Na semana passada realizamos aqui no Blog Lecom e também para toda a nossa base de contatos o lançamento de nossa mais recente Newsletter externa, a Newscom 21! Além de informações sobre os relacionamentos, lançamentos, produtos e projetos da Lecom, a Newscom 21 teve foco específico no case de sucesso do Ferrettigroup Brasil, corporação que está em pleno desenvolvimento contando com sua Gestão de Processos instrumentalizada pelo Lecom BPM.
Importante salientar que o Ferrettigroup Brasil é cliente da Lecom há aproximadamente um ano, tendo alcançado expressivos resultados em produtividade em apenas alguns meses. Contrapor as expectativas com os resultados hoje constatados só traz uma palavra à mente, superação! Clique no link abaixo e leia a primeira matéria lançada no Blog sobre esse cliente e suas expectativas. Ferrettigroup Brasil investe em tecnologia de processos para reforçar liderança de mercado
O Ferrettigroup Brasil
O Ferrettigroup nasceu em 1968 a partir da marca Ferretti Yachts, criada pelos irmãos italianos Norberto e Alessandro Ferretti, que uniram qualidade, tecnologia, alto desempenho e design ao segmento de iates de alto luxo. Até o ano de 2010 o Ferrettigroup Brasil era chamado Spirit Ferretti, atuando como licenciada, representante do Grupo no Brasil.
Ao longo do ano, a empresa investiu pesado na ampliação do seu processo produtivo e passou a se chamar Ferrettigroup Brasil, e expandiu a gama de produtos ofertados no mercado brasileiro. O novo estaleiro do grupo, em território nacional, teve sua abertura oficial em junho de 2011.
A evolução da empresa demandou maior controle dos processos críticos e também o uso de uma plataforma tecnológica que viabilizasse as condições precisas para a melhor gestão e constante melhoria dos fluxos de trabalho.
A necessidade era de uma solução de fácil compreensão, eficiente, e que permitisse autonomia em sua utilização. As demandas prioritárias eram de processos que envolviam clientes e que pela burocracia inerente a grandes empresas acabava tomando muitos dias para serem concluídos.
Ganhos e Resultados obtidos
A meta do projeto, no primeiro momento, foi implantar três fluxos que partem de uma solicitação dos clientes: FAP (Formulário de Alteração de Pedidos), PAD (Pedido de Alteração Distinta) e Itens Especiais. Entenda melhor:
Utilizando o Lecom BPM foi possível mapear e desenhar todo o caminho dos fluxos de trabalho, o que tornou os processos mais ágeis, além de ganhar total controle sobre as aprovações e o trânsito de informações.
O ATOS Lecom, ao unir tecnologia a uma interface fácil e intuitiva, permitiu trabalhar com mais ênfase a cultura de processos na organização – e é justamente a união entre cultura e tecnologia que possibilitou grandes resultados ao Grupo. “A solução nos permitiu independência para melhorias internas. Antes não conseguíamos atender com rapidez uma solicitação feita no atendimento ao cliente, por exemplo. Levávamos em média 25 dias para finalizar um processo, hoje, o processo é concluído em 1/3 deste tempo.” Ricardo Paulino, Gerente de Processos e Estratégia.
Parceria Lecom & Ferrettigroup Brasil
Hoje, os processos desenhados no ATOS Lecom do Ferrettigroup passam por cerca de 12 áreas da empresa, além de envolver, em alguns fluxos, os próprios clientes. A solução foi aprovada pelos colaboradores e clientes, que reconheceram o valor da ferramenta ao perceberem a otimização proporcionada na rotina corporativa.
Os aspectos-chave para o sucesso do sistema ATOS Lecom no Ferrettigroup podem ser listados em:sinergia, entre cliente e equipe Lecom; foco, em mapear os processos e detectar as demandas;assertividade, com o desenho dos fluxos e os resultados muito bem delineados; e, por fim, a cultura, trabalhada de forma que todas as áreas que utilizam a solução a enxerguem como suporte central da gestão dos processos.
Se você quer ter mais detalhes a respeito desse projeto e dos resultados alcançados pelo Ferrettigroup entre em contato conosco!