Conversas, gestos, comportamentos, valores, crenças. Esses são apenas alguns exemplos de elementos que compõem a cultura corporativa. A origem da palavra remete à noção de “Cultivo”, o que é muito relevante considerando que a cultura se constrói de forma viva, constante, compartilhada, no processo de semear ideias e cuidar das rotinas do dia a dia.
Entendendo esse contexto, nós desenvolvemos o Programa de Imersão em Cultura “Colher”. O nome é inspirado tanto no universo de cultivo quanto na palavra Lecom, que quando é lida “de trás pra frente” se torna “Comle”, expressão que tem a sonoridade bem parecida com o título do Programa.
A brincadeira com a inversão do nome da nossa empresa surgiu pois, além de muitas vezes vivermos momentos cheios de desafios, em que o mundo parece estar “ao contrário” (já disse Nando Reis em uma de suas músicas), o objetivo essencial da ação sempre foi refletir sobre a cultura de forma botton-up, ou seja, não apenas a partir de definições vindas da liderança, mas sim em um processo transversal, inclusivo e democrático.
O Programa Colher foi desenvolvido e aprimorado durante todo o primeiro semestre de 2021 pela área de Talentos em parceria com Luciane Faria (assessora de Marketing da Lecom) e Tainah Veras (consultora da organização). Foi definido um formato de encontros mensais online entre agosto e dezembro, cada um deles com a duração de 2 horas e meia e a proposta de conteúdos, conversas, momentos de descontração e dinâmicas que têm como foco “pensar quem somos e alcançar quem a gente quer ser”, abordando temas como: consolidação de uma imagem de referência; passado, presente e futuro da empresa; liderança; comunicação. No intervalo entre os encontros, os participantes recebem referências, são estimulados a fazerem reflexões e se surpreendem com algumas experiências.
O Programa foi lançado no início de agosto e todas as pessoas da nossa empresa foram convidadas a participar. Para a inscrição, bastava preencher uma enquete com perguntas como as expectativas para a ação, as expectativas para o crescimento profissional, e os aprendizados desejados; as respostas serviram como uma das bases para direcionar as atividades. O número de inscrições nos surpreendeu de maneira muito positiva – vimos a relevância do assunto para nossa equipe e tivemos um resultado bem heterogêneo em idade; experiência – estagiários, analistas, líderes, membros da diretoria; área de atuação – tecnologia, marketing, comercial, programação, consultoria; perfil e visão.
João Cruz, CEO da Lecom, destaca: “É uma iniciativa incrível para os nossos 26 anos de história: pensar em conjunto, tendo as nossas pessoas na essência das reflexões sobre cultura, faz todo sentido, gera entusiasmo, é algo vivo, real. Além disso, o formato proposto é leve, dinâmico, envolvente, democrático, dando a oportunidade de aprofundar relacionamentos, compartilhar visões distintas e ampliar a conexão”.
Erich Silva, diretor da área de Operações e Talentos e um dos responsáveis pelo Programa Colher, pontua: “Estamos muito felizes em realizar essa proposta. É uma iniciativa feita para as pessoas valorizarem o processo que se constrói no dia a dia, colhendo aprendizados e conexões ao longo de todo o Programa. É assim, passo a passo, que entendo que fortalecemos a sintonia e desenhamos direcionamentos coletivos”.