Ontem a cidade de Joinville recebeu o tão esperado BPM Day, evento realizado pela ABPMP (Association of Business Process Management Professionals) Brasil na SOCIESC. Quem acompanhou a Página da Lecom no Facebook durante o dia de ontem pôde ver algumas fotos e comentários sobre o dia, um tanto quanto movimentado, dos profissionais e interessados que prestigiaram o tal “Dia do Gerenciamento de Processos”.
A programação do evento foi muito dinâmica e todas as apresentações contaram com o auditório lotado. Foram aproximadamente 400 participantes, número surpreendente de participantes, especialmente pela qualidade e envolvimento dos participantes, tendo em vista o tema emergente.
As empresas Embraco, Schulz, Brasil Foods, WEG, Sociesc, Renault, Zen, Mapfre e FerrettiGroup apresentaram seus cases em gerenciamento de processos, nos diferentes níveis de maturidade que cada empresa emplaca no assunto.
Essa pluralidade de “status” em BPM é também um dos aspectos mais interessantes do BPM Day como espaço de troca sobre as melhores práticas.
A Lecom também foi muito representada durante o evento, especialmente em duas ocasiões ao longo do evento: a apresentação do case de implantação de um Escritório de Processos com o ATOS Lecom no FerrettiGroup (pelo Gerente de Processos e Estratégia Ricardo Paulino) e a mesa de debate sobre “Desafios e Tendências em BPM”, que contou com a participação do Diretor de Operações Tiago Amôr.
Em sua participação na mesa de debates, Tiago Amôr falou um pouco sobre os desafios do setor:
“Quando olhamos para BPM,é comum primeiro vir à cabeça desenho, modelagem. Pelas pessoas de TI, fala-se mais de sistemas, Workflow, ECM e mais recentemente de BPMS… Então há uma certa divisão, e o que eu tenho visto, especialmente na ABPMP, é que uma coisa muito interessante é começar a conciliar essas coisas e as palestras hoje apresentaram isso de forma muito lúcida: Conciliar essas questões, olhar processos de ponta a ponta, usar TI como estratégia, utilizar ferramental como apoio, e eu tenho visto isso começar a pegar no mercado.”
A ABPMP – Brasil está de parabéns pela iniciativa e sem dúvida o saldo para todos os participantes foi extremamente positivo. Se você tem interesse em conhecer mais sobre o que é BPM e quais são as melhores práticas desempenhadas no Brasil e no Mundo, procure conhecer a agenda de eventos da Associação e fique ligado. Clique aqui para acessar o site.
Em breve lançaremos, aqui no Blog Lecom, os vídeos gravados durante as apresentações. O material está muito bom, com conteúdos esclarecedores e muito didáticos. Aguarde as novidades!