Entender a diferença entre RPA e automação inteligente de processos não é apenas um detalhe. Na verdade, é essencial para decidir qual das duas tecnologias adotar, tomando como base os possíveis usos diários.
Uma pesquisa do MarketsandMarkets mostra que o mercado de automação inteligente deve crescer 13,8%, em média, ao ano, até 2027. Neste ano, a expectativa é de que movimente quase US$26 bilhões, contra US$13,6 bilhões em 2022.
Já um estudo feito pelo Statista aponta a tendência de que o mercado de RPA atinja a marca de US$13,39 bilhões até 2030, em comparação com o US$1,23 bilhão de 2020.
Como você vê, ambas as tecnologias devem ganhar cada vez mais espaço nos negócios. Mas afinal, qual das duas é a melhor escolha para a sua empresa?
Para descobrir qual a opção mais adequada para a realidade do seu negócio, você deve compreender a diferença entre RPA e automação inteligente de processos.
Vamos conferir?
O que é RPA?
RPA (Robotic Process Automation) significa automação robótica de processos, em português, e é um tipo de automação que imita a maneira como os seres humanos interagem com os softwares. A tecnologia automatiza tarefas simples e libera os colaboradores de atividades repetitivas, deixando-os livres para focar em ações mais estratégicas.
Por exemplo, é possível automatizar a transferência de dados de um setor para outro — como financeiro e fiscal para facilitar o pagamento de contas e tributos, por exemplo — com a ajuda do RPA, desde que o “passo a passo” para essa atividade siga uma ordem predefinida.
Em outras palavras, os robôs de RPA atuam como “trabalhadores digitais” que ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e realizam tarefas operacionais, o que aumenta a capacidade produtiva das empresas.
Aprenda mais: ferramentas de RPA — saiba como funcionam e como implementar no seu fluxo
O que é automação inteligente de processos?
A automação inteligente de processos combina as tecnologias de BPM (Business Process Management) — para definir o fluxo de trabalho —, RPA — para automatizar o fluxo de atividades —, Inteligência Artificial — para analisar rapidamente os dados —, entre outras, integrando-as aos fluxos de trabalho de diversos setores de uma empresa, como o processamento de faturas e o gerenciamento de contratos.
Por ser uma abordagem que estrutura dados ainda não sistematizados, a automação inteligente de processos dá contexto a essas informações.
Dessa forma, permite às empresas automatizar fluxos de ponta a ponta e tarefas repetitivas de maneira estratégica e assertiva, combinando o melhor de diferentes recursos tecnológicos.
Agora que você sabe o que é RPA e o que é automação inteligente de processos, chegou o momento de entender as principais diferenças entre as soluções.
Qual a diferença entre RPA e automação inteligente de processos?
A principal diferença entre as duas tecnologias é que o RPA é puramente robótico e não depende de inteligência artificial para operar. Ou seja, é uma tecnologia interessante para empresas com processos já bem definidos e baseados em regras claras de negócio, uma vez que a máquina não precisa “tomar decisões” por conta própria.
A automação inteligente de processos, por sua vez, oferece um escopo de trabalho mais amplo. Isso porque pode lidar com realidades distintas e diversos formatos de dados e rotinas a fim de gerar experiências digitais assertivas e eficiência nas tomadas de decisão.
Em outras palavras, enquanto o RPA atua em nível operacional específico, a automação inteligente de processos se relaciona com questões estratégicas para os negócios.
Neste caso, automatiza e otimiza os fluxos de ponta a ponta, ao mesmo tempo em que orquestra as ações humanas, sistemas e RPAs de forma organizada e única nos processos.
Aproveite para ler: [guia] como implementar a automação de processos no seu negócio?
É possível fazer a integração entre RPA e automação inteligente de processos?
Agora que sabe a diferença entre RPA e automação inteligente de processos, tenha em mente que a integração entre essas tecnologias é possível e uma ótima maneira de usar as duas para alavancar os resultados da sua empresa.
Para ficar mais claro, é bastante comum que as empresas iniciem seus projetos de automação com o RPA, que permite a criação de robôs para automatizar tarefas repetitivas simples.
Porém, ao ganharem maturidade, as organizações normalmente precisam reavaliar maneiras de estender esses recursos, pois sentem a necessidade de trazer mais inteligência e viabilizar formas de orquestrar todos os dados e aplicações.
Como as plataformas de automação inteligente de processos procuram facilitar justamente a orquestração dos processos, servem para conectar os diferentes departamentos das empresas para integrar as informações entre todas as partes. Nesse movimento, incluem-se os dados necessários para o RPA atuar de forma mais eficiente.
Então, ao adotar uma plataforma de automação inteligente de processos, o RPA já se conecta naturalmente com funcionalidades mais sofisticadas como a Inteligência Artificial, o que torna os projetos de automação das empresas cada vez mais estratégicos.
Para saber mais sobre o assunto, assista ao nosso webinar: https://www.youtube.com/watch?v=F2izJsTvb2Y
Como adotar a integração entre RPA e automação inteligente de processos no seu negócio?
Após descobrir a diferença entre RPA e automação inteligente de processos e entender que ambas as tecnologias funcionam em conjunto, ficou com vontade de adotar as soluções no seu negócio?
Então, saiba que você pode fazer isso facilmente com a ajuda da Plataforma Lecom. Com a Lecom você encontra o que precisa para automatizar com eficiência os seus processos diários, o que inclui:
- integração;
- facilidade de uso;
- segurança;
- rastreabilidade.
Inclusive, o grupo Dislub Equador conseguiu automatizar 78 processos em seis meses com a Lecom, 68 deles em apenas 20 dias de uso. Veja mais detalhes desse case de sucesso.
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