Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

10 ferramentas de automação de processos para sua empresa

Guia com tudo sobre ferramentas de gestão de processos!

Ferramentas de automação de processos se tornaram essenciais para qualquer negócio. Segundo pesquisa da Mordor Intelligence, as vantagens relacionadas a essa estratégia (emissão automática de relatórios, precisão nos dados e atualização automática de informações) são os principais motivos por trás da busca por diferentes softwares e aplicativos. 

Contudo, é preciso saber em quais investir, já que o mercado oferece vários.

Para te ajudar nessa tarefa, você vai entender o que é automação de processos, sua importância e conferir uma lista com as 10 melhores ferramentas da atualidade. Acompanhe!

O que é e qual a importância da automatização de processos?

A automação de processos é uma estratégia para otimizar as operações internas da sua empresa por meio da tecnologia. Dessa forma, você tira das mãos dos funcionários tarefas repetitivas, burocráticas e passíveis de erros humanos.

No marketing, por exemplo, uma ferramenta de automação de processos consegue postar em diferentes redes sociais em horário programado, pesquisar a opinião dos usuários sobre a marca e gerar relatórios sobre os resultados de uma campanha. Todas essas atividades ocorrem em uma mesma interface. 

A importância da automação de processos não para por aí. É possível automatizar inúmeras tarefas numa empresa. Além disso, uma boa ferramenta é também escalável, ou seja, “cresce” conforme as necessidades do negócio.

Quais são os tipos de ferramentas de automação de processos?

Conheça os diferentes tipos de ferramentas de automação de processos:

  • Automação Robótica de Processos (RPA): automatiza tarefas digitais de forma rápida e confiável. Para isso, utiliza robôs de software (bots). É a escolha ideal para tarefas repetitivas e de alto volume;
  • Sistema de Gerenciamento de Processos de Negócios (BPMS): ferramenta que trabalha todo o processo de uma empresa — o que inclui planejamento, modelagem, implementação, controle e ajustes;
  • IA integrada: é a inserção de tecnologias e sistemas de IA com outros sistemas e aplicativos. A tecnologia oferece algoritmos avançados, processamento de dados e aprendizado de máquina para fornecer insights para suas estratégias;
  • Plataformas de automação de tarefas low-code e no-code: são tecnologias utilizáveis por quem tem pouco (low) ou nenhum (no) conhecimento de programação.

10 melhores ferramentas de automação de processos para sua empresa

Como visto, há inúmeras ferramentas de automação de processos no mercado. Contudo, você precisa conhecê-las antes de investir tempo e recursos financeiros. As principais são:

  1. Asana
  2. Mailchimp
  3. Hubspot
  4. eNotas
  5. RD Station
  6. mLabs
  7. Trello
  8. Omie
  9. Digisac
  10. Lecom

Conheça um pouco mais das 10 melhores ferramentas de automação de processos.

1. Asana

Para quem trabalha remotamente ou deseja organizar as tarefas em um painel intuitivo, a Asana é a ferramenta ideal. A plataforma SaaS (software as a service) trabalha com dashboards e abas para que você acompanhe as tarefas gerais e principais, o andamento e a timeline de desenvolvimento.

Você escolhe se deseja visualizar como lista, quadro, cronograma ou calendário.

Outra vantagem desta ferramenta de automação de processos é sua integração a outros programas muito úteis no dia a dia de trabalho, como o Microsoft Teams, o Slack, o Google Drive e o Gmail.

2. Mailchimp

Já o Mailchimp é uma ferramenta de automação de processos de marketing, na qual você pode se comunicar com funcionários, clientes e stakeholders. Aqui, o grande diferencial é gerenciar campanhas de e-mail para diferentes grupos de contatos — potenciais, atuais e antigos clientes. 

Você cria as mensagens com diferentes layouts no próprio Mailchimp. Além disso, faz a gestão de todo o fluxo de trabalho automatizado, como postagens nas redes sociais, anúncios e landing pages.

3. HubSpot

O HubSpot é a ferramenta de automação de processos ideal para administrar suas estratégias e campanhas. O sistema de CRM (Customer Relationship Management) une funcionalidades como ações de marketing, vendas e atendimento em um mesmo dashboard.

Você pode não apenas captar leads, como separá-los em diferentes níveis do funil de vendas e criar conteúdo adequado para cada fase. Além disso, a ferramenta trabalha com inteligência artificial (IA) para otimizar seu trabalho.

4. eNotas

Já o eNotas é uma ferramenta de automação para emissão de notas fiscais. Assim que alguém faz uma compra no seu e-commerce, a plataforma capta as informações e emite a nota automaticamente. Com essa tecnologia, você evita problemas fiscais e mostra ao cliente que a compra ocorreu em um site confiável.

5. RD Station

RD Station é um conjunto de ferramentas de automação com diferentes funções. Conheça cada uma:

  • RD Station Marketing: voltado para atração de leads qualificados, criação de campanhas de marketing digital e análise de resultados;
  • RD Station CRM: organização do funil de vendas, automação dos processos comerciais, gestão de equipes e negociação direta pelo WhatsApp;
  • RD Station Conversas: auxilia na conversão de vendas ao centralizar o processo de atendimento, além de integrar canais e diminuir o tempo de espera.

6. mLabs

O mLabs é uma ferramenta de automação de processos de redes sociais. No seu dashboard, você pode escrever textos para diferentes mídias, inserir imagens e vídeos, programar postagens, interagir com os seguidores e criar relatórios.

Muito importante para estratégias de comunicação, o mLabs permite centralizar todo o trabalho nas redes sociais em um mesmo sistema. Você consegue visualizar o calendário de conteúdo com facilidade, além das postagens de cada dia.

7. Trello

O Trello é uma ferramenta de organização de tarefas que utiliza o método Kanban para facilitar o entendimento do fluxo de trabalho por meio de formas simples de visualizá-lo — no caso do Trello, em “post-its”.

Você pode separar as tarefas em colunas, como “em produção”, “aprovação” e “concluídas”. Cada card permite inserir o responsável pela atividade e o briefing, além de links, imagens e vídeos.

8. Omie

Voltada para pequenas e médias empresas (PME), Omie é um software de gestão integrada (ERP) que promete gerar até 20 vezes mais eficiência em suas operações. A intenção é auxiliar PMEs a passar pela transformação digital de uma forma simplificada, com a integração de ferramentas de contabilidade e administração.

Algumas das funcionalidades da ferramenta:

  • emissão automática de relatórios;
  • gestão de contratos;
  • emissão de notas fiscais e boletos;
  • cadastros de contas.

9. Digisac

A Digisac é uma ferramenta de gerenciamento de uma conta comercial de WhatsApp. Por meio da plataforma, o usuário consegue obter uma conta verificada pela Meta, que administra o aplicativo (se a empresa contar com os critérios exigidos).

Outra vantagem é oferecer mais agilidade no atendimento de todas as mensagens que chegam para sua empresa. Também é possível enviar mensagens em massa por meio de templates.

10. Lecom

Mais do que uma ferramenta, a Lecom é uma plataforma inteligente de automação de processos, que integra diferentes sistemas de gestão para otimizar sua empresa por completo.

A Lecom automatiza, gerencia, executa e melhora todos os processos automatizáveis da sua empresa. É uma solução para empresas que querem flexibilidade, escalabilidade e, principalmente, simplicidade.

Lecom é um sistema low ou no-code, ou seja, exige pouco ou nenhum conhecimento de programação para implementação da ferramenta. Dessa forma, torna-se mais abrangente para as equipes, que modelam a ferramenta às necessidades de cada setor da empresa.

Outra vantagem é sua capacidade de se adaptar a inúmeras realidades. Por exemplo, em parceria com o Governo Federal, a Lecom modernizou a administração pública ao liderar a digitalização do portal Gov.br. Já com a Sicoob Divicred, a plataforma conquistou ganho médio de 80% em eficiência operacional e diminuiu mais de 60% do volume de retrabalho.

Antes de escolher suas ferramentas de automação de processos, é essencial entender o que você pode automatizar. Baixe o material e descubra quais processos automatizar na sua empresa!

Picture of Rafael Silva

Rafael Silva

Gerente de Marketing

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!