A gestão de mudanças está relacionada com a capacidade das empresas se reinventarem, implementando alterações em suas estruturas. O uso de uma nova tecnologia é um exemplo disso. Muitas empresas estão atualizando sua mentalidade se transformando digitalmente, o que requer alinhamentos por parte de toda a equipe.
É importante que os gestores entendam a importância dessa ferramenta para que possam aplicar ao negócio quando for necessário. Conheça melhor a gestão de mudanças!
Vantagens da gestão de mudanças
A gestão de mudanças trata-se de uma forma de preparar a organização para uma transformação importante. Seja de tecnologia, processo ou reestruturação, é necessário permitir que todos os profissionais possam assimilar o novo cenário.
Por meio dessa adequação, a empresa é capaz de aumentar a sua competitividade no mercado. Isso ocorre porque ela reage rapidamente, sem prejudicar a produtividade.
Além disso, ao fazer esse tipo de gestão, torna-se possível analisar mais claramente os impactos que as mudanças trarão para o negócio. Os riscos também são mensurados, a fim de informar se a empresa está se expondo a uma adaptação realmente necessária, e há a avaliação de custos.
Essa análise evita que a organização gaste mais do que deveria por falta de planejamento. Mas, afinal, como aplicar as mudanças em uma empresa que já está estruturada e com processos definidos? Confira!
Informação
Quando a empresa já tiver definido o que irá mudar, é chegada a hora de comunicar esse fato para toda a equipe. Isso deve ser feito da maneira mais transparente possível, apontando por que a mudança irá acontecer e os ganhos que ela trará ao negócio..
A comunicação interna ajuda a integrar os colaboradores ao processo, fazendo com que eles se sintam, realmente, parte da organização. Também é importante pensar em ações para conquistar o apoio de todos e não a resistência.
Lembre-se de que a mudança só será colocada totalmente em prática se todos a entenderem e colocarem em prática. Isso deve fazer parte do novo mindset da empresa, principalmente em situações de mudanças que realmente afetem o cotidiano do negócio.
Caso contrário, uma parte continuará trabalhando da mesma maneira, enquanto a outra busca se adaptar.
Consultoria
Pode ser que a equipe de gestores não tenha tempo hábil para resolver as demandas diárias e pensar em estratégias para implementar as mudanças. Devido a isso, talvez seja interessante contratar uma consultoria externa.
Por não trabalhar na empresa diretamente, o consultor pode ter uma visão mais imparcial sobre o negócio e conseguir resolver as questões com mais clareza.
Treinamento
Da mesma forma que é importante contar com uma consultoria para auxiliar os gestores, é interessante que a equipe realize treinamentos e capacitações. Assim, ela não terá dificuldades para se adaptar aos novos processos, diminuindo a resistência às mudanças.
Ferramenta
Contar com uma ferramenta de metodologia ágil também pode ajudar a fazer essa transição. Assim, fica mais fácil acompanhando todos os fluxos de trabalho e descobrir o que pode ser otimizado.
Quer saber mais sobre gestão de empresas e formas de otimizar o seu negócio? Continue acompanhando o blog da Lecom!