Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Como fazer melhoria de processos com BPM em 5 passos

Como fazer melhoria de processos com BPM em 5 passos

Você sabia que a gestão de processos garante diversas vantagens para as empresas por meio da análise e da melhoria das atividades? Por esse motivo, cada vez mais organizações investem em soluções e buscam formas de entender como fazer a melhoria de processos com BPM

Um relatório da Mordor Intelligence, inclusive, apontou que a previsão é de que, em 2029, os investimentos em Business Process Management, BPM ou gestão de processos de negócios, alcancem a marca dos US$ 26,17 bilhões — um aumento de 11,83% com relação a 2024.

A mesma pesquisa também indica os motivos por trás desses números, e os principais são o aumento da produtividade e uma significativa redução de custos. Nos próximos parágrafos, falamos sobre estes e outros benefícios do BPM para melhoria de processos! 

Continue a leitura e compreenda, além desse aspecto: 

  • quais são as principais melhorias alcançadas com o BPM; 
  • as etapas para uma implementação de sucesso da gestão; 
  • a importância da melhoria contínua de processos. 

O que é e quais os benefícios do BPM para melhoria de processos?

O Business Process Management é uma metodologia específica para o gerenciamento de processos de negócios. Com o recurso, é possível organizar toda a cadeia de atividades, identificar erros e gargalos, realizar melhorias estratégicas e atualizações constantes. 

Como consequência, você obtém mais produtividade e lucros expressivos, além de uma redução significativa nos custos operacionais.

Este resultado é possível graças aos dados que as ferramentas, chamadas BMPS (Business Process Management Suites), apresentam. Assim, além de aumentar sua produtividade, você garante produtos e serviços de mais qualidade, capazes de impactar positivamente seus consumidores. 

Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios do BPM para a melhoria dos processos.

  1. Mais eficiência operacional e qualidade

O BPM funciona por meio de regras específicas, criadas pelo gestor ou pessoa responsável. Dessa forma, os processos se tornam padronizados, orientados pela qualidade do produto ou serviço, e a probabilidade de erros é menor. 

Aqui, uma opção é usar ferramentas de automação, por exemplo, que dispensam a ação humana e garantem mais agilidade e assertividade nas atuações. Assim, todo o fluxo operacional atua livre de falhas e a satisfação dos consumidores é mais facilmente conquistada. 

  1. Redução de custos

Empresas com processos desalinhados ou desorganizados gastam muitos recursos em soluções ineficientes e investimentos desnecessários — perde-se tempo, dinheiro, força de trabalho que poderia ser melhor aproveitada em outro local. 

Com o BPM, é possível reduzir os custos porque você compreende melhor todas as etapas e seus eventuais pontos fracos. Assim, exclui atividades redundantes e realoca recursos de forma mais estratégica, sem perda na produtividade. 

  1. Satisfação do cliente

Uma empresa é tão boa quanto seus clientes pensam que ela é. Por isso, garantir a satisfação dos consumidores é um dos pontos de mais importância para uma companhia que almeja o crescimento. 

Ao entender como fazer a melhoria de processos com BPM, você cria formas de direcionar as atividades à satisfação de quem consome sua marca. 

  1. Melhoria na tomada de decisão

Basear suas decisões em dados sólidos e atualizados é a melhor forma de evitar equívocos. Com o BPM, é possível monitorar informações precisas, com a frequência que for necessária, para gerar otimizações estratégicas e funcionais. 

Além disso, é possível gerar relatórios periódicos que facilitem o desenvolvimento de novas etapas, a eliminação de problemas, a redução do tempo de execução das tarefas e a identificação de oportunidades. 

Implementação do BPM: 5 etapas da melhoria de processos

Mais do que saber como fazer a melhoria de processos com BPM, é preciso saber quais passos seguir para implementá-lo de forma funcional e eficiente. 

A seguir, veja como fazer a implementação do BPM em 5 etapas para melhoria de processos: 

  1. análise da situação atual: estude os fluxos atuais e entenda suas falhas, oportunidades de melhoria e etapas redundantes; 
  2. mapeamento: crie um “mapa” que contemple todo o percurso das atividades, desde o recebimento da demanda até sua finalização; 
  3. treinamento e implementação: com o mapeamento em mãos, treine seus times para colocá-lo em prática. Essa etapa é importante para o bom funcionamento de soluções como a automação; 
  4. monitoramento e controle: após a implementação, é necessário manter uma análise constante sobre o andamento dos processos. Dessa forma, pode-se identificar falhas que passaram despercebidas e implementar otimizações necessárias; 
  5. melhoria contínua: mantenha seus processos sempre atualizados e aperfeiçoe constantemente seu ecossistema empresarial. 

Qual a importância da melhoria contínua de processos?

A melhoria contínua é um conjunto de ações que preza pelo aperfeiçoamento do fluxo operacional. Seu principal objetivo é agregar mais valor aos trabalhos realizados e, consequentemente, aos produtos ou serviços oferecidos. 

A prática é indispensável para a identificação de oportunidades que mantenham seu negócio competitivo e a adoção de soluções para potencializar resultados. 

Ao aplicar os princípios e respeitar as etapas da melhoria de processos, sua empresa pode

  • evitar prejuízos financeiros; 
  • reduzir o atraso em relação à concorrência; 
  • melhorar a reputação; 
  • aumentar a satisfação dos clientes; 
  • reduzir a perda de consumidores. 

Como fazer melhoria de processos com BPM com a Lecom

Como mencionamos acima, saber como fazer melhoria de processos com BPM otimiza seu tempo, afinal, você identifica os problemas rapidamente. Adicionalmente,reduz os custos, uma vez que o time consegue realocar recursos desnecessários. 

Para isso, porém, é necessário contar com uma parceria que te auxilie, como a Lecom: uma plataforma BPM completa, com soluções estratégicas para melhorar sua produtividade. 

Com a Lecom, você organiza todo o fluxo de informações do seu negócio, mapeia os processos, analisa métricas de desempenho essenciais para o crescimento e melhora toda a cadeia produtiva da companhia de forma eficiente e assertiva. 

Faça como a Servier do Brasil, que otimizou mais de 5 mil horas de trabalho ao ano, e alavanque seus resultados. Acesse o tour guiado e saiba como podemos te ajudar. 

 

Picture of Eric Lisi

Eric Lisi

Profissional formado em Sistemas da Informação e MBA em Gestão de Pessoas e Gestão da Tecnologia da informação, tendo exercido os papéis de desenvolvedor de software web, analista de requisitos, gerente de projetos e arquiteto de soluções. Arquiteto de Software na Lecom Tecnologia

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

13/09/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Processos que podem ser automatizados
na sua empresa