O conceito do DevOps é algo que, além de otimizar o tráfego das informações ao longo do processo de desenvolvimento, viabiliza mais integração da equipe como um todo, aumenta a capacidade de entregar valor contínuo e pode ser aplicado em diferentes frentes de projetos.
Para que o trabalho funcione dessa maneira, é necessário uma adaptação nos paradigmas e processos da empresa. A intensidade dessas mudanças, inclusive, dependerá muito do cenário atual da empresa.Quer entender mais sobre isso e ver como pode aplicar à sua organização? Confira este artigo.
Como o DevOps funciona?
O DevOps é uma metodologia, e sua principal finalidade é estimular a colaboração entre as áreas de desenvolvimento — que contam com o conhecimento teórico, sobre códigos, especificidades mais técnicas dos projetos, principalmente no caso de softwares — e de operações.
Em um universo corporativo em que a participação do TI é tão importante para o desenvolvimento dos projetos, integrar as informações referentes às operações dessa área àquelas que dizem respeito aos desenvolvedores é uma boa solução para ampliar a eficiência da entrega de valor em si.
Isso porque hoje, a área de TI precisa assumir posições à frente das equipes, e isso fica muito mais simples com uma integração melhor entre elas.
Nesse caso, o TI se vale do conhecimento dos desenvolvedores para aprender a programar e estar ainda mais pronto para auxiliar a empresa no processo de transformação digital e até mesmo nos próprios projetos.
Esse cenário, então, torna mais fácil para a empresa garantir uma visão estratégica mais precisa — ainda que abrangente — sobre os processos, já que a alienação entre o trabalho das áreas é reduzida, e todos buscam o mesmo objetivo e trabalham de maneira operacional para isso.
Chegar a um patamar em que o DevOps seja uma realidade não é uma tarefa difícil, mas exige certos cuidados por parte da empresa. Veja abaixo algumas dicas para que essa integração seja feita de maneira mais descomplicada:
Estimule uma cultura open source no ambiente de trabalho
Adaptar o mindset da organização pode levar certo tempo, mas é necessário para aplicar metodologias novas, como a DevOps. Uma cultura open source de tráfego de informações, por exemplo, é algo essencial.
Essa ideia se dá por uma abordagem com menos restrições da informação. Ou seja, diferentemente do que ocorre nas empresas hoje, em que cada área é responsável por seu conjunto de práticas, regras e dados, isso seria mais aberto — um modelo em que todos têm acesso a tudo.
Uma plataforma que centralize a organização do workflow de maneira automatizada e disponibilize as informações para todos, como um BPMS, pode auxiliar muito nesse ponto.
Repense e simplifique seus processos
Um redesenho de processos tem como principal função, simplificar os fluxos, tanto reduzindo a quantidade de processos em si (e consequentemente o tráfego de informações) quanto tornando-os mais integrados já no início. Mas também pode ser extremamente benéfico para iniciar o DevOps na empresa.
Ao ampliar o quadro de áreas que influenciarão diretamente na parte operacional de um projeto, é de extrema necessidade recriar a arquitetura dos processos. Afinal, a interação entre as áreas, a importância de cada uma e a sua “função” dentro da entrega final serão não só alteradas, mas expandidas.
Com fluxos organizacionais e projetos que sejam pensados já em abraçar o DevOps será mais fácil realizar a transição no momento devido!
E você? Acha que sua empresa está pronta para esse novo conceito? Confira os benefícios da plataforma Lecom e acelere sua transformação digital!