A todo momento somos bombardeados por novidades tecnológicas que transformam nosso cotidiano. A Transformação Digital bate na porta de todos, e as organizações precisam estar prontas para recebê-la. Alguns elementos da era digital, como a Internet of things, têm causado um grande impacto no mercado atual.
A tecnologia é uma peça fundamental nessa transformação e seu avanço é o que chamamos de “caminho sem volta”. Com isso, surge o desafio de compreender tudo isso e saber se comportar diante de tanta inovação.
O que é Internet of things (IoT)
A internet das coisas consiste na conexão de dispositivos móveis para proporcionar inteligência. Ela possibilita uma comunicação e trocas estratégicas de informações com alta agilidade. Assim, oferece praticidade aos consumidores em seus processos de compra e nas relações de negócios. Além de otimizar os recursos para potencializar a lucratividade dos processos das organizações.
Um exemplo de IoT são os mecanismos de customização industrial em massa. Estes mecanismos possibilitam que as fábricas produzam lotes menores dos produtos com as customizações ajustadas remotamente. Assim, o custo de fabricar itens personalizados se torna muito mais simples e barato.
Outro bom exemplo de dispositivo de internet of things é o Google Home, que é um auto falante inteligente conectado à rede via wi-fi e funciona como um assistente pessoal. Para acioná-lo, basta dar comandos de voz de qualquer lugar da casa. Por este dispositivo é possível acender ou apagar as luzes, administrar as atividades da casa, acompanhar as últimas notícias, checar a previsão do tempo e muito mais.
[epico_capture_sc id=”29799″]
Como é possível alcançar a tecnologia?
Segundo Robson Garcia, Gerente de Planejamento e Processo da Global, o segredo para obter bons resultados na transformação digital, não é correr mais do que a tecnologia, mas sim, correr mais que a concorrência. A função da transformação digital é tornar a vida das pessoas melhor, para isso, é importante que se obtenha um equilíbrio entre nossa capacidade de processar e de armazenar informações.
No mercado atual, o crescimento exponencial se tornou uma tendência. Entregas de valor constantes e inovadoras são um requisito importante para se obter sucesso na era digital. Além disso, o consumidor se torna cada vez mais exigente quanto a agilidade e qualidade dessas entregas.
Confira nosso webinar “Transformação digital para resultados” com Robson Garcia e entenda como você pode ultrapassar seus concorrentes tomando as decisões certas frente às tecnologias.
Saiba aplicar a transformação digital em sua empresa
Primeiramente, é necessário analisar a viabilidade técnica para a transformação digital na organização. Nesse ponto, é importante verificar o tempo gasto em cada atividade. Atividades que demandam muito tempo e pouca interação humana devem ser prioridade na automação de processos.
Porém, o principal fator para direcionar a transformação digital de uma empresa deverá ser a satisfação dos públicos de interesse. O foco nas pessoas é um elemento-chave para que a tecnologia seja implementada da forma adequada. Por isso, a transformação digital deve respeitar a cultura em que está inserida.
Diferentes tipos de negócio deverão adotar táticas diferentes para a transformação digital. O grau e o ritmo das mudanças em uma organização deverá ser alinhado ao perfil e expectativas de seus públicos de interesse e às tendências do mercado em que atuam. Cada organização deverá somar a tecnologia aos seus processos e às pessoas para poder construir o seu diferencial nesse processo de transformação.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades sobre transformação digital 😉