Se tem um setor que se mantém firme, custe o que custar, é o Agro.
Essa cadeia produtiva, que envolve milhares de negócios “da porteira para dentro” das fazendas, nas áreas rurais e para além das estradas de terra, precisa existir para garantir a sobrevivência humana.
O desafio, então, é garantir a sobrevivência dos negócios em meio aos ciclos constantes de altas e baixas das margens com as variações de preços, impactos ambientais, padrões de consumo, questões políticas e por aí vai. E mais: além da sobrevivência, ampliar a eficiência das rotinas.
“O Agro não quebra. Quem quebra são os produtores”, disse Rodrigo Rodrigues em um webinar sobre Inovação e Inteligência na Gestão do Agronegócio, organizado em 2022 pela gente em parceria com a ETEG e a Falconi. (Vale a pena assistir!)
Quem está à frente da Gestão precisa saber lidar com o sobe e desce frequente dos números e com o vai e vem de insumos, pessoas, informações e produtos. A mudança é a única certeza. A questão é saber quando, como ela vai acontecer e qual a maneira de atuar nesse fluxo para seguir vivo, saudável e crescendo no mercado.
Para fazer as operações rodarem nas empresas da cadeia Agro, dois mundos diferentes precisam funcionar de forma integrada: o campo, que viabiliza a produção; e o back-office, que direciona e organiza rotinas de Administração, Finanças, Compras, Vendas, Divulgação, Logística, entre outras.
É preciso cuidar da terra e das “fábricas a céu aberto” que literalmente alimentam a cadeia, e, ao mesmo tempo, analisar cenários, dados e tomar decisões assertivas e eficientes sobre o que comprar, como contratar, onde economizar, onde investir, o que priorizar.
O que conecta as ações entre esses universos?
OS PROCESSOS. Através deles as informações e os bens materiais seguem de uma pessoa pra outra, de um setor pro outro, de uma área pra outra. Esse “passa-repassa” pode ser feito pessoalmente, por ligações, e-mails, pela troca de mensagens no celular, por planilhas, pelo envio de papéis… Mas como fica a rastreabilidade, a Governança e a eficiência quando se usam vários recursos informais e manuais como esses ? Como saber em tempo real o que está com quem, desde quando, como chegou, para quem vai e o que se espera com cada atividade?
A empresa pode seguir realizando os processos de maneira informal e despadronizada, em uma espécie de “telefone sem fio”, com perdas, desperdícios, retrabalhos, dificuldades de compreensão e acompanhamento.
Porém, se perde muito dinheiro, muita energia e muito tempo atuando dessa forma, quando esses recursos deveriam ser aplicados para fazer uma Gestão Estratégica da Mudança, lidando com flutuações, oportunidades e desafios do negócio e do mercado para cuidar da produtividade, das margens e da geração de valor.
Qual o outro caminho?
Fazer a Gestão e a Automação Inteligente dos Processos com a nossa plataforma.
Nossa tecnologia existe para que, com acesso digital na nuvem (via computador e celular), em poucos cliques e sem precisar de conhecimentos avançados em TI, os processos de diferentes áreas sejam desenhados, fluam e possam ser acompanhados em tempo real com simplicidade, agilidade e eficiência.
Imagine substituir o envio manual e o vai e vem de milhares de documentos, mensagens, e-mails e cobranças de aprovação, que muitas vezes se acumulam, se perdem no dia a dia e geram gastos e desgastes, pela realização de rotinas em um só ambiente digital de forma organizada, integrada e segura.
Atendemos diversos clientes envolvidos com a cadeia produtiva do Agro como Agrofértil, Jalles, Timac Agro, Melitta, Bayer, Cibra, Nardini, Agrogalaxy, além da Sicoob Credicitrus, Integrada Cooperativa Agroindustrial, contribuindo em todos eles com o aumento da eficiência dos processos.
Essas empresas têm resultados reais e possuem uma Gestão otimizada de processos digitalizados e automatizados como:
- Solicitação e Aprovação de compras
- Movimentação de Pessoas
- Solicitações de Marketing
- Controle de verbas
- Aprovação de Limite de crédito
- Cadastro de clientes, fornecedores e pessoas da equipe
E muito mais.
Assim, as pessoas conseguem trabalhar com mais bem-estar, produzir mais e identificar gargalos na transmissão das informações e atividades, definindo melhor suas prioridades e oferecendo melhores experiências a times, clientes e fornecedores em meio às rotinas e mudanças no dia a dia.
Para saber mais sobre os nossos cases na cadeia produtiva do Agro e em outros segmentos, além de conhecer nossa tecnologia, é só escrever pra gente!