enquanto aproveita os incrementos de desempenho realizados pelo BPM implementado com RPA.
Benefícios do BPMS e RPA
O primeiro benefício que podemos citar é, sem dúvida, a possibilidade de organização e melhora no fluxo de atividades e entregas de resultados que sua empresa oferece aos clientes, a curto, médio e longo prazo. Nesse aspecto, uma boa BPMS é tão essencial para a sua empresa quanto o maquinário geral ou equipes competentes.
O RPA reflete ações humanas a partir de dados e aplicações inseridos na plataforma. Com isso, as empresas não precisarão fazer modificações nos sistemas legados existentes ao implementar o RPA. Isso é benéfico, pois permite que as empresas implementem a automação de maneira não-disruptiva.
Aliás, empresas com a capacidade de agendar remotamente o monitoramento moderno da implantação de robôs de software RPA se beneficiam consideravelmente de uma plataforma de gerenciamento centralizada, como a plataforma Lecom.
Isso porque a Lecom permite que análises e auditorias ocorram simultaneamente e em um único local. O RPA, sendo integrado ao BPMS, permitirá que as empresas alcancem uma governança aprimorada ao fixar certas condições dentro das regras de automação.
Aqui, mais do que a mera contratação de uma ferramenta de automação, você precisa de uma empresa que utiliza suas habilidades de automação para que negócios ofereçam aos consumidores assistência de qualidade, permitindo desenvolvimento de relatórios mais rápidos, integração e outras atividades.
Desbloqueando valor com RPA e BPMs
O RPA é um complemento natural para os BPMs e é perfeitamente adequado para resolver os problemas inerentes à sua ineficiência. Os “bots” de software criados por uma plataforma RPA podem operar 24/7 ou serem acionados automaticamente, conforme necessário.
Eles podem escalar para cima ou para baixo, trabalhar em qualquer número de sistemas e podem lidar automaticamente até com anomalias de dados ou do sistema e corrigi-las automaticamente. E, possivelmente o mais importante para a TI, eles melhoram significativamente os sistemas existentes.
Do ponto de vista técnico, o RPA funciona melhor em processos que têm as seguintes características:
- Baseado em regras, onde o julgamento humano envolvido é pequeno ou previsível, com um grau razoável de confiança;
- Repetitivo;
- Estável, ou seja, não está sujeito a mudanças frequentes.
Do ponto de vista dos negócios, os candidatos prováveis para automação inteligente são aqueles em que eficiência, velocidade ou escala são as métricas mais importantes, ou onde as taxas de erro são atualmente muito altas e qualquer erro seja custoso.
Onde as ferramentas atuam em conjunto: exemplos
Exemplos de processos comuns frequentemente identificados como candidatos para RPA incluem várias tarefas, como processamento de pedidos de vendas e faturas, integração de funcionários, manipulação inteligente de dados e transferências, processos voltados para o cliente, gerenciamento de sistemas físicos ou digitais.
Esses são alguns exemplos de oportunidades ilimitadas onde a automação de processos pode desempenhar um papel crítico. No setor financeiro, por exemplo, de acordo com o Gartner, o custo de aquisição de uma ferramenta RPA chega a ⅓ do valor de contratação de um funcionário – que corre muito mais risco de cometer erros do que o software.
Automatizar tarefas repetitivas, como entrada de dados, movimentação e manipulação baseada em regras, devolve tempo aos funcionários para se concentrarem em trabalhos de maior valor: especialistas financeiros têm tempo para oferecer mais valor com análises e planejamento mais profundos, e o RH pode se concentrar em desenvolver equipes e talentos.
Um dos maiores grupos educacionais do Brasil, a Ser Educacional, chega a economizar mais de 15 mil horas ao ano com a implementação da plataforma de gestão inteligente de processos da Lecom.
Um dos processos de mudança de turma que era solicitada pelo aluno, demorava até 20 dias para ser finalizado, pois precisava passar pelo atendimento, pelo financeiro e, muitas vezes, com idas e vindas para o aluno. Com a Lecom esse processo passou a demorar 5 segundos para ser feito, e o aluno já finaliza com o boleto novo em mãos.
Ou seja: melhoria interna e também para o cliente final. Conheça mais sobre esses e outros resultados reais dos nossos clientes.
Conheça a Lecom
Dado o alto retorno e o risco mínimo, a escolha de transformar os sistemas legados das empresas com RPA e IA sendo orquestrados por um BPMs é simples e traz um alto retorno em produtividade e também na economia de recursos.
A esta altura, é natural que você deseje, não apenas usufruir dos benefícios do BPMS e RPA, mas que busque alternativas seguras, idôneas e sólidas para uma parceria que tão importante.
Na Lecom, mais do que uma plataforma completa de orquestração e automação de processos, você tem uma ampla gama de serviços e ferramentas desenvolvidos pensando especialmente no crescimento e evolução de negócios como o seu.
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