Por:
Euder Gontijo
Gerente de Projetos, Processos e Tecnologia da Sicoob Divicred
Rodrigo Junqueira
Sócio-fundador da Nexum
Quando compartilhamos experiências, é comum focar mais nos resultados positivos e nas conquistas alcançadas. Porém, temos que lembrar que todas as organizações – incluindo as cooperativas de crédito – enfrentam uma série de desafios culturais e têm dificuldades específicas ao longo da trajetória, sendo preciso olhar para isso de forma consciente, responsável e comprometida com a essência do negócio.
Então, a partir do caminho que tem sido construído na Sicoob Divicred para a otimização de processos e da nossa participação no Cooptech Crédito 2023, decidimos explorar a relação desse enfoque com a cultura e o propósito em cooperativas.
Cultura organizacional como alicerce da gestão
Já dizia Peter Drucker: “A cultura come a estratégia no café da manhã”. O conjunto compartilhado de valores, crenças, normas e comportamentos molda toda a identidade da organização, define a maneira como as pessoas trabalham em conjunto, orienta as ações e impacta diretamente nos resultados.
Então, a cultura precisa ser o alicerce que sustenta toda a jornada de otimização de processos e transformação digital.
Para isso, é necessário inicialmente reconhecer que o princípio básico de qualquer gerenciamento é o autoconhecimento, ou seja, a visão honesta, comprometida, dedicada e alinhada entre o propósito da organização e a maneira com que as informações, documentos, solicitações e aprovações fluem no dia a dia.
A Sicoob Divicred começou a refletir sobre seus processos em 2016, entendendo que várias rotinas poderiam ser melhoradas e que era preciso ter maior conexão entre as áreas. Porém, isso não era encarado de forma prioritária e integrada, e as pessoas que foram envolvidas nesse esforço precisavam se dividir entre essa e outras demandas, prejudicando o avanço dos estudos e práticas.
Então, em 2020, a cooperativa conheceu e contratou a plataforma de gestão inteligente de processos da Lecom a partir da indicação da Sicoob Credicitrus. Porém, era preciso encarar esse passo para além da simples implementação da ferramenta.
Apesar de todo o potencial percebido da solução, a Sicoob Divicred entendeu que nenhuma tecnologia, por mais extraordinária que fosse, seria capaz de resolver todos os problemas, já que ela, por si só, não entregaria uma visão de propósito e pertencimento.
Com isso em mente e com o apoio da Nexum, foram trilhados os passos seguintes.
Conectando propósito e resultados positivos com empatia
A Sicoob Divicred estruturou uma equipe dedicada de Processos focada em perceber, gerar e entregar valor nas rotinas de trabalho.
Essa equipe se dedicou inicialmente ao mapeamento e ao amadurecimento dos processos por meio do relacionamento direto com as pessoas da cooperativa, escutando com atenção para compreender detalhes, ações, objetivos e desafios por trás das rotinas.
Dia após dia, com escuta ativa e empatia, o time foi percebendo a diferença na participação e integração das pessoas com a transformação, já que, como diz o ditado, “ninguém destrói o que ajudou de fato a construir”.
Assim, o foco não era só sistematizar, digitalizar e automatizar fluxos de atividades, mas fortalecer o propósito da Sicoob Divicred em cada passo, permitindo o entendimento de que se alguém não sabe responder porque faz algo – qual o objetivo final e o que gera de relevante – provavelmente essa atividade não tem que ser feita.
Também foi se ampliando a compreensão de que a eliminação de tarefas repetitivas, manuais e lentas por meio da plataforma Lecom não era uma forma de retirar o emprego das pessoas, mas uma maneira de desburocratizar o trabalho, agilizar os tempos de atendimento e aumentar a eficiência para entregar valor, bem-estar e fortalecer a essência da cooperativa de promover justiça financeira.
Todo esse movimento articulado e responsável trouxe ganhos como:
- Ampliação do entendimento sobre os processos de ponta a ponta, ou seja, como cada fluxo começa, qual a importância dele, em que momento cada ator contribui para o andamento, onde ele é finalizado e qual é o resultado gerado
- Gerenciamento estratégico de perdas e riscos para a cooperativa, com controle interno e visão integrada sobre os gargalos e os impactos de trâmites financeiros
- Padronização, visibilidade sistêmica e rastreabilidade no encaminhamento de solicitações de crédito, com acompanhamento dos processos e das atualizações em tempo real, histórico documentado de esclarecimentos e aprovações e mais agilidade na realização das demandas.
Para além de resultados como esses, a jornada trilhada na Sicoob Divicred demonstra a necessidade de aprender constantemente com as pessoas e para as pessoas em nome da geração de valor e do aproveitamento compartilhado de benefícios.
É nesse sentido da transformação que nós acreditamos e é assim que atuamos todos os dias.
Estamos super à disposição para conversar sobre a nossa experiência!