Você pode até não saber o que é otimização de processos, mas tenho certeza de que, diariamente, você busca formas de aplicá-la no negócio para desfrutar de vantagens que vão desde o aumento da produtividade até a redução de custos operacionais.
A otimização é um dos principais fatores por trás da adoção de tecnologias e ferramentas como o BPM (Gestão de Processos de Negócios). Segundo um estudo da Mordor Intelligence, o mercado, já avaliado em US$ 14,96 bilhões em 2024, deve avançar 11,83% e alcançar os US$ 26,17 bilhões em 2029.
Ou seja, se você busca formas de inovar seu negócio e, por fim, descobrir o que é a otimização de processos, este artigo é para você! Hoje, além de conceituar este termo, falamos sobre:
- as vantagens de otimizar processos;
- como fazer otimização de processos;
- quais são as ferramentas para otimização de processos.
Vamos lá? Boa leitura!
O que é a otimização de processos?
Chamamos de otimização de processos o conjunto de técnicas, métodos e estratégias voltadas ao aumento de eficiência de determinado procedimento. Nesta melhoria, pode-se identificar mudanças como redução de custos, aumento da qualidade nas entregas, melhoria da velocidade ou eliminação de desperdícios e gargalos.
Uma das formas mais utilizadas nas empresas para conquistar a otimização é a automação dos procedimentos. Por meio dessa tecnologia, a companhia torna autônoma a realização de determinadas atividades e impacta todos os pontos que destacamos anteriormente, além de auxiliar na conquista de outros benefícios estratégicos.
Também é válido ressaltar que todos os processos de uma empresa são passíveis de otimização. Ou seja, você pode focar em atendimento ao cliente, controle de estoque, gestão financeira, procedimentos de produção e processos de recursos humanos, por exemplo.
Contudo, tão importante quanto compreender o que é otimização de processos, é conhecer suas vantagens. Afinal, esta abordagem é capaz de auxiliar na transformação digital das companhias e abrir caminhos para a melhoria contínua.
Conheça 6 vantagens de otimizar processos
Os 6 principais benefícios da otimização de processos são:
- redução de custos operacionais;
- ganho na produtividade;
- melhoria na comunicação interna;
- redução de retrabalhos;
- mais satisfação dos clientes;
- aumento da lucratividade.
É claro que, com a ampla gama de aplicações passíveis de otimização, a lista de benefícios se estende indefinidamente. Mas esses que citamos já são excelentes para começar, não acha? Portanto, o próximo passo é saber como fazer otimização dos processos de forma segura e eficiente.
Como fazer otimização de processos com segurança?
Depois de compreender o que é otimização de processos, você já deve ter percebido que existem inúmeras formas de aplicar essa técnica. Porém, mesmo ao considerar o leque de opções aplicáveis, o passo a passo para melhorar os procedimentos segue etapas essenciais, responsáveis por garantir o sucesso das entregas, como:
- mapeamento dos processos, para entender e documentar o funcionamento dos procedimentos;
- identificação dos problemas, para eliminá-los ou resolvê-los antes do surgimento de prejuízos;
- definição de metas, para estabelecer métricas específicas e mensurar o desempenho das soluções;
- análise e proposta de melhorias, para evitar desatualizações ou perdas de eficiência;
- monitoramento e ajustes, para conquistar a melhoria contínua e fugir da obsolescência.
É claro que, no nosso exemplo, listamos as etapas básicas. Você deve ter em mente que, a depender do tamanho do seu fluxo ou complexidade das atividades, a otimização pode exigir mais ou menos passos. Por esta razão, contar com ferramentas e parcerias especializadas é crucial.
Afinal, você quer que seus fluxos funcionem à perfeição, com o máximo de eficácia e sem erros, correto? Ou seja, saber o que é otimização de processos é apenas o começo da jornada — você também precisa conhecer os meios para chegar até seus objetivos.
Como escolher boas ferramentas para otimização de processos?
A escolha da ferramenta varia de acordo com a sua necessidade. Isto é, se você busca melhorar a produtividade, um sistema de atendimento ao cliente não te ajuda, então, você precisa adotar soluções como a automação das atividades que compõem o fluxo produtivo. Ou seja, você precisa conhecer muito bem tanto suas operações quanto os objetivos da sua companhia.
Também é importante avaliar critérios como facilidade de uso, escalabilidade, integração e funcionalidades específicas do sistema. Assim, você garante que, ao contratar uma ferramenta, todas as suas necessidades estejam resguardadas.
Outro ponto crucial é o suporte do sistema de otimização. Afinal, seus times precisarão de capacitação para manusear as ferramentas, então, é essencial contar com equipes de atendimento preparadas para atender.
Explore possibilidades, conheça resultados, faça pesquisas e colete feedbacks antes de qualquer contratação. Dessa forma, mais do que proteger o seu dinheiro, você garante uma prestação de serviço à altura das suas expectativas.
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Pronto, agora que você já sabe o que é otimização de processos, está na hora de conhecer sua futura parceria: a Lecom!
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- coletar, armazenar e analisar dados;
- adotar a automação de processos.
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