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Qual a diferença entre BPMS e ERP? Por que integrá-las?

Qual a diferença entre BPMS e ERP? Por que integrá-las?

A tecnologia caminha lado a lado com a otimização na busca por resultados melhores nas empresas. Nesse sentido, saber a diferença entre BPMS e ERP — duas ferramentas de gestão —  mostra que é possível explorar características diversas para obter rotinas mais fluídas e integradas.

Um bom exemplo de integração nas organizações é o uso conjunto de softwares de planejamento de recursos empresariais para otimizar o gerenciamento e as funções back-office de uma forma unificada. 

Existem, inclusive, números que evidenciam a popularidade do mercado de soluções de gestão. Segundo a Mordor Intelligence, o mercado de ERP (sistemas de planejamento de recursos empresariais) deve crescer 9,76% até 2029, chegando ao patamar de US$103.95 bilhões. 

Para fazer parte do movimento e aproveitar o recurso em sua máxima potencialidade, é ideal conhecer a diferença entre BPMS e ERP: duas ferramentas muito utilizadas por gestores para conquistar um fluxo de trabalho organizado e funcional. 

Entenda mais sobre as integrações de BPMS e ERP neste artigo. Falamos sobre as diferenças entre as metodologias, suas funções, como atuam em conjunto e seus benefícios. 

O que é um BPMS?

BPMS, sigla em inglês para Business Process Management Suits, é uma ferramenta inteligente responsável por mapear, automatizar, executar e monitorar os processos e atividades. Segue a metodologia indicada pelas práticas do BPM (gestão de processos de negócios) e busca otimizar tarefas, de modo que ocorram mais rapidamente e com menos erros.

A ferramenta age como um braço extra para a sua empresa. Assim, permite realocar a força de trabalho humana em outros setores, enquanto realiza por conta própria tarefas repetitivas e burocráticas. 

A função do BPMS na automação e no gerenciamento 

Em linhas gerais, a função do BPMS é:

  • mapear e controlar os processos de ponta a ponta;
  • identificar gargalos;
  • diminuir o tempo de resposta e execução entre uma tarefa e outra;
  • apontar dados para a otimização e atualização sempre que houver. 

Em um cenário de automação e gerenciamento, a ferramenta BPMS garante que os processos sejam devidamente executados e transmitidos ao próximo nível, mantendo um padrão de qualidade e exatidão, no menor período possível e com rastreabilidade total. 

O que é um ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning — planejamento de recursos empresariais) é uma ferramenta para auxiliar a empresa no que diz respeito à gestão de finanças, recursos humanos, produtividade, cadeia de recursos, controle de suprimentos e serviços. Além disso, o software oferece dados sólidos para a elaboração de diagnósticos e otimizações. 

Na prática, o ERP integra todas as áreas da sua empresa, o que permite que você mantenha o controle sobre vários setores de uma vez só. Por exemplo: imagine que, durante o seu fluxo de produção, haja o encaminhamento da matéria-prima para o setor A. 

Com o ERP, tão logo o material seja levado para a área de destino, a ferramenta, por conta própria, atualiza os dados do seu estoque, notifica a pessoa responsável e sinaliza o início de uma nova atividade nos setores correspondentes. 

Quais as diferenças entre BPMS e ERP? 

Por agirem em áreas bastante semelhantes e correlatas, é muito comum que haja confusão entre as duas ferramentas. Embora sua combinação seja extremamente estratégica para os negócios, é importante saber que existem diferenças entre BPMS e ERP. 

Uma forma de entender a diferença entre BPMS e ERP é focar no funcionamento de cada uma. 

Enquanto o BPMS atua de forma “horizontal”, centrada nos processos em si, ignorando a hierarquia das atividades, o ERP opera de modo “vertical”. A ferramenta foca os departamentos e setores de um negócio na ordem estabelecida pelo fluxo organizacional para execução das tarefas. 

Um exemplo claro dessa relação é o lançamento de um novo produto com o envolvimento de várias áreas. 

Enquanto o ERP é responsável por coletar e registrar as informações inseridas pelos times que executam as tarefas, o BPMS integra esses times, garantindo a comunicação eficaz e a linearidade. 

O papel do BPMS na integração e suas funções back-office

O BPMS é uma peça fundamental na integração de sistemas de qualquer empresa que busque não apenas automatizar seus processos, mas mantê-los organizados e funcionais. 

Por ser uma ferramenta versátil, o BPMS é facilmente integrável ao seu sistema nativo, permitindo que você faça parte da transformação digital sem arriscar perder as informações e configurações previamente inseridas em bancos de dados ou configurações. 

Além disso, ao integrar setores correlacionados (por exemplo, a comunicação entre o estoque e o setor de compras), você tem mais controle sobre os processos de ponta a ponta, com a possibilidade de identificar gargalos, falhas, redundâncias e oportunidades de melhoria. 

9 possíveis integrações entre BPMS e ERP

Confira algumas possibilidades de integrações entre BPMS e ERP: 

  • emissão e transmissão de ordens de serviço; 
  • controle e gerenciamento de pedidos; 
  • emissão de notas fiscais; 
  • confirmações; 
  • transações financeiras; 
  • autorizações; 
  • checagem de dados; 
  • elaboração, formatação e gestão de documentos
  • arquivamento de documentação. 

Empresas de todos os portes e ramos pelo mundo exploram e realizam as integrações acima. No que diz respeito às formas de gerenciar os projetos empresariais, inclusive, há uma busca cada vez maior por soluções nesse sentido, mesmo considerando a diferença entre BPMS e ERP. 

O Grand View Research publicou um estudo que prevê o crescimento do mercado de BPM em 20,4% até 2030. Isso deixa ainda mais claro o que dissemos até aqui: seu negócio precisa da tecnologia para crescer e continuar competitivo. 

Os benefícios da integração entre BPMS e ERP

Agora que a diferença entre BPMS e ERP está clara, é hora de falar do que realmente interessa a um gestor: os benefícios da integração das ferramentas. 

Além da automação e da integração entre as áreas da empresa, você também tem: 

  • melhoria na visibilidade dos processos;
  • controle sobre as tarefas; 
  • redução de custos e investimentos; 
  • melhoria na tomada de decisões; 
  • agilidade na adaptação às mudanças de mercado;
  • melhoria na colaboração; 
  • mais facilidade na comunicação.

Esses fatores, combinados, são a chave para mais produtividade e, consequentemente, melhores resultados. E, para conquistá-los, existe uma plataforma criada especialmente para te ajudar. 

A Lecom reúne o que há de mais moderno em tecnologia de gestão inteligente de processos para auxiliar no crescimento dos seus negócios. A plataforma permite a análise de dados e otimização do fluxo organizacional sempre que necessário. 

Para saber mais, acesse o tour guiado e saiba como a Lecom pode alavancar sua empresa para o futuro!

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Fabrício Augusto Dias

Diretor de Produto e Tecnologia

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