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COOPERATIVAS: Como reduzir o tempo de atendimento sem desumanizar o processo

Equilíbrio

Em um modelo de trabalho sem fins lucrativos, a conexão entre cooperados se sustenta com o interesse comum de ampliar o protagonismo e a qualidade de vida dos envolvidos no ecossistema. 

Por isso,  o planejamento, a gestão e o acompanhamento dos serviços da cooperativa precisam ser conduzidos cuidadosamente.

A satisfação das pessoas deve ser o ponto de partida para a análise dos resultados, e, ao mesmo tempo, um requisito para estudar e implantar novas propostas e projetos.

Explorar os pontos de melhorias e aperfeiçoamento dos serviços das cooperativas é essencial para a evolução e manutenção do equilíbrio dentro do negócio; assim, a adoção de ferramentas ou recursos deve passar por um processo rigoroso de avaliação.

Surge então a necessidade de equacionar a realização de tarefas do dia a dia, a análise de oportunidades e a manutenção do relacionamento e do apoio mútuo aos que fazem parte da cooperativa.

Agilidade vs. Zelo

Dentro do processo de gestão e evolução das cooperativas, muitas pessoas podem considerar que a agilidade impulsionada por recursos digitais é incompatível com o zelo necessário a cada ação.

Acontece que, normalmente, isso ocorre porque a agilidade é confundida com rapidez. E, como já abordamos em outro artigo, trabalhar de forma ágil é muito diferente de trabalhar de forma rápida.

Enquanto a atuação com pressa está relacionada à falta de cuidado e pode acabar trazendo algumas falhas, a agilidade se baseia no melhor aproveitamento dos recursos para resolver prioridades e entregar valor às pessoas a todo o momento. 

Hoje, um dos maiores desafios das cooperativas é otimizar o tempo de atendimento dos cooperados sem desumanizar o processo, ou seja, ganhar agilidade sem abrir mão do zelo com cada um dos envolvidos.

O alto volume de operações, documentos e aprovações presentes em processos de solicitação impactam negativamente nos prazos e fazem com que eles sejam um ponto de atenção com impacto direto na conquista e manutenção de associados.

Por isso, cada dia mais as cooperativas vêm desenvolvendo um olhar cuidadoso sobre ferramentas e recursos que contribuam para otimizar o volume e a qualidade dos atendimentos.

Soluções digitais 

Cada decisão tomada na cooperativa é extremamente importante para manter a essência democrática e colaborativa do negócio.

Uma vez tomadas essas decisões, é preciso garantir a clareza, a transparência e efetividade no andamento das ações em aprovações de crédito, liberação de recursos, desligamento de cooperados, iniciativas de comunicação e relacionamento, entre outros processos que fazem parte do dia a dia da operação.

Para isso, as pessoas responsáveis por cada frente de trabalho devem organizar da melhor forma as rotinas de gestão e encaminhamento das atividades com o tempo de atendimento às diferentes demandas.

Nesse sentido, se digitalizarmos e automatizarmos as tarefas que são mais operacionais e repetitivas, como o envio de um documento, a atribuição de uma responsabilidade e a atualização do status de um processo, a equipe que atua na cooperativa terá mais foco, energia e segurança para deliberar questões essenciais e trazer respostas ágeis e assertivas a quem é tanto cliente quanto sócio do negócio. 

Porém, apesar da força que esse movimento tem ganhado no setor, ainda há alguns receios sobre possíveis perdas nas trocas e conexões pessoais com a ampliação do uso da tecnologia.

Pensando nisso, o que precisa ser discutido e desmistificado é que a automação de processos traz mais agilidade mas não desumaniza as operações.

Aliás, como comentado, rapidez e agilidade não são a mesma coisa, e a automação envolve trazer otimização e eficiência às atividades do dia a dia.

Nós entendemos como premissa da automação o posicionamento do ser humano no centro da operação, garantindo facilidade e tempo para que ele foque no que é mais importante.

Ou seja, ao padronizar fluxos de trabalho e automatizar processos específicos geramos mais fluidez e efetividade para o acesso, o andamento e o compartilhamento de informações e atualizações.

Impacto da automação no tempo de atendimento das cooperativas

Ao longo dos anos, trabalhamos com diversas cooperativas e alguns aprendizados foram incluídos na nossa bagagem.

Nossos clientes e colegas gestores de cooperativas comentam bastante sobre a necessidade de ferramentas que facilitem a realização de prioridades e reduzam o tempo de atendimento das solicitações, garantindo a proximidade e a satisfação entre os associados.

A adoção da nossa plataforma de Automação Inteligente de Processos trouxe vários resultados nesse contexto em Cooperativas como Sicoob Coopercredi, Sicoob Credicitrus, Coocafé, Uniprime e Unimed Curitiba. 

Em um dos casos, por exemplo, vimos que o tempo de atendimento a solicitações costumava chegar a 20 dias e hoje o fluxo é resolvido em minutos com o processo inserido no ambiente digital.  

Além disso, foi possível automatizar aprovações com padrões definidos, e a gestão das atividades e do volume de operações agora pode ser feita em tempo real.

Escolha uma plataforma que valoriza as pessoas

A conexão entre as pessoas de uma cooperativa é uma característica única, que deve ser sempre valorizada.

Nossa missão, portanto, envolve identificar ferramentas e recursos que possam fortalecer ainda mais essa conexão dando suporte às rotinas de cada um dos envolvidos nos processos e ampliando os resultados alcançados.

É mais do que possível, então, utilizar a automação de processos de forma humana e acessível.  

Nossa plataforma foi pensada para garantir facilidade de integração, autonomia para os usuários e acompanhamento em tempo real de tarefas e indicadores. 

Conheça um pouco mais sobre a nossa tecnologia em um Passeio Virtual: CLIQUE AQUI

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Fabio Duran

Gerente de Operações na Lecom Tecnologia.

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