Quem quer alcançar algo de maneira rápida costuma trilhar o caminho sozinho, enxerga competição em praticamente tudo que vê e age de forma individualizada, mesmo com todas as oportunidades disponíveis atualmente para interação e conexão.
Porém, quem quer chegar longe – e se preocupa em beneficiar toda a comunidade, perpetuar recursos, e atuar de maneira consciente e assertiva – acredita na cooperação.
O compromisso desse movimento de impactar positivamente a realidade, mantendo o equilíbrio econômico e social sem deixar ninguém para trás, nos inspira muito e está completamente alinhado com o nosso propósito de protagonizar transformações responsáveis no contexto digital. Aliás, é com esse foco que nos relacionamos, entre diversos setores, com cooperativas de todo o país: fortalecemos a potência transformadora, a conectividade e o bem-estar desse segmento por meio da nossa tecnologia nacional com alcance global.
Acreditamos, portanto, na geração mútua de valor como caminho para todos os processos do dia a dia.
Sabendo disso, vou compartilhar com você algumas visões que sustentam as ações e os resultados do nosso trabalho e estão em sintonia com os princípios cooperativistas.
A OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) destaca que, para esse movimento, ninguém perde quando todo mundo ganha. Essa é uma afirmação que, mesmo parecendo óbvia, precisa ser a todo momento reforçada e exercitada na realidade social por alguns motivos.
Em primeiro lugar, há uma tendência na nossa sociedade de achar que o ganho de uma pessoa e/ou de um time está vinculado à perda de quem está do outro lado, como ocorre em jogos clássicos como o futebol. Essa é uma perspectiva equivocada quando encaramos que somos parte de um contexto amplo que, entre condições naturais e invenções humanas, é mantido por relações de interdependência e por infinitas possibilidades de “ganha-ganha”.
Aliás, na Lecom, por exemplo, oferecemos nossa tecnologia de Automação Inteligente de Processos tanto diretamente, quanto por meio de um ecossistema de parceiros espalhados por todo o Brasil, que realizam serviços de consultoria para revisitar e redesenhar fluxos de trabalho, fortalecer competências e otimizar a jornada de transformação digital.
Também estimulamos uma série de trocas, compartilhamentos e aprendizados entre os clientes de diferentes portes e segmentos que estão com a gente, realizando eventos, conteúdos e bate-papos.
Nessas oportunidades, os participantes trazem experiências sobre nossa geração de valor na jornada dos cooperados em diferentes pontos, como:
–Adesão/Cadastro de novas pessoas à Instituição;
– Potencialização da intercooperação entre os associados e deles com outras iniciativas para o desenvolvimento local;
–Agilidade e facilidade digital nas devolutivas das demandas feitas pelo associado, como solicitação de crédito, apoio diante de dúvidas, negociações e desligamento;
– Otimização no registro e disseminação de informações e decisões realizadas em reuniões e assembleias;
–Segurança e rastreabilidade no histórico de documentos e tramitações com cada pessoa cooperada, o que permite personalizar o atendimento e fortalecer a proximidade.
Atuando em sinergia, impulsionamos benefícios de ponta a ponta dos processos, o que aumenta a força, a escala e o poder de desenvolvimento sustentável do movimento cooperativista.
Assim, amplificamos o acesso, o protagonismo e o resultado positivo para todas as pessoas do ecossistema.
Seguindo nos pontos a serem reforçados sobre cooperação, é importante dizer que a postura de cooperar vai muito além da atuação solidária e da disponibilização unilateral de apoio para atender necessidades e amenizar problemas pontuais. A solidariedade é, sim, fundamental, mas não é suficiente para a construção de futuros mais inclusivos e justos.
Outro aspecto a ser lembrado: na vida em comunidade as conquistas individuais dependem das conquistas coletivas e do comprometimento de todos com todos em prol da manutenção da nossa existência.
O movimento cooperativista entende esse cenário ao defender, todos os dias, o respeito à autonomia, à liberdade, à democracia e à diversidade. Cada pessoa que decide ser cooperada participa dos processos, das decisões e dos resultados enquanto cliente e sócio da instituição, fomentando um ciclo virtuoso, produtivo e sustentável de ações.
Esse ciclo, reforçado a cada instante, tem como base a capacidade que nós seres humanos temos de nos ajudar de maneira flexível e em grande escala. O historiador Yuval Harari, por exemplo, explica por que o que fazemos nesse sentido é diferente do que é realizado por animais como as formigas e as abelhas: apesar desses animais cooperarem de formas bastante sofisticadas, eles não são capazes de promover ajustes constantes na organização social a partir de acertos, erros e aprendizados.
Ou seja, a busca por melhoria contínua em meio a desafios, problemas, relações e entendimentos compartilhados é algo único à nossa espécie, e viabiliza diferentes avanços para a vida em conjunto, como inovações, aplicações e recursos tecnológicos.
Aliás, a aliança sustentável entre cooperação e tecnologia é fundamental para promover transformações efetivas, inclusivas e justas no cenário digital que vivenciamos. Defendemos isso ao trabalhar com o tema de forma dinâmica, enquanto movimento, mudança e trajetória.
Nossa atuação na área de processos nos reforça a todo momento a relevância de encarar o cotidiano em relação à jornada, ao “meio” entre o que é feito e o que é alcançado, mapeando e analisando “onde”, “como” e “quando” as pessoas precisam investir mais tempo, foco e energia no dia a dia de trabalho; afinal, visualizando o caminho, sabemos de que forma direcionar e potencializar o investimento com estratégia, qualidade, organização, e, claro, cooperação.
Com a nossa Plataforma de Automação Inteligente de Processos, pessoas e equipes de diferentes áreas digitalizam fluxos e podem visualizar em tempo real o que está tramitando, o que está parado em determinado ponto, o que deve ser feito e agilizado, que conhecimentos precisam aplicados em uma tarefa, e quais são os resultados obtidos.
O Tiago Domingues, Gerente de Planejamento e Controle da nossa cliente Sicoob Coopercredi, reforça que a essa tecnologia permite o registro, a padronização, a organização e a integração das rotinas de trabalho de maneira eficiente, prática e sustentável. Com isso, quem movimenta a operação da cooperativa tem diversos recursos para trabalhar com mais leveza e efetividade na melhoria dos processos, reconhecendo gargalos e ganhos e dando retornos para as solicitações com muito mais agilidade e assertividade.
Perceba, assim, que facilitamos, viabilizamos e aceleramos o fluxo de dados, informações, atividades, solicitações, entregas e conquistas.
Temos uma preocupação genuína com as pessoas e estimulamos a interconexão entre desenvolvimento econômico, social e tecnológico para a geração mútua de valor, princípio em que tanto acreditamos.
O nosso sentido da transformação envolve simplificar processos com a união de forças humanas e digitais, entregando e integrando resultados reais em prol da qualidade de vida e possibilitando que seres humanos e equipes cuidem, juntos, do que é mais importante, criativo e especial no dia a dia.
Conheça nossa plataforma agendando uma demonstração gratuita e exclusiva!
Conte com a gente, sempre