A busca constante pela evolução e melhoria nas entregas é uma realidade para qualquer empresário que visa mais lucros e resultados positivos. Neste sentido, compreender a diferença entre gestão de processos e gestão de projetos, além de encaminhar as rotinas operacionais, auxilia a construção de metodologias inovadoras e eficazes.
Por meio do BPM (gestão de processos de negócios), é possível organizar tarefas, visualizar resultados e até implementar técnicas de gerenciamento de projetos que priorizam a obtenção de rendimentos.
Aliás, graças a estes e outros benefícios, a procura pela implementação do BPM cresce a todo vapor mundo afora. Segundo o Mordor Intelligence, o total em investimento no setor em 2024 foi de US$ 14,96 bilhões, com previsão de avanço de 11,83% até 2029. Até lá, o mercado deve alcançar os US$ 26,17 bilhões.
Mas o que são esses modelos de gerenciamento e para que serve cada um? É o que veremos no artigo de hoje! A seguir, vamos explicar:
- o que é gestão de projetos;
- o que é gestão de processos;
- qual a diferença entre gestão de processos e gestão de projetos.
Vamos lá? Bom aprendizado!
O que é gestão de projetos e para que serve?
A gestão de projetos é uma disciplina que, por meio de métodos, ferramentas e habilidades de planejamento, executa, monitora e conclui um escopo previamente definido. Seu objetivo principal é alcançar resultados específicos dentro de um prazo previamente definido, com orçamento e escopos precisos e com a menor incidência de erros e falhas possível para o cenário.
Algumas das principais finalidades da gestão de projetos são:
- planejar e organizar recursos;
- gerenciar os riscos;
- controlar escopo, tempo e custos;
- facilitar a comunicação;
- entregar resultados mensuráveis.
Comumente, aplica-se a gestão de projetos na implementação de novas tecnologias, lançamento de novos produtos ou serviços, construção de infraestruturas ou projetos de transformação organizacional, por exemplo.
Por meio de metodologias como o PMBOK (um manual de boas práticas) e frameworks ágeis, a gestão de projetos estrutura e gerencia planejamentos em diversas indústrias para melhorar as entregas e resultados.
O que é gestão de processos e para que serve
A gestão de processos, por sua vez, é a prática de mapear, otimizar, analisar e monitorar procedimentos de uma organização para garantir a eficiência, consistência e alinhamento das atividades operacionais com os objetivos da empresa. Essas tarefas incluem qualquer conjunto de atividades repetitivas, como produção, atendimento, vendas ou logística.
Algumas das principais finalidades da gestão de processos são:
- otimizar a eficiência;
- padronizar operações;
- reduzir custos;
- aumentar a satisfação do cliente;
- facilitar a tomada de decisões.
Aplica-se a gestão de processos, tradicionalmente, em empresas com linhas de produção, para garantir entregas satisfatórias e de qualidade. No setor de serviços, essa metodologia auxilia a otimização nos atendimentos e resolução de problemas em geral.
Com metodologias como o BPM e ferramentas adequadas, a implementação da gestão de processos é mais simples e, em médio prazo, muito eficaz para a produtividade, eficiência e qualidade das entregas.
Apesar de ambas as metodologias servirem para facilitar o dia a dia empresarial, existem algumas diferenças entre a gestão de processos e gestão de projetos que merecem atenção. Confira a seguir.
Qual a diferença entre gestão de processos e gestão de projetos?
Em termos práticos, existem 4 aspectos essencialmente diferentes entre a gestão de processos e a gestão de projetos:
- objetivo e natureza;
- duração;
- resultados esperados;
- ferramentas e abordagens.
Conheça mais sobre cada na tabela a seguir.
GESTÃO DE PROCESSOS | GESTÃO DE PROJETOS | |
OBJETIVO E NATUREZA | Concentra-se em atividades repetitivas e contínuas; é usada para otimizar operações e garantir a eficiência e padronização no dia a dia. | Trata de atividades temporárias e únicas, com objetivo de atingir um resultado específico, como o lançamento de um novo produto ou serviço. |
DURAÇÃO | Está associada às operações contínuas e de longo prazo, que não têm data definida para o término. | Tem início e final bem definidos, com prazos previamente estabelecidos para cada etapa. |
RESULTADOS ESPERADOS | Busca eficiência e qualidade nas atividades organizacionais. O objetivo é a melhoria contínua. | Foca a entrega de resultados ou produtos únicos. O objetivo é o cumprimento do escopo. |
FERRAMENTAS E ABORDAGENS | Inclui análises e fluxogramas, uso de softwares de BPM, mapeamento de processos e monitoramento de métricas. | Utiliza ferramentas como gráficos, cronogramas e matrizes de riscos para realizar entregas pontuais. |
Ou seja, a principal diferença entre gestão de processos e gestão de projetos é que, enquanto a primeira otimiza o que é rotineiro e contínuo, a outra realiza iniciativas específicas e temporárias. Neste sentido, é possível integrar as metodologias para extrair o máximo de ambas.
4 exemplos de aplicações da gestão de processos no negócio
Como ficou claro na tabela de diferenças entre gestão de processos e gestão de projetos, ambas as disciplinas são muito úteis, especialmente quando compreendidas as suas particularidades.
Portanto, a seguir, falamos um pouco sobre as aplicações da gestão de processos que fazem toda a diferença no seu negócio:
- operações de manufatura: controle de produção e gestão de suprimentos;
- serviço de atendimento: com estruturação de fluxos de atendimento ao cliente;
- financeiro: processamento de pagamentos e auditorias regulares;
- marketing: gestão de campanhas e segmentação de públicos.
Aliás, em todas essas áreas, é possível implementar a gestão de projetos para promover a conquista de resultados específicos. Assim, além de uma disciplina organizacional muito funcional e útil, você conta com ferramentas e metodologias voltadas especialmente ao cumprimento de metas. Incrível, não é mesmo?
Agora que você já sabe mais sobre as diferenças entre gestão de processos e gestão de projetos, que tal dar o primeiro passo para a transformação digital do seu negócio?
Com a Lecom, você organiza suas operações de forma fácil e segura — e ainda conta com a experiência de quase 30 anos de resultados comprovados!
Quer saber mais? Faça o tour guiado na plataforma e veja, na prática, como a Lecom ajuda seu negócio a prosperar!