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O que é gestão de processos? Importância + como fazer?

O que é gestão de processos? Importância + como fazer?

É essencial que todo líder ou gestor compreenda o que é gestão de processos. A prática traz mais flexibilidade e permite que os negócios se atualizem com as últimas tendências do mercado. 

Mas antes de falar sobre esse gerenciamento, tenha em mente que um processo de negócios é o fluxo de trabalho de uma empresa. Ou seja, envolve as atividades que a companhia executa diariamente na busca pelos seus objetivos de negócios.

A boa gestão destas ações é crucial, pois garante mais controle sobre os procedimentos. Assim, você sabe o que fazer e quando executar determinada ação para guiar seus colaboradores com mais eficácia durante o desenvolvimento dos seus projetos. 

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois o artigo a seguir traz:

  • o que é e para que serve a gestão de processos; 
  • quais os benefícios da prática; 
  • como fazer gestão de processos do zero; 
  • como uma ferramenta ajuda sua empresa. 

Confira!

O que é gestão de processos? 

A gestão de processos é uma abordagem de negócios que otimiza as operações da empresa por meio da análise constante das suas atividades. A prática funciona em diversos departamentos e envolve as ações de monitoramento dos procedimentos e implementação de melhorias sistemáticas para trazer mais eficiência para o negócio. 

Como resultado, promove uma reestruturação contínua do fluxo de trabalho. Ou seja, a companhia sempre encontra oportunidades para se atualizar e “fazer melhor”, o que traz mais qualidade para seus produtos e/ou serviços. 

Para que serve a gestão de processos de negócios?

A gestão de processos serve para que a companhia identifique falhas nas atividades relacionadas aos negócios. Bons exemplos são um erro em uma das etapas de determinada tarefa ou uma ação desnecessária e que só estende o fluxo das atividades por um período além do indicado. 

Assim, a prática possibilita que o negócio compreenda sua sequência de trabalho na totalidade. 

Ademais, o gerenciamento de processos ajuda a empresa alcançar seus objetivos mais rapidamente. Isso porque padroniza as ações diárias para facilitar tanto a execução quanto o acompanhamento das tarefas e projetos. 

Qual a importância da gestão de processos para as empresas?

A gestão de processos é importante porque permite que a empresa se adapte com efetividade às mudanças do mercado. Por exemplo, para implementar uma nova ferramenta de compras, um aplicativo empresarial ou atender a uma nova necessidade do cliente, estimulada por alterações no comportamento do consumidor

O motivo é que a prática traz mais flexibilidade para o dia a dia. Para ficar mais claro, lembra que o gerenciamento de processos permite visualizar o fluxo de trabalho por completo? Graças a essa característica, você entende como a cadeia produtiva do negócio funciona. 

Como resultado, identifica os pontos de mudanças e age imediatamente para implementar as melhorias adequadas. Por exemplo, adotar o novo software de compras para agilizar o envio de pedidos ou oferecer novos produtos ou serviços para atender às novas demandas do seu público-alvo. 

A leitura é um hábito-chave para qualquer gestor, já que entrega os conhecimentos necessários para alavancar sua empresa e alcançar melhores resultados. Por isso, indicamos este artigo com os 8 livros sobre gestão de processos que você precisa ter na sua estante para se aprofundar mais no tema!

Quais os principais benefícios da gestão de processos?

  1. Aumento da produtividade

Agora que você entendeu qual é a importância da gestão de processos, chegou o momento de ver os benefícios da prática. 

O primeiro é o aumento da produtividade nos negócios, vantagem que deriva da padronização do fluxo de trabalho.

O que acontece é que ao criar um método de execução — com etapas e resultados bem definidos — os colaboradores sabem o que fazer em cada tarefa e produzem mais, com menos recursos e em menos tempo. 

  1. Mais controle e transparência para as operações 

Outros dois benefícios da gestão de processos — que andam juntos — são transparência e controle para todas as operações dos negócios. 

O motivo desses ganhos é que a prática fornece informações essenciais para entender o funcionamento da organização. Inclusive, detalhes de cada projeto que a companhia executa — como prazos de entrega, responsáveis e etapas necessárias.

A característica torna as decisões mais transparentes. Em outras palavras, os colaboradores sabem o porquê das escolhas e seus resultados. Ao mesmo tempo, os gestores controlam a operação de perto, pois acompanham a execução das atividades em tempo real. 

  1. Redução de erros e falhas 

A padronização das tarefas e o controle sobre os processos trazem outro benefício para a abordagem: a redução dos erros e falhas durante a execução dos projetos.

Afinal, os colaboradores recebem um passo a passo que dita o que fazer em cada etapa das atividades e os gestores acompanham o desempenho em tempo real. 

Assim, os erros são mínimos — já que a empresa segue um manual — e se ocorrerem, são percebidos e corrigidos imediatamente. 

  1. Aumento da satisfação dos clientes 

Além de entender o que é gestão de processos, saiba que a prática aumenta a satisfação dos clientes. 

Tenha em mente que padronizar e acompanhar de perto os fluxos de trabalho eleva a qualidade dos produtos ou serviços, devido ao controle sobre os fluxos de trabalho. 

Logo, os consumidores ficam mais satisfeitos em negociar com sua empresa e se tornam fiéis, o que potencializa o rendimento do empreendimento em médio e longo prazo. 

  1. Redução dos custos operacionais

Por último, temos a redução dos custos operacionais, e os motivos são simples: com menos erros e mais controle, você gasta menos com retrabalho nas tarefas do negócio. Além disso, com uma equipe mais produtiva, a companhia rende mais.

Desse modo, a empresa perde menos dinheiro, que “sobra” para investir em outras áreas, como expandir a atuação para outros mercados, e ainda lucra mais ao longo do tempo. 

Como fazer gestão de processos? As seis etapas explicadas 

Após entender o que é gestão de processos e qual a importância da prática, vamos ao tutorial de como executá-la. Para aprender, siga o passo a passo — dividido a partir da explicação das seis etapas da abordagem — que apresentamos logo abaixo!

  1. Mapeamento dos processos do negócio 

A primeira das etapas da gestão de processos é o mapeamento. A ação envolve estudar os procedimentos do negócio para entender sua sequência lógica. Ou seja, a ordem de execução das atividades e como cada uma afeta os resultados. 

A prática é fundamental, pois identifica gargalos — pontos de melhoria — e partes que não precisam de mudanças na operação. 

Mapear as ações não é apenas o primeiro passo — é um dos mais importantes do gerenciamento de procedimentos. Por isso, é primordial ter cuidado na hora de executá-lo. Aprenda como colocar a estratégia em prática no artigo: como fazer mapeamento de processos de forma estratégica? 

  1. Análise dos procedimentos 

Após mapear, analise todos os seus processos de negócios. Olhe de maneira estratégica para os fluxos de trabalho para entender como todos se relacionam, a fim de que a empresa alcance seus objetivos. 

Também fique atento aos gargalos para compreender como as oportunidades de melhoria impactam os resultados da organização. Em seguida, estabeleça ações para otimizar os processos e torná-los mais eficientes. 

  1. Redesenho das ações 

O terceiro passo é redesenhar os processos. Na prática, observe os resultados da análise que você executou na etapa anterior e trace um plano de ação em volta das oportunidades de melhorias.

Por exemplo, se perceber que o projeto conta com muitas etapas desnecessárias — e que só atrasam a execução — o redesenho envolve excluir ou substituir estas ações por outras mais eficientes. 

A ideia aqui é criar um novo fluxo de trabalho, baseado no antigo, mas otimizado para entregar mais agilidade e eficiência à empresa. 

  1. Implementação das melhorias

A quarta etapa da gestão de processos é a implementação das melhorias. Sabe o redesenho que você fez no terceiro passo? Pois bem, agora é o momento de colocá-lo em prática!

A ação não engloba apenas a implantação de um novo fluxo de trabalho, mas também a adoção de novos sistemas de negócios — como softwares — e o treinamento dos colaboradores.

O objetivo é garantir que toda a equipe esteja alinhada com os objetivos empresariais e tenha plena noção das suas responsabilidades e impactos para a companhia.

O alinhamento empresarial não é útil apenas para incorporar melhorias e educar a equipe. Veja outras importantes vantagens neste artigo: como alinhar processos organizacionais e os benefícios da prática!

  1. Monitoramento das mudanças 

Você já sabe o que é gestão de processos e entendeu como implementar otimizações no dia a dia da sua empresa — e agora? O próximo passo para um bom gerenciamento é monitorar as mudanças constantemente. 

A ideia é acompanhar os novos fluxos de trabalho para entender se funcionam da maneira correta e, principalmente, se trazem os resultados esperados. 

A ação, por exemplo, identifica se a exclusão de uma etapa do processo não atrasou ainda mais a execução em vez de trazer benefícios ou se é necessário adicionar uma nova fase para “compensar” uma atividade disfuncional. 

  1. Melhoria contínua dos procedimentos

Por fim, adote a visão de melhoria contínua. Considere os insights que coletou na etapa anterior e use-os para otimizar os fluxos de trabalho. Assim, sua empresa se mantém atualizada e sempre à frente da concorrência.

Afinal, um negócio que se preocupa em acompanhar as tendências de mercado e de comportamento dos seus consumidores tem processos mais eficazes e, consequentemente, atrai mais clientes, certo?

Como uma ferramenta de gestão de processos otimiza o dia a dia das organizações?

Compreendeu o que é gestão de processos e o passo a passo para implementar na sua empresa? Pois saiba que a tecnologia facilita a tarefa e torna suas ações mais eficientes em curto e longo prazo.

Com uma boa ferramenta de gestão de processos você modela, executa e gerencia todas as operações do negócio de uma única plataforma que, inclusive, apresenta integração com outros sistemas empresariais. 

Tais características tornam sua gestão mais eficiente e potencializam os seus resultados. Quer uma dica de uma plataforma que ofereça todos esses recursos? Então, conheça a Lecom Tecnologia!

A solução ainda conta com: 

  • rastreabilidade com a visualização das tarefas e o acompanhamento do desempenho organizacional em tempo real para aumentar o controle sobre os procedimentos; 
  • disponibilidade com a facilidade de acesso por qualquer dispositivo com conexão à internet, inclusive os mobile
  • escalabilidade com a possibilidade de alavancar suas operações com menos custos com pacotes exclusivos; 
  • segurança e total alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para proteger seu negócio e evitar o vazamento de informações sensíveis;
  • usabilidade com sua facilidade de implementação e uso diário por todos os departamentos. 

Veja o tour guiado da nossa plataforma Lecom e confira tudo o que a ferramenta pode fazer pela sua empresa!

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Rafael Silva

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