No mundo empresarial atual, a maioria das organizações enfrentam uma série de desafios e dificuldades que afetam seu desempenho e lucratividade por uma deficiência de sua Gestão por Processos ou por não dar a devida atenção a essa abordagem primordial.
Por isso, compartilho por aqui 5 práticas que caracterizam o que chamo de Gestão por Processos 4.0, pois elas impulsionam substancialmente o desempenho das empresas, tornando-as mais competitivas e preparadas para enfrentar os desafios de nossa era tecnológica e disruptiva:
- Transformação digital e automação inteligente: Com uma abordagem inovadora de Gestão por Processos devemos explorar o potencial das soluções tecnológicas, como a automação robótica de processos (RPA), a inteligência artificial (IA) e a análise de dados para orquestrar uma sinfonia de eficiência, velocidade e qualidade sem precedentes.
- Integração de processos internos e externos: Neste mundo interconectado devemos focar na colaboração fluida com clientes e fornecedores, integrando processos, compartilhando informações e cuidando da coordenação eficiente entre os diferentes agentes envolvidos nos processos.
- Customer Experience (CX) e design centrado no usuário: Uma abordagem inovadora de Gestão por Processos deve colocar o cliente no centro das decisões, adotando uma mentalidade de design focado nas necessidades dos usuários. Ou seja, é preciso entender as expectativas dos clientes enquanto mapeamos suas jornadas em todo o ciclo de relacionamento e desvendamos os segredos para uma experiência única e personalizada.
- Agilidade e adaptação rápida: As empresas enfrentam um ambiente de negócios cada vez mais volátil e imprevisível, exigindo rápidas adaptações e ajustes aos desafios e mudanças do mercado. Por isso, devemos adotar as metodologias ágeis, como o Scrum e o Kanban, que trazem ganhos como flexibilidade, capacidade de resposta e inovação com a Gestão por Processos.
- Análise preditiva e prescritiva: Em vez de se concentrar apenas em análises retrospectivas, é importante explorar técnicas de análise preditiva e prescritiva adotando algoritmos e modelos estatísticos avançados para decifrar os segredos ocultos, revelar tendências e fornecer insights acionáveis. Precisamos estar à frente do tempo, moldando o futuro com decisões informadas e processos refinados.
Dois exemplos notáveis que estão em sintonia com essas práticas:
Amazon: conhecida por sua obsessão pelo cliente, a empresa utiliza a Gestão por Processos em todas as suas operações, desde o gerenciamento de estoque e logística até a experiência do usuário em seu site, e enfoca a automação inteligente, a análise de dados em tempo real e a constante melhoria dos processos.
Spotify: é conhecido por sua cultura ágil e inovadora, e adota a Gestão por Processos para otimizar suas operações, desde a curadoria de playlists até o lançamento de novos recursos. A empresa é 100% centrada no usuário, busca entender as preferências musicais de cada pessoa e oferecer recomendações personalizadas com base em algoritmos de machine learning.
E você, o que está fazendo para alinhar o seu negócio à Gestão de Processos 4.0?
Texto escrito por:
Helcio Eiji Honda
Palestrante, mentor e consultor em Gestão, Tecnologia e Desenvolvimento Humano