A popularidade do Método Ágil tem crescido aceleradamente nos últimos anos. Atualmente o Ágil é almejado por todos e os debates sobre este tema são cada vez mais frequentes. Mas você realmente sabe como adquirir um Mindset Ágil?
Mindset está relacionado à mentalidade, significa “configuração mental”. Portanto, um Mindset Ágil configura a organização a focar em entregas e experimentações constantes. Proporciona um conhecimento ambiental por meio do contato contínuo, permite olhar o todo e trabalhar em partes, avaliando o que realmente é importante para direcionar os recursos aos itens que realmente são relevantes, melhorando a lucratividade do projeto.
Existem fatores fundamentais para adquirir um Mindset Ágil. Entre eles está o aculturamento Ágil, pois o alinhamento de expectativas, interação e trabalho em equipe são fatores essenciais deste método. No Ágil, acima da discussão de contrato está a experimentação e aprendizagem constante.
Outro ponto primordial para configurar a organização para o Método Ágil é evitar esperar elementos característicos do método tradicional no ágil. Manter uma polarização ou contrapontos entre os dois métodos durante a execução impede que haja o engajamento necessário a aprendizagem constante.
Veja mais sobre os fatores fundamentais para adquirir um Mindset Ágil com o Tiago Amôr no Lecom Talk:
Entenda o Mindset Ágil
Primeiramente é importante ressaltar algumas diferenças entre o método tradicional e o ágil.
No método tradicional é adotada a prática de sequências de fases, ou seja, para iniciar a próxima é necessário terminar a anterior. Desta maneira, a cada problema que surge no processo, aumenta-se a complexibilidade do seu uso. Outra característica desse método é que, geralmente, o cliente e o usuário final participam apenas do início do processo. Portanto, não têm a possibilidade de testar e aprimorar o escopo. No ágil, o processo é dividido em ciclos curtos e simultâneos que permite que cada fase seja experimentada, corrigida e aprimorada com menos complexibilidade e possibilita a interação do cliente e usuário final em cada parte do projeto.
Com o Mindset Ágil, a organização estará devidamente configurada à exercer este engajamento e aprendizado constante. Veja a seguir suas principais características.
Melhoria contínua
A cada sucesso, erro ou fracasso, o intuito é sempre aprender. A equipe deve ser estimulada e habilitada ao aprendizado constante, buscando sempre o crescimento individual e do grupo.
Saber onde quer chegar
Para disparar uma flecha certeira é necessário ter um alvo à vista, da mesma forma, para que a equipe se organize e seja assertiva, é necessário que tenham claras suas metas e objetivos.
Organização e foco são primordiais para manter os processos em curso com eficiência e entregabilidade.
Aprender com as adversidades
O desenvolvimento em ciclos curtos característico do Método Ágil, possibilitam que os erros sejam revertidos em aprendizagem e utilizados como meio de aperfeiçoar o processo. Quanto mais cedo se erra, mais cedo o time irá aprender. Por isso é necessário compreender que as falhas são oportunidades no Mindset Ágil.
Adaptabilidade
Saber lidar com resultados que precisam ser corrigidos é um fator importante do Mindset Ágil. A adaptabilidade da equipe às constantes mudanças e necessidade de aprimoramento contínuo deve ser fomentada.
Então, o Mindset Ágil é uma configuração mental para adaptabilidade e aprendizado constante, com foco em entregas contínuas e organizadas. Para um organização adquiri-lo, estas características precisam ser fomentadas em toda a equipe, além de se estabelecer uma compreensão dos conceitos e particularidades da metodologia ágil, possibilitando uma aculturação sobre ele.
E agora, está pronto para adquirir o Mindset Ágil? Deixe sua opinião nos comentários!
Para acompanhar todos as nossas dicas do Lecom Talk,
inscreva-se em nosso canal do YouTube.