Compreender a aplicação de novas tecnologias no dia a dia empresarial é, cada vez mais, um ponto de atenção para gestores do mundo todo. Líderes buscam constantemente entender como utilizar a inteligência na automação de processos e como a associação entre soluções modernas e estratégicas impacta diretamente a produtividade e receita dos negócios.
Como resultado dessa tendência, o mercado de inteligência artificial apresenta crescimento exponencial nos últimos anos, com previsão de avançar ainda mais. Segundo um relatório do Mordor Intelligence, espera-se que, entre 2024 e 2029, o setor aumente 31,22% e expanda para cada vez mais áreas.
Para entender mais sobre a inteligência na automação de processos, continue conosco! Neste material, falamos sobre:
- o que é a inteligência na automação de processos;
- quais as vantagens dessa metodologia;
- como implementar automação de processos inteligentes no seu negócio.
Boa leitura!
O que é a inteligência na automação de processos?
Inteligência na automação de processos refere-se à integração de tecnologias avançadas em sistemas automatizados, com intuito de melhorar a eficiência, precisão, produtividade e adaptabilidade das funções empresariais. Por meio dessa combinação, softwares ou ferramentas autônomas — que também podem aprender, tomar decisões e se adaptar a novas situações — realizam as tarefas repetitivas e burocráticas.
Alguns dos principais aspectos da inteligência na automação de processos incluem:
- automação inteligente: que compreende a utilização de inteligência artificial para interpretar dados e prever resultados sem intervenção humana, como o RPA (Robotic Process Automation, automação robótica de processos);
- análise preditiva: para monitorar e avaliar uma abundância de dados, tanto em quantidade, quanto em variedade de métricas, em tempo real, com intuito de antecipar falhas e propor soluções estratégicas;
- adaptação e aprendizado: característica-chave da inteligência na automação de processos, que visa entender os cenários atuais, aprender suas especificidades e automatizar aspectos essenciais.
Em outras palavras, pode-se dizer que a inteligência aplicada à automatização de tarefas é uma evolução da automação tradicional. Neste caso, além dos benefícios já conhecidos de automatizar atividades, é importante tratar sobre as vantagens da automação de processos inteligente.
4 vantagens da automação de processos inteligente
Adotar a inteligência na automação de processos permite que você desfrute de uma série de vantagens estratégicas para o seu negócio. Confira, abaixo, algumas das principais.
- Aumento da eficiência operacional
Um sistema automatizado com inteligência realiza tarefas repetitivas e burocráticas com mais rapidez e assertividade do que os humanos, o que reduz o tempo de execução de processos e minimiza as chances de erros. Dessa forma, os funcionários podem focar os esforços em atividades mais estratégicas.
- Redução de custos
Automatizar processos reduz custos operacionais ao eliminar a necessidade de intervenção humana. Além disso, é possível realocar recursos e colaboradores, de modo a distribuir melhor o investimento realizado na implementação da tecnologia.
- Melhoria na tomada de decisões
Com a integração de tecnologias, como a análise preditiva e o machine learning (aprendizado de máquina), a automação inteligente fornece insights precisos em tempo real para que as empresas tomem decisões mais seguras e assertivas.
- Mais adaptabilidade e escalabilidade
Sistemas dotados de inteligência na automação de processos se adaptam às novas informações e se ajustam automaticamente para otimizar o desempenho. Além disso, esta metodologia é escalável e permite que as empresas aumentem as operações sem necessidade de ampliação proporcional de mão de obra ou infraestrutura.
Como implementar automação de processos inteligente?
A implementação da inteligência na automação de processos deve seguir um passo a passo bem definido para garantir a eficiência da estratégia. Em linhas gerais, envolve 5 etapas:
- identificação e mapeamento dos processos;
- escolha da tecnologia adequada;
- preparação dos dados e treinamento;
- testes;
- escalabilidade e melhoria contínua.
Conheça detalhes de cada uma a seguir.
- Identificação e mapeamento dos processos
Avalie e destaque quais processos podem se beneficiar da automatização e crie um mapeamento que abranja todas suas etapas, desde o recebimento até a entrega da demanda. Aqui, também é importante elencar objetivos e metas para o negócio e incluí-los no mapa.
- Escolha da tecnologia adequada
Determinados tipos de tecnologias servem a propósitos específicos, portanto, considere qual a melhor solução para o que você precisa. Por exemplo: enquanto o RPA é ideal para tarefas repetitivas e baseadas em regras, a IA é mais adequada para atividades que exigem análise de dados ou tomada de decisões.
- Preparação dos dados e treinamento
A coleta de dados do seu sistema nativo é imprescindível para o futuro da inteligência na automação de processos. Afinal, independentemente da tecnologia empregada, as equipes envolvidas — e, em muitos casos, a própria ferramenta — precisam de treinamento para saber lidar com eventuais intercorrências ou falhas.
- Testes
Implemente um projeto-piloto para entender sobre o funcionamento da sua nova estratégia e realize testes específicos para mensurar a produtividade, eficiência, assertividade e outros aspectos que sejam relevantes à sua operação. Faça ajustes e otimize as etapas para que tudo funcione perfeitamente.
- Escalabilidade e melhoria contínua
Após a implementação e constatação de funcionamento da inteligência na automação de processos, estude possibilidades de escalar a tecnologia e tornar sua aplicação ampla no dia a dia das operações. Para tanto, colete feedbacks e analise dados. Assim, além de manter seu sistema sempre atualizado, você também garante a melhoria contínua da organização.
Estes são os passos básicos para saber como implementar automação de processos inteligente no seu negócio, porém, vale ressaltar: a depender da complexidade do projeto ou de particularidades de cada empresa, outras etapas podem ser necessárias. Por isso, lembre-se de contar com um consultor especialista para te acompanhar nessa jornada.
Conheça a Lecom
Depois de entender o que é e como funciona a inteligência na automação de processos, é hora de conhecer sua futura parceria na transformação digital: a Lecom!
Com quase 30 anos de mercado, a Lecom é uma plataforma de gestão de processos inteligente que te ajuda na organização, mapeamento, automação e otimização de tarefas empresariais de forma fácil, segura e com a qualidade que você busca.
No nosso site, além de conferir alguns dos resultados que já ajudamos a conquistar, você acessa nosso tour guiado para conhecer a solução na prática e entender como podemos te ajudar.
Ficou com alguma dúvida? Agende uma reunião com nossos especialistas e dê o primeiro passo para o futuro do seu negócio!