O segmento Agro move grande parte da economia do Brasil e sabemos bem disso. Porém, o que o setor tem de potente também tem de desafiador.
A atividade depende do clima, das condições do solo, da infraestrutura logística, do preço dos insumos, do ambiente político nacional e internacional, das ofertas de financiamento e seguro, e por aí vai.
Claro que não existe fórmula mágica pra cuidar de tudo isso e ainda ter rentabilidade e perenidade, mas é possível ter resultados expressivos e sustentáveis com facilitadores como a tecnologia.
Quando falamos sobre tecnologia no Agro, é comum pensar no investimento em máquinas, tratores, ou mesmo nas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento para a inovação em produtos.
Tudo isso é essencial, mas para além do que é aplicado no campo há diversos benefícios quando a tecnologia é entendida como parte do core estratégico do negócio.
Isso significa compreendê-la como recurso fundamental para a Governança e a tomada estratégica de decisões com embasamento no acesso em tempo real, no acompanhamento e na análise de dados, informações e recursos do dia a dia da empresa.
O entendimento estratégico do papel da tecnologia, inclusive, leva empresas como a nossa cliente Jalles Machado a ter uma área de TI que responde diretamente para a Presidência da Companhia. Você pode saber mais sobre esse nosso case AQUI.
Empresas como a Jalles Machado contam com a nossa plataforma de Automação Inteligente de Processos para digitalizar, gerir e otimizar os diferentes fluxos de documentos, demandas e atividades que tramitam entre pessoas e departamentos da empresa.
Esses fluxos digitais viabilizam, na Jalles e em outras organizações como Timac Agro, Nardini e Melitta – solicitações de compra, controles de qualidade, contratações, questões jurídicas, procedimentos para aprovação e reembolso de despesas, entre tantos outros com muito mais produtividade e efetividade.
E como fica a vida dos gestores nesse cenário?
Ao invés de cobrarem a execução operacional das tarefas, se desgastarem para saber o status das atividades e localizarem documentos em meio ao vai e vem de papéis, sofrendo com o retrabalho e os custos em tempo e dinheiro, eles têm agilidade e eficiência para rastrear onde, com quem e como estão as demandas, além de segurança e auditoria no registro das informações e visão geral para o controle e a otimização dos fluxos.
Imagine o quanto isso traz de ganho se, além de tudo, a empresa tiver operações espalhadas em diferentes regiões geográficas e diversos níveis de aprovação.
No caso de operações assim, não basta apenas ter acesso digital para a troca de mensagens e arquivos com milhares de e-mails e planilhas. É preciso agilidade e eficiência para rastrear onde, com quem e como estão as demandas, além de segurança e auditoria no registro das informações e visão geral para o controle e a otimização dos fluxos.
Você pode entender, por exemplo, como a nossa cliente Melitta enfrentava esse cenário e como nós a apoiamos clicando AQUI.
Atento aos potenciais da tecnologia e aos diferentes níveis de maturidade de sua utilização na gestão, nosso cliente Cesar, inclusive, divulgou um estudo em 2021 destacando que cerca de 60% das empresas brasileiras têm ações alinhadas à transformação digital de suas rotinas, mas ainda realizam esse movimento de forma desconectada da estratégia geral da empresa.
Ainda segundo o estudo do Cesar, os negócios com maior maturidade no uso da tecnologia como facilitadora da gestão conseguem realizar processos assertivos de “Cirurgia organizacional”, ou seja, “cortam” a complexidade das estruturas e simplificam rotinas para não ficarem reféns de ações lentas, ineficientes e que geram desperdício.
Em setores como o Agro, com alto risco em função das variações climáticas, financeiras e políticas, essa simplificação pode ser decisiva para a manutenção das atividades da cadeia.
Como está aí na sua empresa? Quer simplificar e otimizar rotinas e resultados com o apoio da tecnologia?
Podemos te ajudar!
Veja o vídeo que fiz sobre o tema
Faça um passeio virtual pela nossa plataforma e vamos juntos no sentido da transformação 🙂