A busca pela transformação digital envolve o conhecimento de ferramentas e tecnologias específicas. Nesse sentido, compreender o que é RPA cognitivo e automação de processos, por exemplo, é crucial para a conquista de benefícios como a melhoria da produtividade e redução dos custos.
Essas soluções compõem a ampla gama de recursos do BPM, ou gestão de processos — uma metodologia essencial para empresas no mercado atual. Aliás, segundo dados do Mordor Intelligence, a expectativa é de que, até 2029, o setor alcance os US$ 26,17 bilhões.
Ou seja, saber o que é RPA cognitivo é apenas o primeiro passo para levar seu negócio para o futuro. E, justamente por este motivo, você precisa terminar essa leitura. Nas próximas linhas, explicamos qual a definição dessa ferramenta e também:
- como funciona o RPA cognitivo;
- quais as vantagens do RPA cognitivo;
- como implementá-lo na empresa com segurança.
Vamos lá? Bom aprendizado!
O que é RPA cognitivo? Para que serve?
O RPA cognitivo é uma evolução do RPA tradicional (sigla em inglês para “automação robótica de processos”): integra a inteligência artificial e aprendizado de máquina para lidar com tarefas complexas. Em outras palavras, podemos dizer que, enquanto a ferramenta convencional realiza tarefas baseadas em regras, a cognitiva é capaz de tomar decisões, compreender contextos e lidar com informações mais estruturadas.
A aplicação do RPA cognitivo é útil em tarefas que requerem a combinação de automação com processamento de dados mais complexos. Alguns exemplos de uso são:
- análise automática de contratos e documentos;
- atendimento ao cliente com reconhecimento de linguagem natural;
- identificação de padrões em grande volumes de dados;
- processamento inteligente de pedidos e suporte;
- auditorias automatizadas em compliance regulatório.
Ou seja, basicamente, a principal diferença entre o que é RPA cognitivo e tradicional está na capacidade de atuação de cada uma das ferramentas. Enquanto a primeira coleta e analisa dados, a segunda age apenas baseada em regras pré-definidas pela organização.
Como funciona o RPA cognitivo na prática?
O RPA cognitivo funciona por meio da combinação de automação de processos e inteligência artificial para executar tarefas de forma mais ágil, funcional e assertiva. Essa ferramenta simula a capacidade humana de aprender, compreender e tomar decisões com base em regras e análises preditivas.
O processo de funcionamento passa por 4 etapas essenciais:
- entrada de dados;
- processamento e interpretação;
- automação e execução;
- feedback e aprendizado contínuo.
Ao longo desses passos, a ferramenta coleta, armazena, monitora e avalia dados para, além de executar as tarefas, aprender sobre padrões e alterações. Assim, toda a cadeia operacional torna-se mais eficiente, produtiva e ágil.
5 vantagens do RPA cognitivo para seu negócio
Depois de compreender o que é RPA cognitivo, é natural que você se pergunte quais são as vantagens práticas dessa ferramenta — afinal, o seu investimento deve ter retorno, certo? Para te auxiliar nessa decisão, reunimos os 5 benefícios mais buscados dessa metodologia.
1. Processamento de dados não estruturados
O RPA cognitivo permite que você lide com e-mails, PDFs, imagens e inúmeros formatos de arquivos variados de áudio e vídeo. Esta aplicação é possível graças à associação de tecnologias como OCR (reconhecimento óptico de caracteres) e NLP (processamento de linguagem natural).
2. Redução de erros
Ao aplicar o RPA cognitivo, você garante mais precisão em tarefas repetitivas e complexas, o que minimiza drasticamente as falhas como erros de digitação ou interpretação de dados.
3. Aumento de produtividade
Automatizar os processos com RPA cognitivo permite que tarefas específicas, baseadas em regras e com necessidade de determinado nível de análise crítica, tornem-se autônomas. Assim, os colaboradores se concentram em atividades mais estratégicas e criativas, que agregam mais valor à operação.
4. Adaptação e aprendizado contínuo
O RPA cognitivo aprende e melhora continuamente, para se ajustar às mudanças nos processos, nos objetivos da companhia e no mercado.
5. Melhoria na experiência do cliente
O RPA cognitivo é capaz de melhorar a experiência do cliente em inúmeras etapas, desde a entrega de produtos e serviços melhores, mais assertivos e de mais qualidade, até o atendimento para suporte ou pós-venda.
Além disso, a ferramenta é facilmente integrável aos sistemas nativos, de modo que você não perde acesso aos dados anteriores e, dessa forma, analisa informações cruciais para o desenvolvimento.
Como implementar o RPA cognitivo com segurança?
Agora que você já entende melhor o que é RPA cognitivo, vamos te mostrar o caminho para implementar essa solução no seu negócio. Para começar, você deve seguir 7 passos:
- identificar os processos elegíveis para a implementação, com análise das tarefas, gargalos e falhas que merecem atenção;
- definir os objetivos, com metas claras, alcançáveis e indicadores de performance mensuráveis;
- escolher a ferramenta de RPA ideal, que atenda às suas necessidades e ofereça as funcionalidades que você precisa;
- projetar o fluxo de trabalho automatizado, com o mapeamento dos processos e ferramentas já definidas;
- implementar o projeto-piloto, para testar as funções e identificar eventuais falhas;
- escalar para toda a organização, de forma gradual e controlada;
- monitorar e buscar a melhoria contínua, para evitar desatualizações ou obsolescências.
Com esses passos, você organiza seus processos e vê, na prática, o que é RPA cognitivo como ferramenta para melhorar a eficiência e produtividade da companhia. Para te acompanhar nessa jornada, nada como uma parceria com resultados comprovados e quase 30 anos de experiência com gestão de processos, não é?
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