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Como fazer melhoria de processos com BPM em 5 passos

Como fazer melhoria de processos com BPM em 5 passos

Você sabia que a gestão de processos garante diversas vantagens para as empresas por meio da análise e da melhoria das atividades? Por esse motivo, cada vez mais organizações investem em soluções e buscam formas de entender como fazer a melhoria de processos com BPM

Um relatório da Mordor Intelligence, inclusive, apontou que a previsão é de que, em 2029, os investimentos em Business Process Management, BPM ou gestão de processos de negócios, alcancem a marca dos US$ 26,17 bilhões — um aumento de 11,83% com relação a 2024.

A mesma pesquisa também indica os motivos por trás desses números, e os principais são o aumento da produtividade e uma significativa redução de custos. Nos próximos parágrafos, falamos sobre estes e outros benefícios do BPM para melhoria de processos! 

Continue a leitura e compreenda, além desse aspecto: 

  • quais são as principais melhorias alcançadas com o BPM; 
  • as etapas para uma implementação de sucesso da gestão; 
  • a importância da melhoria contínua de processos. 

O que é e quais os benefícios do BPM para melhoria de processos?

O Business Process Management é uma metodologia específica para o gerenciamento de processos de negócios. Com o recurso, é possível organizar toda a cadeia de atividades, identificar erros e gargalos, realizar melhorias estratégicas e atualizações constantes. 

Como consequência, você obtém mais produtividade e lucros expressivos, além de uma redução significativa nos custos operacionais.

Este resultado é possível graças aos dados que as ferramentas, chamadas BMPS (Business Process Management Suites), apresentam. Assim, além de aumentar sua produtividade, você garante produtos e serviços de mais qualidade, capazes de impactar positivamente seus consumidores. 

Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios do BPM para a melhoria dos processos.

  1. Mais eficiência operacional e qualidade

O BPM funciona por meio de regras específicas, criadas pelo gestor ou pessoa responsável. Dessa forma, os processos se tornam padronizados, orientados pela qualidade do produto ou serviço, e a probabilidade de erros é menor. 

Aqui, uma opção é usar ferramentas de automação, por exemplo, que dispensam a ação humana e garantem mais agilidade e assertividade nas atuações. Assim, todo o fluxo operacional atua livre de falhas e a satisfação dos consumidores é mais facilmente conquistada. 

  1. Redução de custos

Empresas com processos desalinhados ou desorganizados gastam muitos recursos em soluções ineficientes e investimentos desnecessários — perde-se tempo, dinheiro, força de trabalho que poderia ser melhor aproveitada em outro local. 

Com o BPM, é possível reduzir os custos porque você compreende melhor todas as etapas e seus eventuais pontos fracos. Assim, exclui atividades redundantes e realoca recursos de forma mais estratégica, sem perda na produtividade. 

  1. Satisfação do cliente

Uma empresa é tão boa quanto seus clientes pensam que ela é. Por isso, garantir a satisfação dos consumidores é um dos pontos de mais importância para uma companhia que almeja o crescimento. 

Ao entender como fazer a melhoria de processos com BPM, você cria formas de direcionar as atividades à satisfação de quem consome sua marca. 

  1. Melhoria na tomada de decisão

Basear suas decisões em dados sólidos e atualizados é a melhor forma de evitar equívocos. Com o BPM, é possível monitorar informações precisas, com a frequência que for necessária, para gerar otimizações estratégicas e funcionais. 

Além disso, é possível gerar relatórios periódicos que facilitem o desenvolvimento de novas etapas, a eliminação de problemas, a redução do tempo de execução das tarefas e a identificação de oportunidades. 

Implementação do BPM: 5 etapas da melhoria de processos

Mais do que saber como fazer a melhoria de processos com BPM, é preciso saber quais passos seguir para implementá-lo de forma funcional e eficiente. 

A seguir, veja como fazer a implementação do BPM em 5 etapas para melhoria de processos: 

  1. análise da situação atual: estude os fluxos atuais e entenda suas falhas, oportunidades de melhoria e etapas redundantes; 
  2. mapeamento: crie um “mapa” que contemple todo o percurso das atividades, desde o recebimento da demanda até sua finalização; 
  3. treinamento e implementação: com o mapeamento em mãos, treine seus times para colocá-lo em prática. Essa etapa é importante para o bom funcionamento de soluções como a automação; 
  4. monitoramento e controle: após a implementação, é necessário manter uma análise constante sobre o andamento dos processos. Dessa forma, pode-se identificar falhas que passaram despercebidas e implementar otimizações necessárias; 
  5. melhoria contínua: mantenha seus processos sempre atualizados e aperfeiçoe constantemente seu ecossistema empresarial. 

Qual a importância da melhoria contínua de processos?

A melhoria contínua é um conjunto de ações que preza pelo aperfeiçoamento do fluxo operacional. Seu principal objetivo é agregar mais valor aos trabalhos realizados e, consequentemente, aos produtos ou serviços oferecidos. 

A prática é indispensável para a identificação de oportunidades que mantenham seu negócio competitivo e a adoção de soluções para potencializar resultados. 

Ao aplicar os princípios e respeitar as etapas da melhoria de processos, sua empresa pode

  • evitar prejuízos financeiros; 
  • reduzir o atraso em relação à concorrência; 
  • melhorar a reputação; 
  • aumentar a satisfação dos clientes; 
  • reduzir a perda de consumidores. 

Como fazer melhoria de processos com BPM com a Lecom

Como mencionamos acima, saber como fazer melhoria de processos com BPM otimiza seu tempo, afinal, você identifica os problemas rapidamente. Adicionalmente,reduz os custos, uma vez que o time consegue realocar recursos desnecessários. 

Para isso, porém, é necessário contar com uma parceria que te auxilie, como a Lecom: uma plataforma BPM completa, com soluções estratégicas para melhorar sua produtividade. 

Com a Lecom, você organiza todo o fluxo de informações do seu negócio, mapeia os processos, analisa métricas de desempenho essenciais para o crescimento e melhora toda a cadeia produtiva da companhia de forma eficiente e assertiva. 

Faça como a Servier do Brasil, que otimizou mais de 5 mil horas de trabalho ao ano, e alavanque seus resultados. Acesse o tour guiado e saiba como podemos te ajudar. 

 

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Eric Lisi

Profissional formado em Sistemas da Informação e MBA em Gestão de Pessoas e Gestão da Tecnologia da informação, tendo exercido os papéis de desenvolvedor de software web, analista de requisitos, gerente de projetos e arquiteto de soluções. Arquiteto de Software na Lecom Tecnologia

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