Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Qual a diferença entre automação e hiperautomação? 

Qual a diferença entre automação e hiperautomação?

O ato de automatizar a execução de tarefas não é mais novidade para as empresas. Porém, com todos os avanços tecnológicos, pode surgir a grande dúvida: afinal, qual a diferença entre automação e hiperautomação?

E já para adiantar, a hiperautomação é como se fosse uma “versão premium” da automação. Logo, é mais avançada e completa, o que pode ajudar sua empresa a produzir mais e com menos recursos.

Quer entender como esse resultado é possível? Então, continue a leitura, pois no artigo a seguir explicamos:

  • o que é automação de processos;
  • o que é a hiperautomação;
  • a diferença entre as duas táticas; 
  • como implementar a hiperautomação com facilidade.

Vamos lá?

O que é a automação de processos?

A automação de processos ocorre quando uma empresa adota ferramentas e tecnologias que executam tarefas repetitivas e padronizadas (como abrir um pedido de compra). Essa estratégia aumenta a eficiência organizacional (o que aumenta a produtividade), já que reduz a necessidade de intervenção humana.

O resultado é que os colaboradores podem se dedicar a outras tarefas, mais estratégicas, pois as máquinas finalizam os trabalhos considerados “mais simples” de forma automática.

No nosso blog temos dois conteúdos que podem te ajudar a entender melhor a prática: um que explica o que é automação de processos e outro com as razões para adotar. Não deixe de conferir!

O que é a hiperautomação de processos?

A hiperautomação, por outro lado, é um conceito mais complexo e, portanto, avançado. Aqui, a empresa combina diversas tecnologias a fim de automatizar processos mais complicados e que, muitas vezes, estão interligados. 

Na prática, você não só abre um pedido de compra. Em adição, programa ferramentas para identificar quando é necessário adquirir um insumo, definir as quantidades e até mesmo atualizar o estoque e informar aos responsáveis sobre a compra. E todo esse trabalho sem nenhuma (ou com mínima) intervenção humana em qualquer das atividades. 

Neste exemplo, os sistemas conectados executam tarefas que combinam os esforços dos setores de compra, financeiro e de estoque. E esse processo é possível graças à integração de várias ferramentas, como:

  • Machine Learning ou aprendizado da máquina;
  • inteligência artificial; 
  • Intelligent Business Process Management Suites (IBPMS) ou sistemas inteligentes de gerenciamento de processos de negócios; 
  • Robotic Process Automation (RPA) ou automação robótica de processos;
  • Big Data ou a coleta e análise de dados em grandes quantidades. 

Quer se aprofundar mais na definição de hiperautomação? Então, aproveite para conferir o artigo completo que preparamos sobre o tema para você!

Qual a diferença entre automação e hiperautomação de processos de negócios?

A principal diferença é que a hiperautomação é uma evolução da automação de processos, que, no geral, acontece em pequena escala, de forma isolada, e em tarefas mais simples. Já a hiperautomação pode ser aplicada em toda a empresa e em atividades mais complexas, que demandam uma maior capacidade de processamento.

Outra diferença entre os dois conceitos é que você pode usar a hiperautomação para automatizar e integrar diferentes departamentos que têm tarefas interligadas (como o de compras com o de estoque).

Logo, oferece uma solução mais completa para o seu negócio que se torna capaz de escalar sua capacidade de produção com mais rapidez e facilidade.

Compreendeu qual a diferença entre automação e hiperautomação e os benefícios que a segunda prática pode trazer para a sua empresa? Então, que tal aprender como implementar? Continue a leitura para conferir o passo a passo!

Como implementar a hiperautomação na sua empresa?

Confira a seguir a explicação de como implementar a hiperautomação no seu negócio em 3 passos bem simples de seguir!

  1. Analise seus processos atuais 

Agora que entendeu qual a diferença entre automação e hiperautomação e deseja implementar a tecnologia para agilizar a execução de tarefas mais complexas, saiba que o primeiro passo é estudar seus processos atuais.

Desenhe seu fluxo de atividades para compreender como cada uma funciona, qual a ordem lógica de ações e os responsáveis. Esse procedimento ajuda a encontrar oportunidades de automatização e facilita o próximo passo!

Inclusive, temos dicas de maneiras eficazes de mapear processos. Aproveite para conferir e aprenda como detalhar as tarefas do seu negócio!

  1. Escolha as novas tecnologias com atenção 

O segundo passo é escolher as tecnologias certas. Como explicamos, a hiperautomação combina várias ferramentas para suportar a complexidade dos pedidos. Neste caso, você deve definir quais sistemas são necessários para a sua estratégia.

Por exemplo, uma ferramenta de RPA com o Big Data para tornar o processo de compra mais ágil ou de machine learning para entender quando precisa abrir um novo pedido. 

Apenas fique atento para escolher sistemas que oferecem integração. Dessa forma, você garante que as aplicações funcionem de maneira conectada, o que facilita a troca de dados.

  1. Integre os sistemas já em uso com os novos 

E por falar em conexão, não se esqueça de integrar os novos sistemas com os que você já usa diariamente. Assim, consegue compartilhar informações com mais facilidade, o que acelera a execução das tarefas e reduz os custos (já que você não precisa migrar todos os dados). 

Adicionalmente, a integração favorece a análise de informações, uma vez que as ferramentas acessam dados históricos a fim de identificar padrões e sugerir ações mais assertivas. Por exemplo, que é necessário renovar o estoque de determinado item a cada dois meses.

Para finalizar o conteúdo sobre qual a diferença entre automação e hiperautomação, aqui vai uma dica extra: conte com ajuda especializada para implementar esse tipo de solução no seu negócio. 

A Lecom Tecnologia, por exemplo, é uma empresa preparada para te auxiliar em todas as etapas desse processo, desde a análise até a implantação para você potencializar os resultados do seu negócio. 

Que tal descobrir como? Marque um bate-papo com um dos nossos especialistas e veja como a Lecom pode te ajudar! 

Foto de Gabriela Callis

Gabriela Callis

Especialista de Conteúdo Tech

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!