Quem diz isso é o Gartner Inc, que lançou sua mais recente previsão de investimentos em BPMS em 2015. Para o instituto, o investimento mundial em gerenciamento de processos de negócio (BPM) enfrenta um cenário positivo, com previsão de crescimento de 4,4%, e deverá atingir a casa de $ 2,7 bilhões de dólares nesse ano.
Esse crescimento acontece pela transformação digital que as organizações estão começando a realizar. Esse dado pode significar que a mudança em direção ao uso de uma suíte de gerenciamento de processos inteligente (iBPMS) – que é bastante comentando pelo Gartner – está em andamento.
O diretor de pesquisa do Gartner, Rob Dunie, comenta que uma iBPMS suporta a capacidade de resposta do negócio no momento de interação com o cliente. O uso de Analytics e de outras ferramentas permitem tirar partido de uma visão diferenciada sobre o negócio, o que diferencia e fortalece o iBPMS no mercado hoje.
Há quatro tendências significativas que Gartner está vendo no mercado iBPMS que impactam diretamente nos investimentos crescentes para esse ano:
1) Concentração em Transformação de Negócios
Houve uma mudança acentuada no foco dos processos para que a transformação de negócios e mudanças de grandes dimensões sejam prioridades. As organizações estão percebendo a maior necessidade de se reinventar ao mesmo tempo que promovem melhorias de eficiência.
2) Processos digitalizadas e a Internet das Coisas
O BPMS está cada vez mais integrável com vários sistemas o que empodera os processos digitalizados. Isso inclui a Internet of Things (IoT), como sensores, máquinas inteligentes, robôs e assim por diante. Nos processos digitalizados, a integração com “coisas” permite que o processo possa ajustar as condições de dispositivos palpáveis, por exemplo. A mitigação de riscos que essa orquestração permite é extremamente atrativa para as empresas, que passam a ver o iBPMS além do ambiente do processo.
3) Ir além dos processos transacionais
O iBPMS pode coordenar processos curtos, transacionais. Porém, eles são melhores utilizados para gerenciar processos de longa duração que abrangem tanto as pessoas quanto os sistemas – bem como seus limites funcionais. Assim, algumas necessidades não acontecem no iBPMS, como a arquitetura orientada a serviçoes (SOA).
4) O Nexus das Forças – Social, Mobile, Analytics e Cloud
Além disso, os SMAC (Social, Mobile, Analytics e Cloud) são mais capazes e mais bem integrados dentro dos iBPMSs do que eram em 2014. Essas soluções são vistas como fortes parceiros para a transformação do negócio, já que facilita o uso e a agilidade do BPM, além de prover maior capacidade de inteligência aos usuários.
De acordo com o Gartner, o mercado iBPMS é a evolução natural do mercado, acrescentando ênfase no apoio do sistema e da inteligência humana dentro de processos de negócios.
A Lecom acompanha a evolução do mercado e está sempre atenta às mudanças e tendências dos processos. Por isso, nossa plataforma de BPM está alinhada às tendências que o Gartner cita, buscando sempre ser a solução que a sua empresa necessita.
Visite nosso demonstrativo e saiba mais sobre o Lecom BPM.
Até mais!