Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Gerenciar projetos pode ser simples

confira exemplos de mapeamento de processos

Os posts do Lecom em Ação têm como objetivo mostrar um pouco da realidade da Lecom seja sobre nossas soluções, rotina, funcionários ou clientes. Hoje abordamos algo muito comum a diversas empresas, o gerenciamento de projetos, inclusive já tivemos outros posts no Lecom em Ação sobre esse tema e para hoje, elegemos alguns passos para uma boa gestão baseado em um artigo da Microsoft.

Todo e qualquer projeto tem um início e um fim, porém o que acontece nesse meio tempo necessita de um bom acompanhamento, que é a chamada gestão. Mediante isso, seguem algumas dicas:

1. Como primeiro passo para uma boa gestão é necessário escolher uma metodologia, ou seja, qual o caminho o projeto irá percorrer. Esta etapa é de extrema importância para ter maior controle durante todo o processo e mensurar os riscos e possíveis falhas. Aqui na Lecom, por exemplo, temos os coordenadores de projetos que são responsáveis por gerenciar a equipe de desenvolvimento, o andamento do projeto e o relacionamento com os clientes.

2. O segundo passo para o sucesso assertivo é a comunicação. O gestor e a equipe precisam estar alinhados com o andamento do projeto, e o cliente precisa estar informado sobre o que está acontecendo. Uma boa comunicação com a equipe evita desgastes, retrabalho, falhas e atrasos. E ainda pode mantê-los motivados.

3. Definir e detalhar todas as etapas do projeto é necessário para mensurar a quantidade de pessoas na equipe, horas de trabalho em cada fase, prazos de entrega, riscos e saber o que deve ser feito para atender a necessidade do cliente. Elaborar o cronograma junto com a equipe facilita a gestão e a comunicação, evita atrasos e ajuda no cumprimento do escopo.

4. Todo projeto tem riscos e com o escopo definido é possível já prever a solução para possíveis problemas. Os riscos que estão embutidos nas tarefas são os que se devem gerenciar mais de perto, de forma mais pró-ativa e sempre deixar a equipe atenta ao que pode acontecer.

5. Documentar o projeto é uma forma de avaliar a entrega feita e consequentemente, reutilizar as melhores práticas e aprender com os erros. O segredo é envolver a equipe, ser flexível e um bom comunicador. O gestor é o ponto focal das informações, nele é que elas se convergem e é ele que depois deverá processar e divulgar para todo o restante da equipe.

Referências: Os 7 passos do gerenciamento de projetos (Microsoft Developer Network)

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!