Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Evolução da gestão de processos: entenda como ocorreu

Evolução da gestão de processos: entenda como ocorreu

A evolução da gestão de processos se intensificou a partir da transformação digital nas organizações. Essa mudança diz respeito à busca contínua das empresas para integrar novas tecnologias e sistemas aos seus negócios.

Segundo o Índice Transformação Digital Brasil 2023, 93% dos entrevistados apontam os processos digitais e automações como as principais transformações ocorridas nas organizações nos últimos cinco anos.

Para manter a instituição antenada, é essencial ficar de olho nas novidades administrativas e tecnológicas. Continue a leitura para conferir o que mudou nos processos organizacionais, os impactos da transformação digital, as principais tendências e dicas de como evoluir em gestão de processos!

Gestão de processos com a transformação digital

Antes da revolução digital, a gestão de processos organizacionais era do tipo funcional, ou seja, a estrutura era limitada a cada um fazer o trabalho no qual era especialista e não participar dos projetos como um todo. 

Além disso, os setores eram totalmente dependentes de instâncias superiores e não havia o compartilhamento de informações. 

Assim, o gestor enxergava os departamentos de maneira separada e não como cooperativos e interdependentes. Consequentemente, a tomada de decisões era mais demorada e o nível de assertividade não costumava ser tão alto.

Com a evolução da gestão de processos, surgiu a possibilidade das empresas aderirem à organização sistêmica. No entanto, nem todos os negócios mudaram a forma de trabalhar.

O Guia para a Gestão de Processos de Negócios, organizado pela ABPMP (Association Of Business Process Management Professionals), aponta que as organizações não surgiram com o pensamento em mudanças e rupturas. Porém, as que incentivam a inovação e apostam na tecnologia se tornam mais estratégicas e competitivas.

Nos locais em que a gestão de processos organizacionais é sistêmica, em vez de funcional, o foco não é só entregar um produto ou serviço, mas melhorar a forma de trabalhar

Para cumprir esse objetivo, as organizações utilizam plataformas e sistemas, como o BPMS, a fim de otimizar os processos, medir o desempenho das equipes e melhorar os fluxos internos

Quando as informações se integram em um sistema único, é mais fácil enxergar a conexão entre as atividades. Dessa forma, a visualização dos processos se torna macro e os funcionários não se limitam mais a uma tarefa, mas à sua função no todo.

A evolução da gestão de processos é essencial para empresas que querem estar à frente, melhorar as condições de trabalho e, consequentemente, as entregas. 

Tendências da gestão de processos

Os novos sistemas buscam uma cultura de dados, automatização de processos, integração entre sistemas e compartilhamento de informações. O objetivo é que a equipe acompanhe o fluxo de trabalho e os gestores diminuam os gargalos na produção.

Em uma cooperativa de crédito, por exemplo, é possível diminuir o tempo de análise ao adotar avisos de SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço) no processo. Assim, não há risco de encaminhamento incompleto das solicitações, o que prejudica o prazo.

Já em uma prefeitura, cujos processos são complexos e burocráticos, é possível adotar uma modelagem BPMS para mapear, agilizar e simplificar as tarefas do dia a dia. Como consequência, a organização economiza tempo e dinheiro e a equipe foca em atividades mais estratégicas.

Essa evolução da gestão de processos tende a crescer cada vez mais, visto que, a cada dia, as possibilidades de automação e inteligência artificial avançam. Confira a seguir as principais tendências da gestão de processos.

Automatização de Processos

Tarefas repetitivas são desmotivadoras para o funcionário e pouco estratégicas para as empresas. Por esse motivo, automatizar esse tipo de atividade é uma solução transformadora para muitas instituições.

Com a automatização de processos, há redução de erros , aumento da produtividade e da facilidade de acompanhar as tarefas significativas para o negócio.

Inteligência Artificial e Machine Learning

Assistentes virtuais, como a Siri e a Alexa, o Chat GPT e o Dall-e são algumas das IAs mais famosas atualmente. A presença do uso das inteligências artificiais nas organizações é impressionante e o cenário indica ainda mais crescimento.

De acordo com a pesquisa The state of AI in early 2024, da McKinsey, em 2024, cerca de 72% das empresas já utilizam IAs em todo o mundo, e a curva tende a aumentar.

Gestão Ágil de Processos

A gestão de processos com a transformação digital também beneficiou a velocidade das entregas. Uma das tendências mais queridas dos últimos anos é o desenvolvimento ágil de processos.

Segundo o Íris Lab, as metodologias ágeis devem ser flexíveis, proativas e rápidas — objetivos que todas as empresas querem em seus projetos. As mais conhecidas são: Scrum, Kanban, Extreme Programming e Lean Startup.

BPM (Business Process Management) 

A sigla BPM significa “Business Process Management”, em português, Gestão de Processos de Negócio. 

É uma disciplina de administração muito reconhecida pelos métodos que buscam descobrir, modelar, analisar, medir, corrigir e melhorar os processos internos de um negócio. Ao adotar o BMP por meio da Lecom, a Melitta reduziu em 30% o tempo médio de realização dos processos.

Data Driven

Tomar decisões é um momento crítico nas organizações. Para amenizar as problemáticas e resolver as questões de maneira científica, a gestão data driven ganha espaço como uma grande tendência, que traz ótimos resultados.

Data driven nada mais é que “orientado a dados”, em inglês. Isso significa que, em empresas que adotam esse modelo, a tomada de decisões acontece a partir dos números coletados. Dessa forma, são fatores científicos que apontam a melhor escolha.

Como evoluir em gestão de processos? Dicas! 

A instituição deve se atentar à evolução da gestão de processos. Porém, essa mudança não ocorre de maneira abrupta e deve seguir três pontos principais:

  1. mudar o mindset da empresa;
  2. adotar uma ferramenta de ponta;
  3. capacitar a equipe e engajar a liderança.

O primeiro passo, e principal, para automatizar a gestão de processos organizacionais é mudar o mindset da empresa. Não basta escolher uma plataforma ou sistema, se toda a equipe não se engajar na nova solução. O ideal é agregar as mudanças à cultura da organização para obter resultados efetivos.

Com esse mindset mudado, adote uma ferramenta de ponta para que os gestores capacitem a equipe e a incorporem à mudança. Por ser algo que impacta o dia a dia da organização como um todo, investir em sistemas confiáveis é essencial.

Para isso, conte com a Lecom, Plataforma de Gestão Inteligente referência no mercado. 

Com a solução, você simplifica, acelera e melhora rotinas e decisões em todas as áreas do negócio. Também consegue realizar solicitações, cadastros, registros, pedidos e aprovações com muito mais facilidade e de qualquer lugar.

Para integrar os profissionais à nova rotina, é importante capacitar as equipes e engajar as lideranças. Promova reuniões, cursos e treinamentos para que todos entendam o motivo da mudança e aprendam a usar, da melhor forma, a ferramenta escolhida.

Quer saber mais sobre como a evolução da gestão de processos organizacionais pode transformar o dia a dia da sua empresa? Acesse o tour guiado e entenda como a Lecom ajuda a sua instituição. Aproveite e entre em contato com a equipe para agendar uma demonstração exclusiva.

 

Picture of Gabriela Callis

Gabriela Callis

Especialista de Conteúdo Tech

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Processos que podem ser automatizados
na sua empresa