A principal diferença entre automação de processos e robotização reside na complexidade das operações de que cada metodologia toma conta. Porém, essa afirmação não significa que você precisa escolher ou uma ou outra para implementar.
Pelo contrário, a automação e a robotização de processos não só podem como devem andar juntas para fazer com que seu negócio ganhe pontos em eficiência operacional e produtividade.
Quer entender como? Então, continue a leitura, pois a seguir explicamos:
- o que significa automação;
- o que é robotização de processos;
- quais as diferenças entre as duas metodologias.
Para finalizar, você ainda confere um passo a passo simples de como implementar as duas soluções na sua empresa. Está preparado? Acompanhe!
O que é automação de processos?
A automação de processos consiste na adoção de tecnologias e ferramentas específicas para executar tarefas padronizadas — como abrir um pedido de suporte. O objetivo é reduzir a intervenção humana nas atividades de rotina e, assim, aumentar a eficiência operacional da organização.
O procedimento costuma seguir um fluxo de tarefas que não se desvia, não importa o que aconteça no meio do caminho. Por exemplo, na automação de processos podemos padronizar um sistema que abre um pedido de suporte, envia a solicitação para análise, depois repassa para o responsável pelo atendimento. O grande poder disso consiste na padronização, no acompanhamento e na rastreabilidade do processo.
Para entender mais a fundo o que é automação de processos, indicamos conferir este conteúdo do nosso blog, no qual explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
O que é robotização de processos?
A robotização de processos envolve automatizar tarefas repetitivas por meio da criação de robôs digitais conhecidos como bots.
Para isso são utilizadas as ferramentas de automação de processos robóticos, ou RPA (do inglês, Robotic Process Automation), que combinam o uso de tecnologias como inteligência artificial (IA) e Machine Learning (ML ou aprendizado de máquina, em português).
Vale ressaltar que a robotização segue regras claras para que não ocorram desvios de funções. Isto é, para evitar que os bots executem outras ações, como enviar uma solicitação para um departamento totalmente diferente do programado inicialmente.
Agora que a definição dos dois conceitos ficou clara, chegou a hora de conferir a diferença entre automação de processos e robotização. Vamos lá?
Qual a diferença entre automação de processos e robotização?
A robotização é um procedimento mais autônomo, já que usa tecnologias com maior capacidade de processamento de dados. Na prática, significa que a robotização consegue executar tarefas repetitivas, em um alto volume, ao contrário do que acontece na automação de processos.
Além disso, a robotização oferece mais integração, uma vez que os bots conseguem transitar entre as diferentes ferramentas que seu negócio usa para automatizar processos. Portanto, facilita a colaboração entre equipes.
Porém, um detalhe importante: os dois conceitos não ficam isolados. Ou seja, você não precisa escolher apenas um para adotar, pois funcionam muito bem em conjunto. Inclusive, a combinação dos métodos potencializa os resultados positivos.
E aí, compreendeu qual a diferença entre automação de processos e robotização? Então, que tal ver quais os benefícios de adotar as duas metodologias na sua empresa? Para conferir, basta continuar a leitura!
Quais os benefícios da automação e robotização de processos?
Agora que você já sabe qual a diferença entre automação de processos e robotização, destacamos novamente que é possível usar as duas metodologias em conjunto para obter resultados ainda mais satisfatórios, como os que mostramos logo abaixo!
- Aumento da eficiência operacional
Um dos principais benefícios da automação de processos e robotização é o aumento da eficiência operacional.
E o motivo para esse ganho é bastante simples: ao automatizar a execução de tarefas (das mais simples às mais complexas), você evita erros causados pela falta de atenção ou cansaço dos colaboradores.
Graças a essa característica, é capaz de finalizar seus procedimentos de rotina com mais rapidez e precisão, o que, em consequência, traz melhores resultados para as operações da empresa, pois também aumenta a produtividade.
- Redução dos custos operacionais
Também vale mencionar que a automação e robotização de processos ajuda a reduzir os custos operacionais do seu negócio.
Primeiro, porque as metodologias possibilitam criar um fluxo de trabalho com menos erros e, consequentemente, menos retrabalho (o que tende a gerar um gasto extra para a companhia).
Segundo, porque o RPA permite um funcionamento 24/7. Portanto, você não precisa esperar que um agente humano fique livre para tomar conta de uma tarefa, já que a máquina começa o serviço automaticamente no momento de abertura da solicitação.
O resultado é que você gasta menos recursos para produzir e entregar um serviço com a mesma qualidade (ou até mesmo superior).
- Melhoria da tomada de decisões
Para finalizar a lista de motivos para adotar ferramentas de automação e robotização de processos, temos o auxílio na tomada de decisões estratégicas. Isso porque essas tecnologias otimizam fluxos de trabalho e ajudam a consolidar dados de forma mais eficiente e organizada.
Com dados processados de forma mais ágil e confiável, os gestores têm uma base mais robusta para identificar pontos de melhoria e planejar o futuro da organização de maneira mais estratégica.
Como implementar automação e robotização de processos na sua empresa?
O processo de como implementar automação e robotização de processos no seu negócio é bem semelhante, e nós trouxemos os três passos essenciais para você a seguir. Confira!
- Mapear os processos internos
O primeiro passo do tutorial de como implementar a automação e robotização de processos na sua empresa é mapear seus procedimentos internos. Isto é, desenhar um fluxo de trabalho com todas as etapas necessárias para concluir cada atividade.
Certifique-se de adicionar o prazo previsto para início e fim de cada uma, bem como os departamentos (ou colaboradores) responsáveis e os resultados desejados.
- Identificar gargalos
Após mapear os processos, você deve analisar seu fluxo de tarefas a fim de encontrar gargalos, ou pontos de melhorias. Essas são etapas que não funcionam como deveriam ou “sobram”, como uma ação desnecessária.
O objetivo é enxugar ao máximo para otimizar a programação das ferramentas de automação e RPA e, assim, garantir a conclusão das atividades no menor tempo possível sem perder a qualidade.
- Escolher boas ferramentas
Por falar em ferramentas, não dá para pensar em como implementar a automação e robotização sem escolher sistemas funcionais, robustos e que permitam escalar as operações a qualquer momento.
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