O desenvolvimento Ágil de processos tem ganhado cada vez mais relevância, pois o mercado atual exige que os modelos de gestão acompanhem as mudanças no comportamento do consumidor. Por isso, as empresas veem na filosofia Ágil, uma forma de otimizar seus processo e potencializar suas entregas, minimizando riscos e garantindo a satisfação do cliente.
Os valores do manifesto ágil:
A filosofia Agile (Ágil) de desenvolvimento de software teve início em 2001, quando um grupo de 17 especialistas se reuniram para discutir como seria a metodologia ideal para solucionar os problemas causados pelo excesso de burocratização do método cascata. Esta reunião deu origem ao manifesto ágil, cujos valores são:
- Devem haver mais interação entre pessoas do que ferramentas e processos;
- O software em funcionamento é mais importante do que uma documentação abrangente;
- A colaboração com o cliente supera a negociação de contrato;
- Facilidade de adaptação é mais importante do que seguir um plano.
No desenvolvimento Ágil de processos, o projeto é dividido em ciclos curtos e simultâneos, e as entregas são constantes. Dessa forma, é possível experimentar cada fase e as correções de melhorias são feitas com mais facilidade. Além disso, a Ágil possibilita a empresa a obter alguns benefícios como:
- Menor custo para desenvolver e manter o produto e otimização de recursos;
- Redução da complexidade dos processos;
- Equipe mais produtiva;
- Mais assertividade devido à facilidade em aderir mudanças no projetos;
- Melhoria contínua dos processos, o que resulta em entregas cada mais satisfatórias ao cliente.
As metodologias de desenvolvimento Ágil de processos mais comuns são, Scrum, Extreme Programming (XP) e Kanban. Todas elas aplicam os princípios do manifesto Ágil, mas apresentam características distintas. A escolha da metodologia ideal deverá ser feita de acordo com as características do mercado de atuação da empresa. Também é possível combiná-los para otimizar ainda mais o gerenciamento de processos.
Aprenda a colocar o desenvolvimento Ágil de processos em prática!
Existem diversos conceitos acerca do tema “Desenvolvimento Ágil de processos”. Para aplicar a Ágil a projetos da forma correta, é necessário entender as metodologias, princípios e diretrizes da metodologia. Por isso, a Lecom em parceria com a iProcess organizou uma série de videoaulas para explanar o “Desenvolvimento Ágil de processos” e todos os seus elementos.
A semana do Desenvolvimento Ágil de processos acontecerá no período de 13 a 17 de agosto. Por meio das videoaulas, o diretor da iProcess, Eduardo Britto, irá desmistificar os processos ágeis de uma vez por todas.
Confira os temas abordado em cada videoaula:
- Introdução ao paradigma Ágil;
- Fundamentos da Aplicação de Métodos Ágeis em Projetos de Tecnologia;
- Princípios do Desenvolvimento ágil orientados a Automação de Processos;
- Diretrizes para a Definição de Releases de Processos em uma Metodologia.
E na sexta-feira, dia 17/08, às 10h, Eduardo Britto estará ao vivo, tirando todas as dúvidas da semana de videoaulas e sobre o Desenvolvimento Ágil de Processos. Quer participar? Inscreva-se gratuitamente!
Acompanhe a Lecom nas redes sociais e se inscreva em nosso canal no YouTube para não perder nenhuma novidade!