Como empresas tradicionais podem diversificar seu modelo de negócios e se adaptar à era digital? O avanço acelerado das tecnologias e as constantes novidades impactam a sociedade e transformam o mercado. Na era digital, soluções tecnológicas são utilizadas para otimizar a performance dos negócios. Porém, para romper com o passado analógico, é fundamental automatizar os processos. Confira a seguir, 3 exemplos de transformação digital por meio de processos digitais para inspirar a disrupção do seu negócio.
Exemplos de transformação digital com automação de processos
As empresas Víncula, ISS Brasil, e Sicoob Coopercredi alcançaram resultados excelentes transformando seus processos analógicos em experiências digitais. Estes 3 exemplos de transformação digital deram origem à cases vencedores da maior premiação de BPM do mundo, o Global Awards for Excellence in Business Process Management da WfMC. Saiba mais sobre eles neste artigo ?
1. Vincula
Esta multinacional brasileira, atua no mercado de implantes à 30 anos. Sua inspiração vem do comprometimento dos profissionais da saúde e da relação entre médico e paciente. Seu principal objetivo é oferecer um padrão internacional de qualidade em seus produtos e serviços
Em meio a várias divulgações de esquemas de corrupção envolvendo empresas de implantes, a Víncula identificou uma oportunidade de acelerar a implantação do projeto de digitalização dos processos e potencializar sua produtividade e eficiência nas entregas de valor ao cliente.
Por meio de processos ágeis e digitais, a Víncula conseguiu atingir níveis inéditos de organização de confiabilidade. Os clientes passaram a relatar uma melhora no nível de serviços. A organização com o pronto atendimento nos processo cotação, e agenda e faturamento, assim como a confiabilidade nas informações passaram a ser reconhecidas após a transformação dos processos.
Além disso, a implementação de processos digitais proporcionou diversos benefícios ao fluxo de trabalho com:
- Aumento na agilidade e produtividade;
- Mais transparência;
- Redução de custos administrativos;
- Total controle das atividades;
- Facilidade na geração de relatórios;
- Expansão de departamentos;
Confira no webinar o que o Paulo Rodrigues, Gerente Administrativo de Vendas e Operações, relata sobre o processo de disrupção da Vincula em nosso webinar:
2. ISS Brasil
A ISS é uma multinacional prestadora de serviços ou Facilities Services. Atua tanto no setor público, quanto privado, atendendo às áreas de, Serviços de Limpeza, Serviços de Suporte, Serviços à Propriedade, Serviços de Catering, Serviços de Segurança e Serviços de Gestão de Instalações; A empresa conta com 520 funcionários em mais de 50 países na Europa, Ásia, América do Norte, América do Sul e Pacífico.
A ISS Brasil identificou a necessidade de melhorar o controle de informações, principalmente na área de Recursos Humanos. A busca por uma ferramenta de automação de processos se iniciou com o objetivo de resolver o problema de controle das demandas geradas pelos funcionários para o RH. E também, para implementar um um canal único que viabilizasse a comunicação dos trabalhadores em campo com a matriz. Os processos digitais proporcionam muito mais agilidade, além de otimizar o tempo e facilitar o cumprimento de prazos.
“Automatizamos grande parte e a meta é chegar logo a 100% de modernização. Ao simplificarmos processos, há ganhos internos que acabam se refletindo lá na ponta, no cliente, visto que a automação acelera as atividades nas áreas e promove a satisfação dos colaboradores em seus postos de trabalho. – Ênio Filho Firmo, CIO da ISS
3. Sicoob Coopercredi
A Sicoob Coopercredi, é uma Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Municipais de São Paulo, Mauá e Ribeirão Pires, Servidores Públicos, Empresários e Profissionais Liberais da Região Metropolitana, e também da região Oeste da Capital de São Paulo. Atual com base no conceito de economia compartilhada, com o objetivo de unir as economias dos seus associados.
Em 2012, a cooperativa passou por um salto de crescimento que deu início à uma série de mudanças. Em meio a tantas transformações, perceberam a necessidade de estruturar novas estratégias organizacionais, iniciando o mapeamento de todos os processos que levou a busca por uma ferramentas de automação.
Após a implementação de processos digitais, conseguiram melhorar a experiência do cliente, reduzindo o tempo de solicitação de serviços em até 72%. Também eliminaram 50% das impressões de documentos. Além disso, potencializar a rastreabilidade dos processos, dando muito mais eficiência ao trabalho dos gestores e mais segurança e controle das informações.
“O BPMS é a materialização de um projeto de mapeamento de processos cujo participei na linha de frente. Ele nos permite consolidar toda a teoria e desenhos de fluxos que criamos em inúmeras reuniões de equipe. Implantá-lo no Sicoob Coopercredi-SP, nos permitiu ver nossas atividades além da retórica dos debates construtivos que realizamos. A clareza nas tarefas de cada colaborador fica evidente e os fluxos mais ágeis, nos permitindo rastrear, medir e melhorar os processos” – Tiago Domingues, Gerência de Planejamento e Controle.
O que achou destes exemplos de transformação digital? Conte para gente nos comentários!