Estamos sempre em busca de inovações que possam transformar a gestão de processos para nossos clientes. Foi com esse espírito que marcamos presença no CSC Innovation Day 2024, evento importante para quem está acompanhando as transformações dos Centros de Serviços Compartilhados (CSCs). Como membro associado da ABSC (Associação Brasileira de Serviços Compartilhados), tivemos a honra de participar ativamente do evento, que aconteceu no dia 26 de novembro.
O tema deste ano foi “A Revolução da IA nas Operações dos Centros de Serviços Compartilhados”, e, como não poderia ser diferente, a inteligência artificial foi o grande destaque. O evento reuniu especialistas e profissionais que discutiram como a IA pode impulsionar a eficiência, reduzir custos e aprimorar a experiência do cliente em CSCs.
Grupo Fleury: um case de sucesso em hiperautomação com a Lecom
Durante o evento, tivemos a oportunidade de apresentar um case que é, para nós, um verdadeiro exemplo de sucesso: a jornada do Grupo Fleury em sua transformação digital com a Lecom. Em uma palestra conduzida pelo Roberto Mancuzo, sócio da nossa parceira Join4 e com a participação do Giuliano Santos, coordenador de sistemas do nosso cliente Grupo Fleury, e Mario Oliveira, sócio da Lecom, discutimos os desafios e os benefícios da implementação da nossa plataforma, especialmente durante a fusão com o Grupo Pardini e a visão de futuro com IA.
Unificação e sinergia: superando os desafios da fusão
Giuliano compartilhou um dos momentos mais desafiadores para o Grupo Fleury: a fusão com o Grupo Pardini. A necessidade de unificar sistemas e processos distintos em uma plataforma única foi um grande desafio. Foi aí que a Lecom entrou, sendo a escolha ideal para integrar os ERPs legados (Datasul e SAP) e criar uma camada de orquestração que garantisse a gestão unificada dos processos.
“É uma fusão que a gente busca hoje, né, muita sinergia entre ambos os grupos. São dois gigantes da área da saúde. Então, chegou o momento que a gente precisava escolher uma ferramenta de ECM que abrangesse todo o processo… foi feito um projeto em 4 meses para fazer um tombamento de todo o CSC do Grupo Fleury para dentro da plataforma Lecom.”
A Lecom como orquestradora de valor: indo além do helpdesk e ITSM
Mario Oliveira compartilhou que a nossa plataforma não é apenas uma ferramenta de helpdesk ou ITSM. Ela vai muito além disso, atuando como uma verdadeira orquestradora de processos. Ele destacou o poder da nossa plataforma para integrar diferentes sistemas, automatizar tarefas e fornecer uma visão holística das operações, o que foi essencial para garantir a sinergia e a eficiência da fusão.
“…nós estamos falando de DataSul de um lado e SAP do outro, e a gente precisava criar a camada de processo mantendo as duas linhas de integração… Então, foi como se fosse um novo projeto, literalmente, a gente mantendo os pratinhos rodando do projeto atual enquanto implementava esse novo projeto do zero, unificando tudo.”
Resultados concretos: eficiência, visibilidade e escalabilidade
Giuliano nos contou sobre os resultados impressionantes que o Grupo Fleury obteve com a implementação da nossa plataforma:
- Migração de 70 fluxos em apenas 4 meses, substituindo a plataforma anterior utilizada pelo Grupo pela Lecom.
- Automação de 250 processos, incluindo o processo de manifestação de clientes, com mais de 300.000 solicitações por mês.
- Expansão da base de usuários de 10.000 para 28.000 após a fusão.
- Gestão à vista dos processos, com monitoramento de SLAs, lead times e indicadores de desempenho.
“É gestão do processo ali. Você tem um processo amarrado do início ao fim com lead time nele… A gestão à vista traz resultados significativos, porque você consegue medir o tempo das atividades e a eficiência delas.”
Rumo à hiperautomação: inovação e visão de futuro
Tanto Giuliano quanto Mario compartilham uma visão clara para o futuro: continuar a jornada de hiperautomação, utilizando tecnologias como low-code, IA e RPA para criar processos ainda mais inteligentes e autônomos. A melhoria contínua dos processos e a análise de dados para identificar gargalos são elementos-chave dessa evolução.
“Cada vez mais, estamos utilizando tecnologias como a Lecom, que é uma ferramenta muito low-code, para ter eficiência na produção dos fluxos, muita inteligência artificial para otimizar o desenvolvimento.”
A Lecom se consolidou, assim, como parceira estratégica do Grupo Fleury em sua jornada de transformação digital. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa revolução e de impulsionar a hiperautomação, a eficiência e a inovação nos processos de nossos clientes.