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Gestão da cadeia de suprimentos: o que é e como fazer

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Um negócio se preocupa com as finanças, a comunicação, a parte jurídica e tantos outros detalhes cruciais para chegar ao cliente. Contudo, o principal é o produto ou serviço entregue ao consumidor. Fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos ajuda a garantir que a loja ofertará o melhor ao seu público.

O gerenciamento de produtos é importante desde quando o homem começou a procurar por outras terras à procura de especiarias. Atualmente, a cadeia de suprimentos é crucial para garantir a aproximação entre Brasil e China.

Além dos aspectos externos, que impactam o preço final do produto — independentemente do tamanho do seu negócio — a gestão da cadeia de suprimentos é um fator crucial para a qualidade do que você venderá. Entenda como funciona e quais são os seus 5 fatores essenciais.

O que é gestão da cadeia de suprimentos?

Gestão da cadeia de suprimentos ou supply chain management (CSM) é o gerenciamento das atividades relacionadas à criação e entrega de produtos e serviços. Ocorre desde a aquisição da matéria-prima até o item finalizado e pronto para consumo.

Por exemplo: pense numa loja de roupas. A gestão da cadeia de produção compreende:

  • a compra de tecidos, linhas e equipamentos;
  • a aquisição de espaços para estoque e produção;
  • a distribuição do estoque em diferentes lojas;
  • a venda e o controle em cada filial.

O gerenciamento de todas essas etapas forma a gestão da cadeia de suprimentos.

Gestão da cadeia de suprimentos e logística

É muito comum que haja uma confusão entre gestão da cadeia de suprimentos e logística. A gestão do transporte parte da cadeia de suprimentos, que lida com a produção por completo.

A logística é fundamental para a gestão — tanto que faz parte de uma das quatro principais fases da cadeia de suprimentos, que você verá ainda neste texto. Contudo, enquanto a gestão da cadeia lida desde a compra de matérias-primas até a chegada do produto ao cliente, a logística se concentra especificamente no trajeto dos materiais, desde o ponto de origem até seu destino.

Por exemplo: a empresa produz seus itens e deseja levá-los às suas lojas. Tanto a produção quanto o transporte fazem parte da gestão da cadeia de suprimentos, porém a logística se refere à entrega para as lojas.

Todo o transporte de mercadorias faz parte da gestão logística da cadeia de suprimentos. Mas a gestão de suprimentos em si é muito mais ampla.

Quais são as 4 fases da cadeia de suprimentos?

Basicamente, a cadeia de suprimentos passa por 4 principais estágios:

  1. Busca da matéria-prima;
  2. Produção de itens;
  3. Armazenamento adequado;
  4. Transporte de suprimentos.

Veja, com mais detalhes, como ocorre cada uma das 4 fases da cadeia de suprimentos.

1. Busca da matéria-prima

Na primeira fase, a empresa procura por fornecedores de matérias-primas de qualidade, que ofereçam o melhor custo-benefício sem comprometer as finanças do negócio.

Além de qualidade e preço justo, a empresa também deve verificar o que pode ser produção própria e quais serviços terceirizar.

2. Produção de itens

Com as matérias-primas em mão, é o momento de desenvolver o produto. É essencial procurar por formas de otimizar essa fase, pois um bom desenvolvimento de produto permite entregas mais rápidas e eficientes. Além disso, a empresa pode incluir o investimento em inteligência artificial e maquinário de ponta no preço final.

3. Armazenamento adequado

Na terceira fase, é preciso ter um espaço amplo para armazenar adequadamente os produtos. Além do fator segurança, que garante que os produtos mantenham sua qualidade por mais tempo, o estoque correto facilita a organização por categorias.

Junto do espaço de armazenamento, a empresa precisa de um sistema de gestão para controle de estoque. Assim, será possível monitorar:

  • a quantidade disponível de um determinado item;
  • quantos produtos entraram e saíram do estoque;
  • a validade dos itens disponíveis (caso se aplique);
  • o tempo que cada item está no estoque.

Ainda no exemplo de uma loja de roupas, uma cliente procura um determinado modelo de blusa. O negócio não apenas saberá se tem aquele item ou não, mas o tamanho, a cor e a qual coleção pertence. Dessa forma, poderá encomendar mais itens ou fazer um desconto, caso a procura seja baixa.

4. Transporte de suprimentos

Por fim, a quarta fase lida com a gestão logística da cadeia de suprimentos. Muitos desses materiais ou produtos precisam ir para outros locais — a loja principal, filiais, franquias, transportadores e casa do cliente, por exemplo. Para manter a qualidade até a entrega, é fundamental que o transporte ocorra adequadamente.

O transporte não começa quando a transportadora leva o produto ao cliente. Para chegar até lá, a loja precisa levar o produto ao transporte — que pode ser próprio ou terceirizado. Para garantir uma experiência agradável do início ao fim, entenda como armazenar e transportar sua mercadoria. Também preste atenção ao nível de fragilidade para embalá-la corretamente.

Como inovar na gestão da cadeia de suprimentos?

Veja 5 sugestões para otimizar e facilitar o gerenciamento de toda a produção do seu negócio:

  1. SaaS;
  2. Gestão de estoque;
  3. Rastreamento de carga;
  4. Centralização dos sistemas;
  5. Homologação dos fornecedores.

Veja, em detalhes, como inovar na gestão da cadeia de suprimentos.

1. SaaS

SaaS é a sigla para software as a service ou, em português, software como serviço. Em vez de comprar e instalar um sistema de gestão, a empresa investe na assinatura de um software armazenado em nuvem. 

Assim, além de contar com um produto mais leve, que não consumirá a memória interna do computador, também terá um programa constantemente atualizado, com suporte dos desenvolvedores e que poderá utilizar em diferentes dispositivos.

O uso de um SaaS ajuda a:

  • aumentar a segurança dos processos;
  • centralizar todas as etapas da cadeia;
  • aumentar a conectividade e a mobilidade do negócio.

2. Gestão de estoque

A empresa pode utilizar o modelo SaaS no sistema de gestão de estoque para contar com atualização automática, escalabilidade e baixo consumo de memória em todos os computadores que precisam verificar o armazenamento dos itens.

3. Rastreamento de carga

O modelo SaaS também é uma opção válida para o rastreamento de carga. Ao unir tecnologias como GPS, radiofrequência e telemetria, o software permite que o gestor saiba onde a mercadoria está, quais os melhores atalhos e se ocorreu algum imprevisto.

4. Centralização dos sistemas

É comum que cada etapa da cadeia de suprimentos conte com um sistema de monitoramento específico. Para quem pretende fazer a gestão completa, acompanhar ferramentas distintas dificulta todo o processo.

Uma plataforma unificada pode integrar essas diferentes tecnologias, salvar e atualizar os dados automaticamente e permitir uma visão geral de todos os resultados em um mesmo painel.

5. Homologação dos fornecedores

Para garantir a qualidade do produto final, a empresa precisa trabalhar com bons fornecedores. Porém, pesquisá-los “na unha”, um por um, demanda muito tempo. É preciso conhecer o negócio, sua localização, orçamento por quantidade, qualidade do material e muito mais.

Há também questões de impacto coletivo, como riscos ambientais e fiscais. Um bom sistema de automatização da homologação de fornecedores avalia todos esses fatores, desde a validade do CNPJ até se a empresa obedece às leis trabalhistas.

Lecom: automação inteligente para a gestão dos suprimentos

Um dos fatores cruciais para uma boa gestão da cadeia de suprimentos é a automatização dos processos. Com o uso de SaaS, é possível aplicá-la em praticamente todas as suas 4 etapas.

A ferramenta de automação inteligente da Lecom ajuda você a fazer todo o controle de produção e gestão de suprimentos. A plataforma centraliza e integra as ferramentas de logística, estoque, pagamento de fornecedores e muito mais.

A Lecom, porém, não para na gestão dos suprimentos. Em uma única ferramenta, faça a gestão dos serviços financeiros, de atendimento, marketing, comunicação, jurídicos e muito mais.

Conheça a ferramenta de automação inteligente da Lecom!

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Mary Losilla

Gerente de Canais

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